Para as mulheres que não conhecem o feminismo

001

O que dizer sobre a imagem acima: é como se a mulher fosse uma pessoa invisível, sem importância, sem sentimento, sem cérebro. Apenas uma carcaça. Existe uma frase que diz assim: “Não existem mulheres que não são feministas. Existem mulheres que não conhecem o feminismo”. Sim, o fe-mi-nis-mo na sua totalidade não é aquele que prega a superioridade da mulher sobre o homem, como muitos acreditam, mas aquele que simplesmente luta para que a mulher seja vista e tratada como GENTE.

Nas entrelinhas da frase ‘Existem mulheres que não conhecem o feminismo’ está o fato de que muitas mulheres que são tratadas de forma humilhante nem se dão conta disso. Elas estão segregadas por uma cultura machista que está entranhada na sociedade em que vivemos.

Houve um dia em que nós não tínhamos o direito de sequer conversar, trocar ideias com outras pessoas, porque se acreditava que mulher não sabia de nada. Não participávamos de política e nem podíamos votar. Coisas como fazer faculdade, trabalhar fora, vestir calças, era proibido. Parece irreal, mas não é. Esses direitos foram conquistados com muita luta, partindo do princípio de que “mulher também é gente”.

Olhando pra trás, parece até que hoje está tudo bem. Nas ruas, vemos mulheres trabalhando, interagindo socialmente, dirigindo, mas sim, elas sofrem violências diárias por conta do seu gênero. No mercado de trabalho, muitas precisam provar por A + B que são capazes e, ainda assim, não conseguem o mesmo salário que seria pago para uma pessoa do sexo masculino, porque tem sempre alguém ou alguma coisa corroborando para que ela seja inferior.

Muita coisa só poderá mudar se o ciclo do efeito manada se completar. E isso vai depender de você, que não sabia que era feminista!

Anúncios

2 comentários sobre “Para as mulheres que não conhecem o feminismo

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s