Pular para o conteúdo

Apenas 3% das mulheres negras lideram empresas

Em 25 de julho é comemorado o Dia Internacional das Mulheres Negras, Latino-Americanas e Caribenhas, é um símbolo que busca fortalecer a luta e a resistência contra a discriminação racial, social e de gênero. 

Apesar de representarem 29% da população brasileira, apenas 3% das mulheres negras ocupam cargos de liderança nas empresas brasileiras. 

Nesse sentido, a Gestão Kairós, empresa do ramo de sustentabilidade e diversidade, tem atuado na condução de Programas de Aceleração de Lideranças Negras.

A intenção é ampliar a inclusão nas empresas clientes no Brasil e na América Latina. 

Continue a leitura para saber mais e se inspirar!

Pesquisa revela necessidade de inclusão

cinco jovens negras sorriem

Durante a realização do Programa de Aceleração de Lideranças Negras, a Gestão Kairós conduziu uma pesquisa com os participantes. 

Os dados mostraram que 78% das pessoas sentiram que ser negro ou negra é um entrave para ascender na carreira dentro da empresa e 38% afirmaram não conhecer nenhum líder negro

Além disso, 72% apontaram a falta de domínio do inglês como um impeditivo para a ascensão na carreira. Esses dados mostram a importância de programas de orientação de lideranças negras para promover a inclusão e valorização da diversidade nas empresas brasileiras e latino-americanas.

Além disso, esses profissionais também lidam com as questões inerentes ao racismo estrutural no mercado de trabalho, como barreiras de entrada nas empresas, sub-representatividade em cargas de liderança e comportamentos excludentes. 

Estudos mostram que mulheres negras, por exemplo, recebem 54% menos do que homens brancos profissionais e proprietários. A luta contra o racismo e o sexismo é uma pauta importante e urgente na sociedade atual.

Fernanda Macedo, Advogada e Consultora de Treinamentos e Fundadora do Coletivo Negro da Universidade Federal Fluminense, destaca a importância dos Programas de Aceleração para que as empresas avancem em suas iniciativas de inclusão e diversidade. 

Programas de inclusão para mulheres negras

Os programas da Gestão Kairós incluem mentoria individual, treinamento de habilidades interpessoais com foco na questão racial e treinamento de liderança para gestores de profissionais negros. 

Liliane Rocha, CEO e Fundadora, é reconhecida como uma das principais vozes em prol da inclusão e valorização da diversidade no Brasil. 

Black Leadership Program

A consultoria Gestão Kairós tem um case de sucesso chamado Black Leadership Program, realizado pela Movile, que aporta recursos em empresas de tecnologia como iFood, MovilePay, Sympla e outras.

O Programa de Aceleração incluiu diversas atividades, como palestras e workshops sobre letramento racial, empoderamento e mentorias para desenvolvimento de lideranças, entre outras. 

Com uma carreira executiva de 18 anos em grandes empresas, ela vivenciou as barreiras impostas pelo racismo estrutural e de gênero em sua ascensão para cargas de liderança. 

Liliane Rocha possui um modelo inovador com ações que promovem resultados efetivos para as empresas, impulsionando a carreira de profissionais negros. 

Liliane Rocha, fundadora da Gestão Kairos, abriu oportunidades para mulheres negras.

“Com a dupla opressão que mulheres negras sofrem na sociedade, sendo invisibilizadas por serem mulheres e por serem negras, é fundamental que as empresas estruturem Programas de Aceleração de Lideranças Negras que foquem, contemplem e as apoiem na construção de suas carreiras, ampliando a possibilidade de serem promovidas. Por isso, se faz tão necessário celebrar o Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, afinal de contas, é uma oportunidade que nos permite debater e refletir sobre as barreiras da interseccionalidade de marcadores de diversidade”, diz a especialista.

Programa VoaTalento

A Gestão Kairós está conduzindo o Programa de Aceleração de Lideranças Negras chamado VoaTalento das Lojas Renner, que teve início em abril de 2023 e terá duração até agosto. 

Essa iniciativa faz parte de um projeto mais amplo de valorização da diversidade e surgiu da realidade brasileira em que líderes negros ainda são sub-representados no Brasil.

A equipe multidisciplinar está capacitando 25 profissionais, sendo 64% (16) mulheres negras, para ampliar suas habilidades e competências de liderança em ambientes multiculturais. 

Essas iniciativas visam ampliar as habilidades e competências de liderança das mulheres negras. Afinal de contas, a luta contra o racismo e o sexismo é uma pauta importante e urgente na sociedade atual.

Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.