As mulheres representam 51,8% da população e mais de 52% do eleitorado brasileiro. No entanto, ainda são minoria na política. Nas Eleições de 2020, 651 prefeitas (12,1%) e 4.750 prefeitos (87,9%) foram eleitos — de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No legislativo, 9.196 candidatas venceram (16%), enquanto 48.265 homens ocuparão o cargo de vereador a partir de janeiro (84%). A participação igualitária das mulheres na política e em todos os cargos de tomada de decisão é fundamental para construir e sustentar uma democracia.
Por isso, o fato de Ubajara ter escolhido, pela primeira vez, três vereadoras na mesma eleição, é motivo de alegria. São elas: Aucilene Costa (PDT), Meire Romano(PSD) e Robenilta Carneiro (PSD) — a última exercerá o segundo mandato.
????Continue a leitura para conferir os seguintes tópicos:
- Julieta de Lobão, a primeira vereadora eleita na cidade de Ubajara;
- infográfico com os nomes de todas as mulheres que ocuparam o cargo desde a primeira formação da Câmara;
- principais projetos de autoria das mulheres que foram sancionados;
- lista completa dos vereadores eleitos;
- informações sobre a eleição do(a) futuro(a) presidente que substituirá Grijalva Parente da Costa.
Conheça Julieta, a primeira vereadora de Ubajara
Julieta de Lobão Veras Pereira, filha de Ana Lobão Veras e Nereu Alves de Lobão Veras, nasceu em 10 de janeiro de 1922 em União, no norte do estado do Piauí. Foi casada com o odontólogo Joaquim Nabuco Pereira.
Do enlace matrimonial nasceram quatro filhos: Antônio José Pereira Neto e Joaquim Nabuco Lobão Pereira — os outros dois faleceram com poucos meses de vida.
Ocupou a chefia do cartório de 2o. ofício de Ubajara durante, aproximadamente, 25 anos. Foi eleita a primeira vereadora da mesma cidade, ocupando a presidência do poder legislativo no período de 1971 a 1972.
Oradora eloquente, dinâmica e destemida, Julieta ponderava bastante antes de tomar uma decisão. Faleceu no dia 05 de Outubro de 1996, vítima de um ataque cardíaco.
Hoje, em homenagem à vereadora, a Lei 1212/2017 denomina de Avenida Julieta de Lobão Pereira a via de acesso ao bairro Sebastião Gomes Parente (início do encontro da Rua Juvêncio Luiz Pereira com a CE 187). O projeto foi de autoria da parlamentar Raquel, aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Renê Vasconcelos.
Principais projetos de autoria de mulheres
Ana Raquel Oliveira Lobão Pereira
- programa de transporte para pacientes em estado crítico de saúde.
- programa Remédio em Casa.
- Casa de Apoio em Fortaleza, com o objetivo de acolher os pacientes de Ubajara.
Francisca Robenita Mendonça Conde Carneiro
- Compreende a aquisição de kits escolares de higienização para as unidades de ensino do município.
- Cria o sistema permanente de primeiros socorros nas escolas municipais.
Michelle de Sousa Sobreira
- Assegura o direito à prioridade de atendimento em hospitais e postos de saúde às pessoas idosas e aos portadores de deficiência física, sensorial e mental.
- Obrigatoriedade da colocação de placas de identificação em obras públicas realizadas pela Prefeitura de Ubajara.
Veja a lista completa de vereadores eleitos
- Marlito (PSD) | 1.336 votos – 7,13%
- Amadeu (DEM) | 973 votos – 5,19%
- Antonio José (PDT) | 928 votos – 4,95%
- Janicelio (PDT) | 852 votos – 4,55%
- Betão (DEM) | 842 votos – 4,49%
- Claudio Mesquita (PDT) | 748 votos – 3,99%
- Emilio (DEM) | 726 votos – 3,87%
- Meire (PSD) | 701 votos – 3,74%
- Filipe Costa (PDT) | 677 votos – 3,61%
- Aucilene (PDT) | 647 votos – 3,45%
- Joao dos Anjos (DEM) | 642 votos – 3,43%
- Robenilta (PSD) | 532 votos – 2,84%
- Rommell Paiva (PSD) | 515 votos – 2,75%
[blog_subscription_form]
Quem será o novo presidente da Câmara de Ubajara
O vereador Manoel Sousa (PSD), conhecido como Marlito, foi o parlamentar que se elegeu com o maior número de votos (1.336 votos ou 7,13%). Muitas pessoas acreditam que, por esse motivo, ele poderá ser o próximo presidente da Câmara.
Acontece que, de acordo com o que eu presenciei quando trabalhei na casa legislativa durante a presidência do ex-vereador e ex-prefeito Ari Vasconcelos, os próprios vereadores tomam essa decisão por meio do voto.
Segundo a vereadora Robenilta, “a presidência da Câmara é feita de maneira absoluta dos votos dos vereadores. Começando pela escolha do presidente, vice-presidente e seus secretários. Os integrantes são eleitos de acordo com o regimento interno de cada casa legislativa. Quanto aos candidatos, estão entrando em algum acordo a respeito da eleição”.
O que você achou deste post? Deixe um comentário logo abaixo, mas lembre-se: seja respeitoso para não ter o seu registro excluído. Aproveite para ler também:
Estudo viabilizará a privatização do Parque Nacional de Ubajara
Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon e isso não afeta o preço que você pagará no caso de realizar uma compra por meio deles. A administração do Blog poderá receber uma pequena comissão pela venda.
Parabéns pela matéria que aborda as vereadoras eleitas.