A coletiva de imprensa é considerada uma excelente oportunidade de interação com a mídia, além de ser uma ótima ferramenta para esclarecer dúvidas da população ou desmistificar boatos.
A Coletiva tradicional, realizada presencialmente, foi durante muito tempo uma ótima opção de comunicação em massa, mas será que na vida agitada de hoje os jornalistas estarão disponíveis para o seu evento no local e horário agendados?
A relevância do assunto é primordial na coletiva presencial
O fato é que, diante do esclarecimento de um tema polêmico ou de um escândalo, a realização de uma coletiva presencial não enfrentará obstáculos, pois existe um grande interesse da mídia por esse tipo de informação – quanto maior for a relevância ou urgência do assunto, mais garantida será a audiência.
Uma grande vantagem da entrevista ao vivo é a proximidade dos jornalistas com a fonte. Essa interação é importante para o relacionamento e ajuda na elaboração da notícia.
Como escolher o formato da entrevista
Para escolher a melhor opção de realizar uma entrevista, você precisará decidir se a informação que será dada é relevante o suficiente para atrair um número satisfatório de jornalistas em uma coletiva presencial, caso contrário opte pela coletiva online.
Na modalidade online, a coletiva pode ser colocada em prática de diversas formas como: chat, webcast (transmissão de áudio e vídeo) ou teleconferência. Nesse caso, é necessário fazer uma parceria com o fornecedor do serviço.
A tecnologia a serviço da imprensa
Recentemente, o Twitter lançou o Periscope, um aplicativo capaz de fazer transmissões ao vivo via Wi-Fi e 3G para compartilhar com os seguidores. A praticidade é que ele pode ser realizado tanto de um computador como de um smartphone.
O Facebook fez o mesmo, desenvolveu a própria versão de transmissão em tempo real com uma nova ferramenta. Os usuários são notificados automaticamente antes de começar o evento e podem acompanhar do computador ou do celular.
A programação da coletiva pode ser divulgada no site da empresa, nas redes sociais e para a sua lista de contatos via e-mail. Uma ótima dica é definir uma hastag para o Twitter, para que os jornalistas possam enviar tuítes, pulverizando a informação.
O sucesso da entrevista vai depender da forma como você vai analisar as condições do seu cliente. Por exemplo, se no momento ele não tem muitos seguidores no Twitter, o uso do Periscope está descartado.
Para garantir o maior número de visualizações, você pode gravar o evento e disponibilizá-lo no site da instituição, além de publicar no canal do Youtube – se você publicar na íntegra poderá evitar que alguém haja de má fé mostrando partes fragmentadas da entrevista com o intuito de prejudicar o seu cliente, oportunizando a má interpretação dos fatos.
Lembre-se: ainda que você dê preferência à coletiva presencial, nada impede que a sua equipe busque os recursos da tecnologia para divulgar o evento antes, durante e depois que aconteceu. Com essa estratégia, você vai facilitar a presença de um público maior que não pode se deslocar até o local do evento.
Monique Gomes é jornalista certificada em Marketing de Conteúdo e Co-fundadora do Projeto TM Fácil.