Pular para o conteúdo

O amor é uma corda bamba entre duas armadilhas

Para a filósofa Simone de Beauvoir, o amor é uma relação complexa e difícil de administrar. Isso porque há o risco de dois grandes problemas.

Por um lado, reduz o parceiro a um objeto para exibir ou carregar. Por outro, as pessoas entregam a personalidade independente ao amor.

Continue a leitura até o final para entender o fio da meada.

Divergência entre homens e mulheres

De acordo com Simone de Beauvoir, a razão de muitas divergências entre homens e mulheres é a diferença do entendimento sobre o significado de “amor”.

Segundo a escritora, Lord Byron estava certo ao dizer que os homens consideram o amor uma ocupação, enquanto as mulheres o consideram a própria vida.

Armadilhas do Amor: amor como posse

Casal se sente frustrado no amor

Para De Beauvoir, muitas vezes os homens veem “suas” mulheres como objeto de dominação (embora possa, é claro, ser qualquer uma).

Para essas pessoas, o amor é uma espécie de negócio. É uma parte necessária da vida para entrar em ordem.

Um cônjuge é uma coisa boa, mas existe subordinadamente para facilitar a vida social.

Ele usufrui da independência como “súdito soberano” enquanto espera devoção inabalável da parceira.

Com esse tipo de amor, tudo gira em torno do ego e da vaidade, faltando o respeito necessário para o amor. A relação é de propriedade.

Amardilhas do Amor: amor romântico

É igualmente problemático: quando alguém se entrega ao parceiro, ou vive cultuando a ideia de amor.

Esse tipo de amor exige uma reorientação total da personalidade em relação a outra pessoa. O “eu” é definido pelo relacionamento.

De Beauvoir argumentou que isso é verdade principalmente para mulheres, afirmando que é “aos olhos do homem que a mulher acredita que finalmente se encontrou”.

Ela era um existencialista que argumentava que uma vida autêntica e significativa é medida pela escolha. Um ser humano é alguém que escolhe um caminho.

Se tudo o que uma pessoa faz ou pensa é filtrado primeiro pelo prisma de outra pessoa, ela não está escolhendo o próprio caminho.

“A jovem sonhou consigo mesma vista através dos olhos do homem: é nos olhos do homem que a mulher acredita ter finalmente se encontrado” (O Segundo Sexo).

O bom tipo de amor

Na visão da filósofa, o amor não é dominação, nem dissolução. É uma parceria. Se você ama alguém, você o ama como um todo independente.

Você não o ama tanto quanto ele pode ser direcionado ou como fica bem em seu braço. Você não ama alguém pelo que ele poderia ser ou pelo que você quer que ele seja.

Da mesma forma, o amor não serve para resolver problemas. Algumas pessoas veem o amor como uma cura para tudo: se veem incompletas, a menos que tenham amor.

O amor autêntico é uma apreciação recíproca um do outro. Não é controle e não é auto sacrifício, mas o encontro de duas mentes independentes.

Quem é Simone de Beauvoir?

Simone de Beauvoir

Filósofa existencialista, escritora francesa, ativista política, teórica social e feminista.

Apesar de suas obras terem uma influência significativa tanto no existencialismo feminista quanto na teoria feminista, ela não se considerava uma filósofa.

O trabalho mais notável de Beauvoir, O Segundo Sexo, foi uma análise detalhada da opressão das mulheres ao longo da história.

Entre os muitos tópicos abordados no livro de dois volumes, estava o tema do amor autêntico no capítulo A Mulher Apaixonada.

Gostou do artigo? Aproveite para ler também: 3 respostas filosóficas para o sentido da vida.

Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.