Pular para o conteúdo

Qual o significado de Men: faces do medo?

Além de ser um excelente terror, os acontecimentos desta obra não devem ser interpretados literalmente, mas como uma série de metáforas e simbolismos. Por isso, vamos falar sobre o significado de Men: faces do medo.

>>> O que você vai ler neste artigo:

  • Do que se trata o filme Men?
  • Qual o significado da macieira?
  • Por que Harper é perseguida por um homem nu?
  • Por que todos os homens são iguais?
  • Qual o significado do filme Men: faces do medo?
  • Por que todos os homens dão luz a outra versão de si mesmos?
  • Por que James aparece no final de Men?
  • Final de Men Explicado

Do que se trata o filme Men?

Men conta a história de Harper Marlowe (Jessie Buckley), uma mulher que viaja para o interior da Grã-Bretanha após a morte do marido, James, de quem ela não guarda exatamente boas lembranças.

Durante os flashbacks, descobrimos que Harper queria se divorciar porque ele era abusivo emocionalmente, manipulador e até mesmo ameaçou tirar a própria vida se ela o deixasse.

Depois de uma briga, ela testemunha a queda de James da varanda do andar de cima para a morte, aparentemente por suicídio. Mas as memórias assustadoras e a culpa continuam assombrando Harper, transformando sua jornada de fuga em um verdadeiro pesadelo, com encontros cada vez mais estranhos e aterrorizantes com homens sinistros.

Qual o significado da macieira?

No filme há muitas referências religiosas. Quando Harper chega à casa de Geoffrey pela primeira vez, pega uma maçã para comer após uma longa viagem. A reação imediata de Geoffrey é brincar que ela não deveria ter comido o “fruto proibido”, sugerindo uma piada.

A árvore de maçã é destacada ao longo do filme. Ela simboliza o pecado original do Éden e de Eva. No entanto, em Men , Harper comendo a maçã não é considerado um pecado. A resposta quase ameaçadora de Geoffrey mostra uma forma de controle.

Por que Harper é perseguida por um homem nu?

Ao longo do filme, a personagem de Harper é frequentemente culpada e envergonhada pelos atos e pensamentos dos homens ao seu redor, incluindo o marido. Isso é traumático para ela, que não é responsável pelas ações dos outros personagens.

A figura nua que a assombra pode representar tanto Adão quanto o poder que ele possui. Também pode ser interpretada como uma representação do ídolo do Homem Verde, simbolizando o renascimento, a fertilidade e a natureza.

Observe como os jardins e bosques ao redor da casa são exuberantes e vibrantes, em contraste com os locais mais sombrios e desbotados da cidade.

O renascimento é simbolizado quando Harper enfrenta a culpa que lhe é atribuída e confronta James no final do filme. No desfecho de Men, Harper parece estar menos assustada e aparentemente em paz.

O homem nu muitas vezes a observa, é como um lembrete constante de como Harper, como mulher, não consegue escapar das pressões sociais, do medo e das críticas. Ela não pode simplesmente existir e estar sozinha livremente; o medo e o trauma são um fardo pesado para ela carregar.

Por que todos os homens são iguais a Rory Kinnear?

Em uma abordagem semelhante a filmes como Anomalisa, todos os personagens masculinos de Men, exceto o marido de Harper, são interpretados por Rory Kinnear. Desde uma criança até um padre e um policial, todos esses homens encarnam os mesmos padrões de masculinidade tóxica, que carregam desde o nascimento.

Para Harper, todos eles representam uma ameaça igualmente perigosa. Mesmo Geoffrey, o proprietário da casa que Harper está alugando, inicialmente parece excêntrico, mas bem-intencionado, apenas para revelar-se tão agressivo e perigoso quanto os outros homens.

Qual o significado de Men: faces do medo?

Qual o significado do filme Men: Faces do Medo Final Explicado simbologias religiosas, masculinidade tóxica e muito mais.
Qual o significado do filme Men: Faces do Medo Final Explicado simbologias religiosas, masculinidade tóxica e muito mais.

Essa resposta vem da análise dos símbolos religiosos encontrados na igreja do Vigário. Ao explorar a floresta, Harper se depara com uma pia batismal de pedra ornamentada com duas figuras esculpidas conhecidas como grotescas.

De um lado, há um rosto cercado por folhas decorativas, conhecido como Homem Verde, simbolizando a fusão entre o homem e a natureza. Do outro lado, está a Sheela Na Gig, representando uma mulher nua curvada, com a vagina aberta.

Embora os estudiosos debatam sobre a origem e o significado dessas figuras, muitos acreditam que representem elementos pagãos da natureza e da fertilidade. No entanto, os homens em Men distorcem esses símbolos para justificar um sistema de opressão baseado no gênero, fortalecido pela religião organizada.

A disposição dessas imagens é crucial para a mensagem de Garland. O Homem Verde encara para fora, enfatizando o domínio masculino na igreja. Enquanto isso, a Sheela Na Gig está voltada para trás, sugerindo que a representação do nascimento ou do corpo feminino é algo para se esconder ou envergonhar.

