Escravidão, humor, romance e faroeste no mesmo filme

django

Django Livre, de Quentin Tarantino, é o tipo de filme que pode agradar todo tipo de público, pois o enredo reúne tudo ao mesmo tempo: humor, romance, ação e uma novidade: um faroeste na época da escravidão.

Django é um escravo que foi comprado para auxiliar o trabalho de um caçador de recompensas. Os dois ficam amigos. Django ganha a liberdade e ambos seguem em busca de Broomhilda, sua mulher que foi comprada por um fazendeiro do Mississipi, personagem de Leonardo DiCaprio. A principal diversão do fazendeiro é o mandingo, uma espécie de luta livre de escravos que culmina com a morte de um deles.

Algumas cenas são hilárias. A atuação de Samuel L. Jackson, escravo doméstico de Calvin, é impagável. Ele contesta o seu ‘sinhôzinho’ a todo momento e não emite nenhuma simpatia por Django, muito pelo contrário, não aceita o que vê: um negro andando a cavalo e se hospedando na casa de um branco. A segregação racial, ou seja, o preconceito do próprio negro com ele mesmo, é retratado de maneira divertida, por mais que a situação pareça absurda.

O encontro de Django com sua amada Broomhilda é um fato que gera expectativas, e a reação da moça ao ver o marido desperta boas risadas. Violência e muito sangue fazem parte desse encontro. Excelentes fotografias e uma mistura bacana de luzes e sombras.

Lendo um pouco sobre os bastidores do filme, descobri que a palavra “nigger”, que significa ‘negro’ ou ‘preto’ com intenção pejorativa, é um tabu para os americanos, que costumam chamá-la de “a palavra N”. Pois Tarantino usou essa palavra 110 vezes durante o filme. Uma marca dele é ir além do politicamente correto.

Cinema é arte e às vezes é preciso provocar o mundo para ridicularizar o preconceito.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s