A verdade não nos fará ricos, mas nos tornará livres

Histórias Cruzadas ( 5 indicações ao Oscar 2012) não é apenas mais um filme sobre preconceito de cor. É uma história de coragem que deu voz a muitas mulheres comuns que estavam presas no universo obscuro da segregação racial. Eu vejo na segregação racial um bicho papão muito pior que o próprio racismo, pois ela é a aceitação dele.

Na década de 60, Skeeter, uma jovem jornalista que trabalha no jornal local, tem um sonho: ser escritora. Uma realidade gritante surge em sua vida e serve como tema de seu livro. As empregadas domésticas. Ela se pergunta por que aquelas mulheres negras, que dedicam anos de cuidado e afeto na criação das crianças brancas, não tem ao menos o direito de usar o banheiro da casa.

A princípio, Skeeter tem dificuldade para entrevistar as empregadas, porque até então o assunto era um tabu. Mas, aos poucos, aquelas mulheres sentiram que, ao narrar as suas histórias, estavam escancarando uma verdade inconveniente que poderia ser o instrumento da libertação delas.

Enfim, o livro é publicado e se torna um fenômeno de vendas (O filme foi baseado no livro A Reposta, de Kathryn Stockett).

Um dos motivos que faz de Histórias Cruzadas um excelente filme é a transformação do ser humano. A mãe de Skeeter, que já estava contaminada com aquele comportamento de superioridade, tomou um choque de realidade quando leu o livro da filha e soltou uma pérola: “ÀS VEZES A CORAGEM PULA UMA GERAÇÃO…”, reconhecendo seus próprios erros.

Outra cena memorável que acontece após a edição do livro é o fim do relacionamento de Skeeter e seu namorado. Ele vocifera: ‘ESTAVA TUDO MUITO BEM POR AQUI. POR QUE VOCÊ FOI CRIAR PROBLEMAS?’ E ela responde: ‘Mas o problema já existia…’ e ele vai embora, deixando a moça em prantos. Na vida real também são poucos são os homens que conseguem permanecer ao lado de uma mulher que tem fome de revolução.

Monique Gomes em 02/04/2012.

 

 

Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique 
contém links afiliados da Amazon e isso não afeta 
o preço que você pagará no caso de realizar qualquer 
compra por meio deles. O Blog poderá receber uma 
pequena comissão pela venda.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s