Conforme o sol se põe, o Homem Verde é banhado por uma luz brilhante e virtuosa, enquanto a Sheela Na Gig é obscurecida por uma sombra vermelha profunda, simbolizando a difamação da forma feminina.

Por que todos os homens dão luz a outra versão de si mesmos?

O horror corporal é uma das facetas mais terríveis de Men. Geoffrey dando à luz o homem nu, James, e outros personagens sugerem que o ciclo de trauma infligido às mulheres pelos homens é geracional e aparentemente interminável.

Cada homem no filme culpa Harper por algo que fizeram ou sentiram – James empregou abuso emocional para fazer Harper se sentir responsável caso algo acontecesse com ele, enquanto o Vigário acusou Harper de ter poder sobre ele, culpando-a por seus próprios desejos e objetificando-a em um momento de vulnerabilidade.

O filme implica que esses comportamentos são aprendidos e ensinados a todas as gerações, explicando por que a cena do parto continuou. Em última análise, mostra como essa misoginia afeta as mulheres e molda suas experiências no mundo, onde muitas vezes parece que nenhum lugar é verdadeiramente seguro.

Por que James aparece no final de Men?

James, embora seja o único homem com aparência diferente, está ligado a todos os outros homens, como é revelado durante o nascimento. A forma como trata Harper durante a cena final confirma ainda mais que seu comportamento sempre foi infantil e manipulador, já que ele é o mesmo visto nos flashbacks, mas desta vez ele acabou de nascer.

Pode-se argumentar que Men, embora seja uma história liderada por mulheres, coloca seu foco nas ações e pecados dos homens. Muito do que o público aprende sobre Harper está relacionado ao seu casamento abusivo e ao sentimento de medo dos homens.

Embora o filme em si esteja repleto de simbolismos e metáforas, a cena final confirma que os acontecimentos do terceiro ato realmente aconteceram. Desde que a amiga encontra as consequências, fica explicitamente claro que o pesadelo de terror corporal de Harper não estava acontecendo apenas em sua cabeça.

Final de Men Explicado

O final de Men é complexo e aberto à interpretação. Harper foi acusada de influenciar todos esses homens a cometerem atos que supostamente não teriam cometido se não fosse por ela; são também acusações pelas quais ela afirma não se sentir culpada ao longo do filme.

No entanto, o fato de ela estar sendo assombrada por essa culpa sugere que ela pensa sobre isso – pelo menos inconscientemente. A cena final de Harper sentada no jardim, com um sorriso no rosto quando Riley chega, indica que ela enfrentou seu trauma e saiu do outro lado menos sobrecarregada.

Harper teve que confrontar James no final de Men e, apesar da morte dele não ser culpa dela, deve ter havido alguma parte dela que acreditou nisso. A sociedade tem a tendência de culpar as mulheres pela dor, pelas ações dos homens e muito mais, então ela pode ter arcado com parte disso após a morte de James. O que você achou do significado de Men: faces do medo?

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
  • Por que The Housemaid terminou de forma trágica?
    Em The Housemaid (2010/Prime Video), ou A Empregada, em português, nos deparamos com a dinâmica complexa de uma família rica e seus empregados. O filme do diretor Im Sang-soo é um remake do original lançado em 1960 (com direção de Kim Ki-young), uma das obras mais importantes e influentes da história do cinema sul-coreano e… Leia »Por que The Housemaid terminou de forma trágica?
  • O Talentoso Ripley Final Explicado
    Nos últimos anos, uma onda de thrillers, dramas, comédias de humor ácido e estudos de personagens envolvendo pessoas queer em atividades criminosas tem conquistado os cinéfilos. Por exemplo, O Talentoso Ripley, filme de 1999 que agora está disponível no catálogo da Netflix, tem as mesmas características que resultou no sucesso estrondoso de Saltburn. O filme… Leia »O Talentoso Ripley Final Explicado
  • Quem é o assassino em A Estranha Perfeita?
    A Estranha Perfeita é um thriller psicológico de 2007 estrelado por Bruce Willis e Halle Berry disponível na Netflix. A premissa do filme envolve Rowena Price como uma jornalista que se disfarça para solucionar o misterioso assassinato de uma amiga de infância. A história brinca o tempo todo ao apontar os suspeitos, engana propositalmente o… Leia »Quem é o assassino em A Estranha Perfeita?
  • Desvendamos Rebel Moon Parte 1 e 2
    Uma narração lida por Anthony Hopkins logo no começo de Rebel Moon informa aos espectadores que o filme é basicamente Star Wars 2.0: “Um governante tirânico chamado Regente Balisarius do “Mundo Mãe” está tentando reprimir as forças rebeldes que ameaçam usurpar seu governo… No desfecho de Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo,… Leia »Desvendamos Rebel Moon Parte 1 e 2
  • O Exorcista – O Devoto Explicado
    O Exorcista de William Friedkin, lançado em 1973, é um marco indiscutível do terror cinematográfico. Com uma bilheteria impressionante e influência que transcende gerações, o filme se tornou um clássico instantâneo. Agora, décadas depois, surge O Exorcista – O Devoto (2023/Prime Video), uma sequência que busca honrar o legado do original, mas parece falhar em… Leia »O Exorcista – O Devoto Explicado