O que dizer sobre o post acima? É como se a mulher fosse uma pessoa invisível, sem importância, sem sentimento, sem cérebro. Apenas uma carcaça.
Tem uma frase que diz assim: “Não existem mulheres que não são feministas. Existem mulheres que não conhecem o feminismo”.
Sim, o fe-mi-nis-mo na sua totalidade não é aquele que prega a superioridade da mulher sobre o homem, como muitos acreditam. É aquele que simplesmente luta para que a mulher seja vista e tratada como GENTE.
Nas entrelinhas da frase ‘Existem mulheres que não conhecem o feminismo’ está o fato de que muitas que são tratadas de forma humilhante nem se dão conta disso. Elas estão segregadas por uma cultura machista que está entranhada na sociedade em que vivemos.
Houve um dia em que nós não tínhamos o direito de sequer conversar, trocar ideias com outras pessoas, porque se acreditava que mulher não tinha capacidade de discernir. AS mulheres não podiam nem ao menos se interessar por livros. Tinham que ser treinadas para cuidar da casa, aprender a bordar, cozinhar etc.
Não participávamos da política e nem podíamos votar. Coisas como fazer faculdade, trabalhar fora, vestir calças, era tudo proibido. Parece irreal, mas não é. Esses direitos foram conquistados com muita luta, partindo do princípio de que “mulher também é gente”.
Olhando pra trás, parece até que hoje está tudo bem. Nas ruas, vemos mulheres trabalhando, interagindo socialmente, dirigindo, mas sim, elas sofrem violências diárias por conta do gênero.
No mercado de trabalho, muitas precisam provar por A + B que são capazes e, ainda assim, não conseguem o mesmo salário que seria pago a um homem. Os homens ainda ditam as regras. Até quando?
Palavras sabias, Parabéns pelo belo texto que está uma beleza que e que só relator a plena verdade de hoje em dia……….
CurtirCurtir
Brigadu, lindona!
CurtirCurtir