Ubajara – Sugestões para formação de um atrativo turístico

Mirante da Gameleira
Mirante da Gameleira

Acontece nos dias 10,11 e 12 de julho o Festival Municipal de Quadrilhas de Ubajara. O evento é realizado pela Secretaria de Turismo e mobiliza grupos de diversas comunidades, além de convidados de outras regiões. É muito gratificante assistir a alegria contagiante dos brincantes, a criatividade das coreografias e dos cenários. Esse Festival já se consolidou como evento anual no calendário das festividades do município, por isso é possível fazer dele um atrativo turístico.

A primeira coisa a ser feita é dar uma turbinada na programação, que ora oferece apenas a apresentação dos grupos de quadrilha, quando deveria ter um show grande no dia da abertura com uma artista do nível da Elba Ramalho, por exemplo. No segundo e terceiro dias, bandas regionais. O mesmo público que assiste as belas, porém intermináveis apresentações, também gosta de dançar – e um show com um artista conhecido nacionalmente atrai gente de outros estados. Pessoas de outros estados são possíveis turistas. Turistas são seres animados, bípedes, geralmente carnívoros, que costumam viajar sozinhos ou em grupo. Eles se hospedam nos hotéis da região que desejam conhecer e contribuem para a economia local porque consomem, gastam uma grana na cidade. Grana na cidade gera o efeito multiplicador, que por sua vez gera o desenvolvimento.

Outro fator importante é disponibilizar uma página na internet com a programação do evento, além de investir em outras mídias, claro – de preferência meses antes dele acontecer, isso é importante e requer planejamento. Essa página não precisa ter um domínio próprio, basta que ela esteja hospedada no site da Prefeitura que já existe: http://www.ubajara.ce.gov.br. Isso é uma coisa muito simples de fazer e que gera resultados, porque é a informação que se torna pública. O calendário anual de eventos deve romper as barreiras do marketing de boca.

É vergonhoso reconhecer que Ubajara, assim como outras cidades da Serra da Ibiapaba, ainda não fazem bom uso da internet. Isso me lembra muito o Mito da Caverna de Platão, pois é como se estivéssemos vivendo na escuridão. O marketing moribundo e a falta de informação fazem parte de um lado sombrio que aprisiona, cega, retrocede.

Recentemente a Câmara de Vereadores entrevistou a Secretária de Turismo, Socorro Pessoa. Esse convite foi feito insistentemente por diversas vezes, pois o dia da sessão não batia com a agenda da Secretária, enfim, o dia tão esperado chegou e a bendita entrevista transcorreu sem que nenhum vereador abordasse o tema TURISMO. O assunto em pauta foi a respeito da fiscalização de uma obra e falaram ainda sobre o futebol, pois a pasta de esportes também faz parte dessa secretaria.

É lamentável saber que o turismo seja visto com tanta indiferença por aqueles que estão com a caneta na mão. Ao mesmo tempo, sei que há outras vertentes capazes de gerar desenvolvimento e Ubajara felizmente terá a satisfação de testemunhar o início de uma nova era com a conquista do Centro de Especialidades Odontológicas e do Centro Federal de Educação Tecnológica, mas não vamos esquecer que a natureza foi muito generosa com essa cidade e que ser indiferente ao turismo é renegar o nosso potencial.

[HUMOR] Leia também: A surpreendente história de Uba e Jara
Reza a lenda que foi numa tarde ensolarada de janeiro que Uba e Jara se conheceram. Uba, o índio, tomou o último gole do chá da folha de bamburral, porque estava se recuperando de uma terrível diarreia. Conheça a surpreendente história que origem ao topônimo UBAJARA.

Anúncios

5 comentários sobre “Ubajara – Sugestões para formação de um atrativo turístico

  1. Deveria ter um engenho que tivesse infra-estrutura, e higiêne para receber turistas e para que os próprios filhos da terra possam ter acesso a produtos de qualidade, uma vez que sempre que vou a Ubajara tenho dificuldade em adquirir mel e outros produtos pois vejo que os engenhos n tem nenhuma responsabilidade com a higiene do local, afetando a qualidade dos produtos.

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s