Para os habitantes da linda cidade de Ubajara, na Serra da Ibiapaba

Nos últimos dias temos acompanhado muitas notícias tristes como o desastre ambiental provocado pelo rompimento das barragens em MG e ações bárbaras de terrorismo na França e em outras partes do mundo. Quantas vidas perdidas! Precisamos ser fortes para não cair em depressão diante dessa realidade. O futuro não parece muito otimista, mas não podemos desistir de lutar.

Na semana passada eu estive em Ubajara. Recebi a visita do Sr. Luis Antônio Gomes, editor do Jornal Correio Ibiapaba – e a Edição Especial sobre os 100 anos de Ubajara, na qual foi publicado o meu modesto artigo Ubajara e sua tradição centenária no jornalismo [para quem ainda não leu, é só clicar aqui].

Vocês não acham curioso que há 50 anos alguém pensou, idealizou e colocou em prática um impresso que foi denominado “Livro do Cinquentenário” de Ubajara, com informações importantes sobre a nossa história, e que hoje, com todas as tecnologias que temos, ninguém da cidade se mobilizou para montar uma edição atualizada sobre o centenário? Os ubajarenses mais idosos estão passando para o outro plano, quem mais poderá contar essas histórias? Nossos jovens, que não largam o celular pra nada?

Mas eu não estou aqui para puxar a orelha de ninguém. Temos que ser gratos a Luis, do Correio Ibiapaba, que não tinha nenhuma obrigação em fazer. Apenas foi lá e fez. Pesquisou, coletou informações, registrou.

Obrigada, Luis. Em nome de todos os ubajarenses, em nome de todos os nossos ancestrais que se dedicaram no registro da nossa história através de jornais, periódicos, revistas, informativos impressos ou digitais, eu te agradeço de coração.

Bem, ainda durante a minha ida à Ubajara, estive no monumento do índio, na rodoviária. Imediatamente me lembrei de uma história que eu tinha publicado em meu blog no ano 2009 sobre a origem do topônimo “Ubajara” que narra como os índios Uba e Jara se conheceram. Sim, é uma história fictícia, nonsense e bem humorada. Rir é o melhor remédio, pode acreditar.

Chegando em meu escritório, resolvi fazer uma revisão no texto e desatei a rir da minha insanidade. Naquele ano não existiam redes sociais como hoje, portanto essa “revelação” ficou disponível apenas para quem acessava o blog. Então recentemente publiquei em algumas redes e para minha surpresa os acessos bombaram. Ao que parece, todos gostaram da índia que passou protetor solar fator 50 antes de sair para caçar tanajuras…

Se todo mundo tá gostando, é possível que vocês também gostem de uma leitura sem noção para esquecer um pouco os problemas. O link está disponível aqui:

[HUMOR]  A surpreendente história de Uba e Jara
Reza a lenda que foi numa tarde ensolarada de janeiro que Uba e Jara se conheceram. Uba, o índio, tomou o último gole do chá da folha de bamburral, porque estava se recuperando de uma terrível diarreia. Conheça a surpreendente história que origem ao topônimo UBAJARA.

PS1.: Para quem ficar curioso com a continuidade dessa saga romântica, aguarde. Em breve pretendo lançar um e-book.

[Leia também] Tanajuras, as formigas comestíveis

Na Serra da Ibiapaba é assim… no início do ano, logo no primeiro dia de sol depois de um período de chuvas, acontece a manifestação das tanajuras – enormes formigas voadoras que possuem um ferrão capaz de beliscar com força qualquer um que as ameace. Sim, elas possuem personalidade forte (seriam feministas?)… Leia Mais

Um abraço!

Anúncios

2 comentários sobre “Para os habitantes da linda cidade de Ubajara, na Serra da Ibiapaba

  1. Tudo relacionado a ubajara me interessa. afinal a minha cidade é linda.porem é lamentável não ter uma pessoa que saiba contar a sua história hoje em dia.as pessoas antiga já se foram e os novos não se interessaram com o nosso passado.

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s