Esse post é para você que gosta de política, para você que é político ou aspirante a um cargo público – ou ainda para você que é curioso.
Não é nenhuma novidade que vivemos na era da informação. Peter Drucker, renomado consultor de empresas, foi o primeiro a observar o início dos “novos tempos”, quando os soldados retornaram da II Guerra Mundial aspirando apenas por um emprego seguro e, no entanto, o mercado exigiu deles o ingresso à uma universidade. Foi um marco histórico da valorização do conhecimento sobre o trabalho simplesmente operacional.
Na política, é muito comum a crítica de que o povo deveria buscar informações sobre o candidato antes de votar, conhecer seu passado, suas propostas, etc. Mas de que outra forma o cidadão pode conseguir essas informações se não através da internet?
Uma página profissional, com todas as informações organizadas e atualizadas constantemente, é uma ferramenta mais que obrigatória para o político que deseja obter respeito, credibilidade e empatia. O conteúdo, que deve ser claro e objetivo, precisa estar disponível com o máximo de transparência possível para a sociedade, independente dela ter solicitado. Aliás, essa é a máxima da Lei de Acesso à Informação: “Publicidade é regra e sigilo é exceção”.
O Marketing de conteúdo na era digital abrange diversas plataformas de comunicação. As notícias que são redigidas podem se tornar podcasts (arquivos em áudio). É possível trabalhar com Newsletters (pulverização de informações via e-mail), vídeos, enfim, é importante fazer um planejamento para definir as estratégias, assim como os principais canais que serão utilizados. O importante é usar criatividade na hora de produzir conteúdo e levar em consideração o público que se quer atingir.
A utilização das redes sociais é fundamental, no entanto, pela fácil acessibilidade, se criou a falsa crença de que basta postar algo no perfil pessoal do facebook e pronto. Não é bem assim. Marketing vai muito além disso. As redes sociais são locais de entretenimento e informação. Quem quer construir um relacionamento com o seu público e promover o engajamento para ampliar essa rede precisa oferecer conteúdo relevante e original para o site/blog/redes sociais, manter uma lista de e-mails ativa, entre outras estratégias capazes de manter a longevidade dessas informações para possíveis buscas.
Outubro, mês das crianças. Os brasileiros se surpreenderam pelo fato da presidente Dilma ter publicado uma foto da infância no perfil do facebook – uma prática adotada pelos usuários nas redes sociais. Por mais que essa ação tenha sido pensada por uma equipe de marketing, a sensação era a de que a própria Dilma estava participando da brincadeira e todo mundo achou aquilo muito fofo. Estratégias como essas criam empatia com o público e o resultado final é sempre positivo.
Definitivamente, o Marketing de Conteúdo é uma amizade que você deve cultivar com foco, planejamento e ação. Nessa modalidade, você vai poder avaliar os números da sua popularidade, saber quantas pessoas estão acessando o seu conteúdo, quantas estão assistindo seus vídeos, quais os posts mais polêmicos, interagir com o público, tirar dúvidas, etc. Nada impede que você utilize algumas estratégias do marketing tradicional, como por exemplo usar o conteúdo produzido para o digital para fazer um jornal impresso. Apesar de não poder mensurar quantas pessoas leram esse tipo de material, o impresso tem o benefício de atingir as classes menos favorecidas que não utilizam tecnologia.
Apesar de todo acesso às informações o povo ainda não dá tanta importância em ver aquilo que o seu político fez ou deixou de fazer. Matérias importantes que foram votadas ou deixaram de ser por um ou outro motivo ainda passam despercebidas pela população. É bom saber que a informação ainda é a principal ferramenta que nós temos para pelo menos tentar minimizar os erros de eleger pessoas incompetentes a um cargo público.
Abraço pra você Monique e um òtimo Ano Novo.
CurtirCurtir
Hoje, com o advento das redes sociais, é muito fácil se manter informado, basta assinar ou “curtir” a FanPage pessoal do seu vereador/prefeito/governador/deputado, que muitas vezes é administrada pela equipe dele, claro, mas que contém informações importantes sobre as ações de políticas públicas. Muitos ainda não têm uma FanPage, por isso o meu texto tem o objetivo de esclarecer, de ajudar, e, claro, tô vendendo meu peixe, pois trabalho com isso, né. hehe. Feliz Ano Novo!!!
CurtirCurtir