Pular para o conteúdo

Bem-me-quer, malmequer: o papel do hífen na nova regra ortográfica

Por que será que bem-me-quer tem hífen, mas malmequer não?

Desde 2013 o uso das novas regras ortográficas é obrigatório. Calma. Não é o fim do mundo como a civilização Maia previu.

Entretanto, essa mudança marca o apocalipse oficial da ortografia que conhecemos desde o tempo em que nos reconhecemos como gente.

As regras de acentuação não são difíceis de memorizar. Basta um pouco de tempo pra gente se acostumar com ideia, feiura, joia, enjoo, etc.

O não uso do trema é a regra mais fácil, claro, é só abolir. Mas o uso do hífen, esse é cruel. Cruel porque são muitas as exceções que fogem da regra.

Enfim… continue a leitura para descobrir as mudanças no hífen.

Bem-me-quer x Malmequer

Como se escreve bem me quer e mal-me-quer?

Conheça os motivos pelos quais uma palavra tem hífen e a outra, não.

Bem-me-quer

“Bem-me-quer” é escrito com hífens porque é uma frase que significa “quer-me bem“. Vamos dividir para entender melhor:

  • Bem: indica algo bom.
  • me: significa “a mim”.
  • quer: significa desejar ou querer.

Quando juntamos essas palavras com hífens, temos a ideia de que alguém ou algo nos quer bem, nos deseja coisas boas.

Malmequer

“Malmequer” é uma palavra só e não tem hífens. É o nome de uma flor. O nome da flor vem de “mal me quer”, que é o contrário de “bem-me-quer”.

  • Mal: indica algo ruim ou negativo.
  • mequer: é uma junção rápida de “me quer”, sem separar com hífens.

Então, “malmequer” é uma palavra única que usamos para falar sobre essa flor que, na brincadeira, significa que algo não é bom para nós.

Por que a diferença?

Bem-me-quer é uma frase: Cada palavra tem um significado e, ao juntá-las, usamos hífens para manter o sentido de cada uma.

Malmequer é uma palavra só: O nome da flor foi juntado para formar uma palavra única, sem precisar de hífens.

Isso ajuda a manter a linguagem clara e fácil de entender, mostrando que uma é uma frase com palavras que se relacionam entre si e a outra é um nome específico para algo.

Conheça outras regras do hífen

As regras do hífen são complexas, mas é fácil memorizar.

Prefixos terminados em vogal + palavras começadas por R ou S

antessala, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirrival, autorregulamentação, autossugestão, contrassenso, contrarregra, contrassenha, extrarregimento, infrassom, ultrassonografia, semirreal, suprarrenal.

Prefixo + palavras com a mesma vogal

anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus.

Prefixo + palavras com vogal diferente

autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiárido, semiautomático.

A regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por h: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo.

Gostou de saber a diferença dos hífens em bem-me-quer e malmequer? Aproveite para ler também: 115 anos sem Machado de Assis: relembre os clássicos


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
  • Afinal, o que é um Beekeeper?
    Com a direção de David Ayer, o filme Beekeeper: Rede de Vingança (2024/Prime Video) entrega a Jason Statham um papel que é ao mesmo tempo novo e familiar. A jornada de Adam Clay (Jason Statham) tem início como um pacato apicultor na fazenda de Eloise. Contudo, a vida tranquila é abalada quando um grupo rouba… Leia »Afinal, o que é um Beekeeper?
  • The Bye Bye Man é real ou ficção?
    O filme de terror The Bye Bye Man (2017/MAX) traz um gancho assustador e intrigante. Há quem diga que o homem assustador existiu de verdade, mas será? Baseado em um capítulo de “O Vampiro do Presidente”, do autor Robert Damon Schneck, o filme mergulha em uma das várias lendas urbanas investigadas pelo escritor. A entidade… Leia »The Bye Bye Man é real ou ficção?
  • The 8 Show: todos ganham o prêmio em dinheiro?
    Imagine um jogo onde quanto mais alto você está, mais dinheiro você ganha? – literalmente. The 8 Show (2024/Netflix) mergulha fundo na psique humana, além de oferecer uma experiência de entretenimento intrigante. A série Netflix é um reality show fictício bem semelhante a Round 6. Oito jogadores que estão endividados por causa de problemas financeiros.… Leia »The 8 Show: todos ganham o prêmio em dinheiro?