Pular para o conteúdo

Tin & Tina: extremismo religioso ou inocência?

O filme espanhol de terror psicológico, Tin & Tina, disponível na Netflix, é uma adaptação do curta-metragem de 2013 do diretor Rubin Stein.

A história segue Lola e Adolfo, um casal que decide adotar os gêmeos Tin e Tina. No entanto, eles logo enfrentam uma série de problemas incomuns.

Com uma construção lenta de drama, o filme se revela uma jornada perturbadora de Lola, da descrença à fé.

Apesar da falta de coerência em alguns aspectos, Tin & Tina oferece uma experiência intrigante e envolvente aos espectadores.

Tin & Tina: Sobre O Que É?

Tin & Tina: os irmãos gêmeos tiveram educação apenas pela Bíblia no convento

Tin & Tina começa em um dia quente e ensolarado em 1981 em uma igreja na Espanha, onde está acontecendo a cerimônia de casamento de um jovem casal.

Adolfo (Jaime Lorente, de La Casa de Papel) e Lola (Milena Smit) esperam gêmeos, porém, um incidente sangrento mancha o vestido de noiva e eles correm para o hospital.

Enquanto Lola se recupera, observa uma imagem de Jesus de cabeça para baixo, o que pode ser interpretado como um sinal ou prenúncio.

Infelizmente, a notícia é devastadora, ela sofre um aborto e foi informada de que nunca poderá ter filhos. É mais um golpe do destino.

O casal resolve adotar duas crianças

Com o coração partido e quase perdendo o propósito de vida, eles decidem adotar crianças de um convento próximo.

Visitando o local, Lola ainda não se convence com a ideia até conhecer dois gêmeos albinistas de sete anos, Tin e Tina.

Quando Tin e Tina começam a morar com o casal, um extremo interesse e até dependência da religião fica claro.

Apesar de serem tão jovens, as crianças podem facilmente citar trechos da Bíblia e interpretam os ensinamentos de forma muito literal.

Enquanto Lola e Adolfo tentam ser bons pais para os filhos, a religiosidade antinatural de Tin e Tina logo começa a criar estranhos problemas para o casal.

Milagre divino ou forças do mal?

Depois de saber que sua mãe, Lola, não pode ter filhos biologicamente, Tin e Tina a incentivam a se tornar fiel para que algum milagre aconteça.

As crianças mantém uma incerteza cuidadosa sobre cada elemento da trama e, com certeza, um milagre acontece na vida de Lola.

Depois de mais uma vez ter intimidade física com Adolfo, a mulher de alguma forma engravida, embora seu corpo seja supostamente incapaz de gerar filhos.

A chegada do filho biológico

Depois que Lola dá à luz ao filho, fica ainda mais cuidadosa com Tin e Tina por perto e proíbe os dois de praticarem religião em casa.

Quando perguntam sobre o batismo do irmãozinho, Lola diz que o bebê não será obrigado a passar por tais práticas religiosas e, em vez disso, poderá escolher sua própria religião quando crescer.

Isso obviamente não convence os gêmeos, que decidem batizar o irmãozinho sozinhos, mergulhando-o de cabeça para baixo na piscina.

Lola e Adolfo decidem devolver as crianças ao orfanato.

Por que Tin & Tina foram devolvidos ao orfanato?

Tin & Tina, os anjinhos do diabo

Depois de deixar os gêmeos no orfanato, Lola questiona se fizeram a coisa certa. Ela também lamenta o fato de Adolfo não ser um bom pai.

Perturbada com tais pensamentos, ela decide tirar a aliança em uma noite de tempestade, para surpresa do marido.

O homem agora pede desculpas pelo comportamento e promete se envolver mais nos cuidados com o filho.

Ele então sobe para o terraço da casa para consertar a recepção de satélite da TV quando uma terrível tempestade assola a área.

A música favorita dos gêmeos começa a tocar no sistema de som da casa, e até pequenas pegadas podem ser vistas perto da entrada.

Muito em breve, o maior perigo da situação se desenrola, como Lola parece ouvir sussurros chamando por ela e então vê Adolfo incendiado após ser atingido por um raio, e lutando desesperadamente para apagar as chamas.

Como o marido morre no incidente, a reação imediata de Lola é procurar o bebê, que não está em seu lugar habitual no berço.

Final De Tin & Tina: extremismo religioso ou inocência?

Por outro lado, a questão se Tin e Tina eram realmente maus ou apenas vítimas de lavagem cerebral religiosa também é algo que não fica claro durante o filme.

Tendo crescido em um orfanato de convento sem ninguém para guiá-los além das freiras, os irmãos pareciam acreditar que estavam fazendo o bem às vítimas.

Duas crianças pequenas, que nunca haviam posto os pés fora do convento, que não tinham ideia do que era televisão e que não receberam nenhuma educação além da pregação religiosa.

Talvez não devam entender as consequências de abrir um cachorro para abençoar sua alma e então esperar que ele volte à vida.

A decisão de empurrar o valentão Pedro colina abaixo foi motivada pelo aprendizado de que deveriam defender suas crenças religiosas a qualquer custo.

Sem dúvida, há um ar de estranheza nas crianças, principalmente na maneira como planejam cada ritual, que por vezes se torna assassinatos premeditados.

Tin & Tina não deixa claro se os gêmeos foram realmente motivados para o mal por causa de suas crenças religiosas ou se também eram capazes de fazer o bem.

Vale a pena assistir Tin & Tina?

Sem dúvida, valerá a pena assistir Tin & Tina para os fãs do gênero de terror. No entanto, muitos podem achar o terror psicológico cansativo ou exagerado, com final ambíguo.

Onde assistir Tin & Tina

Link direto para o filme Tin & Tina

Crítica do Filme


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *