O celíaco, ou seja, a pessoa ou indivíduo que por algum motivo “paranormal” desenvolveu intolerância ao glúten – presente em muitos cereais, trigo e cevada – precisa de um quesito essencial de sobrevivência, ou seja, ser dotado de uma capacidade criativa incomensuravelmente superior a de uma ser humano saudável.
Explico. O glúten, assim como os glúteos :P, está em todo lugar, é o rei da indústria, é o bicho-papão da atualidade. Pães, biscoitos, massas, tudo. Para um celíaco conseguir se alimentar com produtos isentos de glúten é preciso ter a imaginação muito, mas muito fértil, especialmente se no local onde ele mora não existe uma loja especializada.
Haverá o dia em que o mundo corporativo despertará para essa intrínseca qualidade criativa do portador e não demorará para ouvirmos esse tipo de pergunta em uma entrevista de emprego: “Você é celíaco?”. “O emprego é seu!!!!”
Deveriam jogar um tapete vermelho sempre que um celíaco passar. O celíaco é um sobrevivente 24 horas, é o super-herói dele mesmo, é o empreendedor da gastronomia, é o jeitinho brasileiro de se virar e se reinventar. Aff!!!
Atenção para o Mantra do Celíaco:
Manteiga pode. Margarina pode. Nutella pode. Pão carioquinha não pode. Pão integral, nem pensar. Biscoito água e sal, também não. Passar margarina em quê? Comer Nutella pura. Arroz, sim. Macarrão, não. Hum… mandioca… ou macaxeira? Cerveja não pode. Whisky não pode, mas vinho, sim. Oba, cachaça, pode. Espreme um limão (fruta,pode!), adicione açúcar e gelo. Chacoalhe bem.
Obs.: De acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil, mais de um milhão de brasileiros têm doença celíaca e não sabem. Não sei como eles sabem… mas o fato é que os sintomas muitas vezes são associados a outras enfermidades, desde um leve mal estar, dores no corpo e prisão de ventre. Saiba mais sobre a doença celíaca no site http://www.doencaceliaca.com.br
Monique Gomes é blogueira, jornalista freelancer certificada em Marketing de Conteúdo e Co-fundadora do Projeto TM Fácil.
é o maior problema é quando saimos de casa,fazer dieta sem glútem é um terror para as pessoas,aff muitas vezes prefiro nem sair ,tenho nojo quando me dizem só um pouquinho hoje não fara mal,gente desinformada
CurtirCurtir
Sim, Elisabete. Muita gente não conhece e pensa que é frescura quando rejeitamos um pedaço de bolo, por exemplo…
CurtirCurtir
Com o diabético é pior. Estou saindo de uma tipo 2. Tudo tem açúcar! E os “zeros” tem sal demais! É tudo culpa da PDV.
CurtirCurtir
Realmente, tem açúcar em tudo. Meu marido é diabético, sei bem como é. Foco, força e fé!
CurtirCurtir