Não sou muito fã de terror, mas vez ou outra quando um filme aparentemente tem um contexto social que se aproxima da realidade, ganha a minha atenção. É o caso de AMIZADE DESFEITA (2014), no inglês: Unfriended.
O filme começa com o suicídio de Laura Barnes – até aqui não é spoiler, porque ela é a personagem ghost do filme…
Laura teve um vídeo íntimo vazado na internet. Tão século 21…Um ano depois, ela “volta” do mundo dos mortos para descobrir quem divulgou o vídeo – sedenta por vingança, como uma boa protagonista de terror.
O filme todo se passa no ambiente online com um grupo de amigos conversando por videoconferência e navegando em redes sociais como facebook e youtube. Laura provoca um conflito entre os participantes e muitos segredos cabulosos são revelados – o curioso dessa história é o conhecimento e a habilidade que Laura adquiriu “depois de morta”, pois ela invade o sistema do grupo todo, adultera o G-mail para enviar mensagens sem opção de encaminhar, posta fotos no Facebook sem a opção de deletar, enfim, uma expert.
Os amigos são convidados a participar de um jogo da verdade, que provoca decepções e põe as suas vidas em risco. Um fato interessante nos filmes dessa categoria é que muitas vezes as pessoas que morrem são chatas ou escrotas – parece até que é pra gente não sentir remorso. O garoto desbocado que chama a amiga de ‘vadia’ morre violentamente e aí você pensa: bem feito. O outro que transou com a namorada do melhor amigo, a outra que fez um vídeo da amiga bêbada debruçada no chão, o outro que postou. Morre, desgraçada. Morram todos. hehehe
Monique Gomes é jornalista freelancer, blogueira, cinéfila, isenta de glúten e certificada em Marketing de Conteúdo pela Rock Content.