Por que usar WhatsApp na empresa + 2 coisas que você jamais deveria fazer

Com a popularidade do aplicativo de comunicação instantânea WhatsApp, os empreendedores ganharam uma excelente ferramenta de marketing que funciona como uma ponte que faz conexão direta com leads/clientes através da praticidade da tecnologia mobile. No entanto, é preciso agir com bom senso e cautela.

No post de hoje, você vai conhecer bons motivos para sua empresa fazer uso desse recurso, além de duas coisas que você jamais deveria fazer, principalmente para não ser visto como chato ou invasivo.

Uma das maiores vantagens do WhatsApp é que ele oferece um baixo custo operacional. Você só precisa estar conectado à internet para usar o aplicativo.

Todas as empresas deveriam se preparar para implantar um número exclusivo para Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC. Principalmente aquelas que oferecem apenas o telefone fixo como possibilidade de comunicação (a telefonia fixa morreu e ninguém se deu conta) e mesmo para aquelas que utilizam e-mail, ouvidoria, entre outros recursos.

Por quê?

Principalmente por dois motivos: praticidade e agilidade na prestação do serviço. Marketing é relacionamento. Através do WhatsApp, a empresa pode atender com igual atenção vários clientes ao mesmo tempo. Pode utilizar recursos como upload de fotos ou vídeos capazes de esclarecer dúvidas das pessoas. E se você acha que manter um canal de comunicação acessível para o consumidor não é uma coisa importante, reflita comigo: o mercado está cada vez mais competitivo. Se você não der atenção ao seu lead/cliente, quem vai conquistar o coração dele? Isso mesmo, o seu concorrente.

| Desculpe, mas você está precisando pensar fora da caixa |

O seu concorrente vai disponibilizar um número exclusivo para acesso ao WhatsApp e vai publicar essa informação no site da empresa, nas redes sociais e em qualquer material impresso. Ele vai contratar alguém para administrar esse canal, um colaborador que seja educado, gentil, que saiba se comunicar bem, redigir corretamente, enfim, um bom comunicador que responda em tempo hábil e resolva todo tipo de problema.

Naturalmente, o computador oferece mais comodidade que um smartphone para o uso do WhatsApp na empresa. Você pode acessar do próprio computador através do endereço web.whatsapp.com – basta escanear o código QR dentro do próprio aplicativo – ou ainda instalar um software gratuito chamado Start BlueStacks.

Além do tradicional SAC, o aplicativo pode ser muito útil para a comunicação interna da empresa, como por exemplo agendar reuniões, emitir comunicados ou outras informações necessárias para o desenvolvimento da equipe. Usando um recurso chamado Lista de Transmissão, é possível enviar a mesma mensagem para uma lista de contatos. Os destinatários receberão como uma mensagem normal, como se fosse uma conversa individual. Cuidado para não praticar spam.

2 coisas que você jamais deve fazer 

1 Jamais use o seu número pessoal para o WhatsApp da empresa. Além de causar um reboliço na sua rotina, não é profissional. Faça como o concorrente do parágrafo acima: mantenha uma linha exclusiva para a empresa.  A menos que sua empresa seja de porte pequeno, delegue essa tarefa a um atendente.

2 O uso de qualquer tecnologia exige certos cuidados. O recurso de criar grupos no WhatsApp é uma tentação para quem quer vender. Evite adicionar aleatoriamente seus contatos em um grupo para ficar postando publicidade. Não é porque o WhatsApp é mal-educado (não pede autorização das pessoas para adicioná-las) que você precisa ser também. A manutenção de um grupo com essa finalidade só deverá existir se o seu público solicitar e a participação de cada um precisa ser voluntária.

Se quiser saber como produzir conteúdo para seu público sem parecer invasivo, leia também: Afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Monique Gomes é jornalista certificada em Marketing de Conteúdo e Co-fundadora do Projeto TM Fácil.

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