O assédio moral e sexual continua sendo uma barreira significativa que as mulheres enfrentam no ambiente de trabalho: nem mesmo o LinkedIN é seguro.
Recentemente, uma pesquisa trouxe à tona a triste constatação de que a maioria do público feminino já enfrentou o problema nessa rede social.
Usuárias do LinkedIN são importunadas
Uma pesquisa realizada pelo site Passport Photo Online nos EUA revelou que assustadores 91% das mulheres no LinkedIn já passaram por abordagens de assédio na plataforma.
Elas variam desde mensagens com conotação romântica até mensagens de teor sexual, e isso acontece, em média, pelo menos uma vez na vida das mulheres.
Os Fatores por Trás do Assédio
A pesquisadora de diversidade, equidade e inclusão Cris Zanata, fundadora e CEO do Instituto de Alterismo do Brasil, aponta diversas causas para esse problema persistente.
Ela destaca o anonimato proporcionado pela tela do computador, a impessoalidade da comunicação online e, acima de tudo, o machismo enraizado em nossa sociedade.
Impactos Profissionais e Emocionais
Uma pesquisa conjunta entre o LinkedIn e a Think Eva em 2020 demonstrou que as mulheres que sofrem assédio na plataforma frequentemente enfrentam uma queda na autoconfiança e experimentam um impacto negativo na performance profissional.
A pesquisa também revela que 1 em cada 6 mulheres vítimas de assédio sexual no ambiente de trabalho acaba pedindo demissão, enquanto 35,55% vivem sob constante medo.
Esse medo pode desencorajá-las a buscar certas oportunidades profissionais, contribuindo para uma menor representação de mulheres em áreas tradicionalmente dominadas por homens.
Movimento “LinkedIn Não é Tinder”
Diante dessa onda de assédio, surgiu o movimento “LinkedIn Não é Tinder”, que evidencia como a discriminação de gênero está se infiltrando na plataforma profissional.
Isso leva muitas mulheres a reduzirem sua participação na plataforma o que prejudica ainda mais sua visibilidade e influência.
Cris Zanata acredita que é fundamental criar um procedimento de denúncia simples, com protocolos eficazes de acompanhamento e resolução.
Além disso, é crucial promover a conscientização sobre o tema tanto para os agressores quanto para as vítimas.
A plataforma deve assumir a responsabilidade de monitorar e combater o assédio, além de estabelecer uma ouvidoria especializada.
Atualmente, o LinkedIn está explorando o uso da inteligência artificial para facilitar a identificação e denúncia de situações de assédio.
Cris Zanata continua sua luta incansável para criar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para todas as mulheres. Seu trabalho inspirador nos lembra da importância de unirmos forças para combater o assédio e a discriminação de gênero, não apenas no LinkedIn, mas em todas as esferas da vida profissional e social.
Aproveite para conferir também:
- Apenas 3% das mulheres negras lideram empresas
- Questione a história das mulheres na mitologia
- Afinal, qual a história da Mulher Hulk?
- LIVRO Tratado de Crimes Sexuais
Por Monique Gomes
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
- Pearl: Howard também é assassinado?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Pearl (2022, Prime Video), terror com direção de Ti West, revela as origens de uma personagem perturbadora, uma garota chamada Pearl, vivida por Mia Goth. A história se aprofunda em como a jovem se torna uma assassina em série, além de ser um estudo de personagem brilhante sobre… Leia »Pearl: Howard também é assassinado?
- Trilogia X: qual a conexão dos filmes?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO A Trilogia X se destaca por reinventar o subgênero slasher com abordagens inovadoras e mistérios cheios de tensão. Além disso, o papel transformador de Mia Goth é um ponto alto: em X, ela é Maxine Minx, uma aspirante a estrela de filmes adultos, e também assume o papel de… Leia »Trilogia X: qual a conexão dos filmes?
- Os Assassinatos de Buckingham ExplicadoRevista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Os Assassinatos de Buckingham (2024, Netflix) é um thriller policial de Hansal Mehta estrelado por Kareena Kapoor Khan no papel principal. O filme é ambientado em uma pequena cidade no condado de Buckinghamshire, na Inglaterra. Uma detetive britânica-indiana recebe o caso do assassinato de um menino de 10… Leia »Os Assassinatos de Buckingham Explicado