Dicas úteis para você fazer Marketing no Facebook

O Facebook é uma ferramenta poderosa no marketing digital, no entanto se a sua empresa é de pequeno porte e você resolveu trabalhar por conta própria, precisa estar ciente de que é preciso estudar, ler, compreender o marketing e as mudanças de comportamento do cliente. O Facebook é apenas um recurso – entre vários outros – capaz de melhorar os resultados da sua empresa. Leia esse post até o final que eu vou te dar uma luz.

Normalmente, o primeiro erro que desencadeia uma série de outros é confundir marketing com publicidade. Marketing é um re-la-ci-o-na-men-to duradouro, enquanto a publicidade é uma abordagem que carece de empatia. Isto não quer dizer que a publicidade como nós a conhecemos morreu. Os resultados é que não são mais satisfatórios.

Hoje, o cliente precisa ser conquistado. Para fazer uma venda é necessário causar um sentimento. É mais ou menos como conquistar uma namorada, ou namorado. Tem que investir constantemente no relacionamento, tratar com carinho e atenção…

Traduzindo essa metáfora nonsense em palavras, as pessoas estão buscando informações para resolver seus problemas e você precisa ser visto como alguém que oferece soluções. Como? Produzindo conteúdo relevante para o seu público – é o que nós chamamos de Marketing de Conteúdo.


Para saber mais sobre marketing de conteúdo, leia também:

Afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Desafio sinistro sobre Marketing de Conteúdo

ALERTA! Caso você seja do tipo que tem preguiça de ler, estudar, analisar, sinto muito, mas será devorado pela concorrência.


Parece óbvio, mas muita gente não sabe que existe uma enorme diferença entre um perfil comum e uma página de fãs ou fanpage. As fanpages oferecem muitas vantagens: não têm limite de inscritos, emitem relatórios e estatísticas, além de ser mais profissionais. (Para criar uma fanpage basta logar com sua conta no Facebook , acessar a coluna da direita e clicar em Páginas/Criar uma Página).

Imagem do Perfil / Capa

A primeira coisa que você precisa fazer ao criar uma fanpage é colocar a identidade visual da sua empresa. A foto do perfil é a imagem que vai aparecer com frequência em cada postagem ou comentário, por isso é interessante que seja o logotipo.

A imagem de capa, aquela que fica no cabeçalho, pode ser uma foto, uma arte, uma frase, qualquer coisa que tenha conexão com o seu negócio. Se houver uma informação relevante que você queira manter bem visível, não hesite: coloque na capa.

Uma ideia legal é criar layouts temáticos para expor uma determinada informação, uma novidade, promoção, comemorar uma data, etc (a troca de capa também é visualizada para os usuários no feed de notícias).

Informações sobre a empresa

Houve um tempo em que as pessoas procuravam o número do telefone no catálogo ou numa agenda (de papel) sempre que precisavam entrar em contato com uma empresa.  Hoje todo mundo corre para o Google ou Facebook.

Certa vez, precisei do número de uma concessionária e, como a empresa não tinha um site, acessei a fanpage em busca dessa informação. Nesse caso, o contato deveria estar estampado na imagem de Capa, mas não. Foram alguns minutos frustrantes de investigação, pois não havia nenhuma informação na aba “sobre” e assim a empresa perdeu um potencial cliente. Observe as consequências de um trabalho efetuado por uma pessoa sem conhecimento.

Preencha todas os dados que aparecerão em Informações da Página, na aba Sobre.

Conteúdo relevante e frequente

É importante que você não esqueça que o facebook, apesar de ser um recurso excelente para os negócios, é um site de entretenimento. Não fique postando apenas conteúdo publicitário ou fotos dos aniversariantes do mês da empresa. Não seja narcizista. O conteúdo que você publica constrói a imagem que as pessoas têm de você.

Sempre tenha em mente que é preciso produzir informações relevantes para cativar o seu público. Por exemplo. Você tem uma loja de calçados. Seria óbvio publicar desenfreadamente fotos dos novos modelos de sandálias que a sua loja acabou de receber. Pense fora da caixa. Pesquise o que o seu público está buscando e produza conteúdo para resolver os problemas dele.

Que tipo de conteúdo? Vou chutar alguns palpites: pequenos artigos ensinando como combinar um sapato com determinadas roupas, que tipo de salto é recomendado para pessoas que estão acima do peso, que tipo de tênis é mais indicado para correr – certa vez fiz essa pergunta a uma vendedora e ela não soube responder. Como pode não conhecer o que vende? Se não conhece, não tem autoridade para recomendar aquele produto, não é mesmo? Não cometa esse erro. Conheça seu produto, pesquise, estude tudo sobre ele.

Leia também: Você tem vendedores trogloditas na sua empresa?

A criatividade é uma grande aliada no marketing de conteúdo. Além dos artigos, crie posts personalizados com o logotipo da sua empresa (modelo abaixo).

cartao-blog

Os posts podem ter temas diversos, uma frase de reflexão, felicitações por uma data comemorativa, um aforismo, um ditado bem humorado, gifs, vídeos, etc. Também vale publicar conteúdo de terceiros sem omitir a fonte, desde que não sejam concorrentes e que ofereçam conteúdo de qualidade. O importante é agradar o seu público.

A frequência das publicações devem ser preferencialmente diárias. Você pode elaborar o conteúdo e agendar a publicação automática, se preferir.

Não quero desanimar quem está começando, mas para que os resultados sejam satisfatórios é preciso estudar sobre campanhas de e-mail marketing e estratégias de funil de vendas. Anote aí. Outra coisa importante é treinar a habilidade com editores de imagem como photoshop, corel draw ou similares. A internet é atraída por imagens.

Se você for criativo e souber cativar o seu público com conteúdo relevante, eventualmente poderá fazer uma publicidade mais agressiva, mais direta (faca na caveira!). Hoje é muito fácil e prático montar uma loja virtual. A possibilidade de vender ao toque de um clique, com a possibilidade de poder utilizar anúncios patrocinados, onde você pode segmentar o seu público com precisão e atingi-lo em cheio.

Quando você adquirir mais conhecimento e experiência, os resultados apontarão a diferença entre fazer publicidade e fazer marketing.

Monique Gomes é jornalista certificada em Marketing de Conteúdo e Co-fundadora do Projeto TM Fácil.

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