Pular para o conteúdo

Especialista em relacionamento explica traição

A traição é um tema de grande repercussão midiática nos últimos dias, com notícias sobre a traição do renomado jogador de futebol Neymar, enquanto sua namorada, Bruna Biancardi, está grávida.

Esse episódio levanta uma discussão importante e o especialista em relacionamentos do site MeuPatrocínio, Caio Bittencourt, oferece insights sobre as causas e consequências.

Por que as pessoas são infiéis?

traição ou infidelidade conjugal: por que as pessoas traem? imagem de casal abraçado

Não existe um motivo específico, mas vários. Para complicar ainda mais as coisas, às vezes o que “conta” como traição para você pode ser radicalmente diferente do que seu parceiro entende.

Ou seja, nossas definições de infidelidade são distintas, desde idolatrar uma celebridade a dormir com outra pessoa, por exemplo.

Embora as relações sexuais sejam frequentemente consideradas a pior das traições, os especialistas afirmam que é importante não subestimar os casos emocionais, que podem ser igualmente devastadores.

Causas e complicações da traição

A falta de comunicação efetiva, insatisfação emocional ou sexual, busca por novidades, dificuldade em lidar com a intimidade, impulsividade e desonestidade são alguns fatores que induzem a traição.

Quem é traído geralmente enfrenta sentimentos de baixa autoestima, depressão, ansiedade e estresse.

A dinâmica do relacionamento também pode ser alterada, com um aumento da desconfiança e da vigilância, dificultando a reconstrução de uma conexão saudável.

Para evitar esse tipo de situação, Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos no portal MeuPatrocínio, enfatiza que a comunicação aberta, honesta e empática, aliada ao compromisso mútuo, são aspectos fundamentais para construir uma relação saudável e duradoura.

Ele ressalta que a confiança é um pilar fundamental em qualquer parceria amorosa. É que a infidelidade abala profundamente a confiança e deixa cicatrizes emocionais duradouras.

Reconstruir o elo é um desafio e, nesse caso, a comunicação aberta e transparente é essencial para fortalecer os laços do casal, mas nem sempre isso acontece.

É importante ressaltar que nem todos os relacionamentos enfrentam a traição: cada casal é responsável por definir seus próprios significados de traição e seus limites.

Embora o caso envolvendo a traição de Neymar possa chamar a atenção das pessoas, serve como um lembrete para a sociedade refletir sobre por que os homens merecem perdão, mas as mulheres, quase nunca são perdoadas quando fazem o mesmo publicamente.

Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.