Pular para o conteúdo

O Mal que nos Habita: quem são os apodrecidos?

Revista de Entretenimento

O Mal que nos Habita (2023/Apple TV e Netflix), filme dirigido por Demián Rugna, narra a jornada dos irmãos Pedro (Ezequiel Rodríguez) e Jimi (Demián Salomón) em uma verdadeira epidemia diabólica.

Eles se deparam com uma terrível descoberta: o filho do vizinho está possuído. O problema é que o mal pode se espalhar como vírus, plantando o caos e destruindo a todos. Pra piorar, os políticos locais parecem indiferentes…

>>> O que você vai ler neste post:

  • O Mal que Nos Habita Final Explicado
  • Quem mata o homem no começo do filme?
  • Quem são os apodrecidos?
  • Como o possuído age?
  • Por que é proibido atirar no possuído?
  • Quais as regras para evitar a proliferação do Mal que nos Habita?
  • A cabra está possuída?
  • O que acontece com Ruiz e a esposa?
  • Como Pedro espalha o mal sem querer?
  • A menina sobrevive?
  • Pedro e Sabrina eram casados?
  • Quem é Mirta?
  • Sabrina sobrevive?
  • Por que Jair começa a andar e falar?
  • O que Pedro tira da boca de Jair?
  • Explicação do final de O Mal Que Nos Habita

O Mal Que Nos Habita, final explicado

O Mal que Nos Habita Final Explicado: Quem mata o homem no começo do filme? O que é um apodrecido? Como o possuído ge? Por que é proibido atirar no possuído? Quais as regras para evitar a proliferação do Mal que nos Habita? A cabra está possuída? Sabrina sobrevive?

O filme começa com o disparo de cinco tiros em um trecho solitário da zona rural da Argentina. Dois irmãos ouvem as explosões, Pedro (Ezequiel Rodríguez) e Jimi (Demián Salomón). 

Os dois estão alarmados, mas não surpresos. Algo enigmático trouxe um período de sombra sobre o seu país durante mais de uma década. Agora, a morte finalmente chegou até eles. 

Mesmo que os caras durões peguem os próprios rifles, não têm a menor ideia de como sobreviver. Desde a primeira cena, a tensão é forte. Ainda não temos certeza do que exatamente devemos temer, mas podemos sentir o medo.

Curiosamente, quando os dois procuram a origem do tiroteio, encontram um cadáver cortado ao meio. Uriel, morador local, emerge como uma figura sinistra, é o que eles chamam de “apodrecido”. Sua presença é uma lembrança constante do perigo iminente.

Enquanto o caos se intensifica e o medo se espalha, os sobreviventes lutam para manter a sanidade e a esperança diante do mal que ameaça consumi-los.

Quem mata o homem no começo do filme?

O irmão mais novo de Uriel admitiu que ouvia uma voz mandando matar o homem, um faxineiro que vinha de longe para eliminar Uriel. O garoto relevou que também comeu a carne do cadáver e deu o resto aos porcos. Mais tarde, ele fez o mesmo com a própria mãe.

Quem são os apodrecidos?

“Vocês transportaram um apodrecido sabendo que ele estava possuído? Seus idiotas!”

Apodrecido é um termo que eles chamam quando alguém está possuído por uma entidade sobrenatural, literalmente um demônio em carne.

Uma vez que um corpo humano é dominado, uma versão física do demônio começa a se manifestar internamente, na forma de uma criança.

O organismo da pessoa assume o crescimento de uma entidade estranha, por isso gera infecção, então o podre incha e se transforma quase literalmente em uma bola de pus.

Como o possuído age?

O demônio podre precisa se alimentar de medo e violência, o objetivo dele é infectar outras pessoas para se multiplicar.

Quanto mais insultos, agressões físicas, sombras artificiais ou armas de fogo, mais facilmente ele pode contaminar o ambiente e gerar mais caos. 

As vítimas mais propensas à infecção são aquelas que não têm consciência direta do mal, como animais, autistas, crianças e pessoas altamente estressadas. 

É por isso que o demônio usa todos os elementos que tem em mãos, literalmente para enlouquecer aqueles que o rodeiam e torná-los presas fáceis.

Por que é proibido atirar no possuído?

Quando um apodrecido é morto por tiro, o demônio sai de dentro dele e nasce em outra pessoa, até mesmo se espalhando como se fosse vírus.

Sendo assim, a maneira correta de matá-lo é por meio de um método que fixa a criatura dentro do corpo invadido com um dispositivo peculiar, normalmente feito por um “faxineiro”.

Quais as regras para evitar a proliferação do Mal que nos Habita?

Se você esteve perto de uma infestação podre, estas são as regras que você deve seguir para evitar sua propagação:

Primeira regra 

Fuja sem levar absolutamente nada que estava próximo ao apodrecido. Tudo, até as roupas que você vestia deve ser queimada.

Segunda regra

Fique longe dos animais: eles são especialmente vulneráveis a receber a essência do Podre.

Terceira regra

Não use luz elétrica, pois o demônio precisa das sombras artificiais e não naturais pra se movimentar.

Quarta regra

Não machuque o podre física ou verbalmente, pois qualquer tipo de violência o mantém mais forte.

Quinta regra 

Não chame o mal pelo nome. Uma maneira de atrair o mal para perto é simplesmente chamá-lo pelo nome, e é por isso que nomes para o diabo, como Lúcifer, Azrael, Satanás, Belzebu, não devem ser usados.

Sexta regra

Não use armas de fogo. A violência alimenta o mal que possui o Podre e o uso de armas de fogo próximo a um possesso simplesmente o torna mais forte. 

Sétima regra

Não tenha medo, principalmente de morrer. O encarnado tenta manipular tudo ao seu redor, aproveita o medo da morte de todos que estão por perto. E uma vez que perdem o controle, são vítimas fáceis da possessão.

Você ainda baixa filmes na internet?

5/ 5 (3 classificação)

O Roku Express é a maneira mais fácil e barata de transformar sua TV em Smart TV de verdade. Basta plugar e ativar pra você ter acesso a milhares de filmes e séries.

A cabra está possuída?

Ruiz e a esposa descobrem algo estranho no comportamento de uma das cabras. Ambos estão convencidos de que o espírito maligno possuiu o animal e, portanto, querem matá-lo.

Ele aponta uma arma para o bicho, que simplesmente se aproxima ainda mais dele, como se estivesse provocando-o para atirar. O possuído não pode ser morto com balas, e o uso da pólvora permite que o mal se apodere do atirador com mais facilidade. 

O que acontece com Ruiz e esposa?

Antes de atirar na cabra, a esposa de Ruiz traz um machado e avisa ao marido para não matar o demônio com uma arma, alegando que os dois precisam tomar cuidado, sobretudo porque ela está grávida.

Mas o homem atira na cabra mesmo assim. Logo em seguida, a esposa o mata com o machado, e depois golpeia o próprio rosto. Todos os assassinatos ocorrem em questão de minutos, pois o demônio possui cada um deles.

Como Pedro espalha o mal sem querer?

Pedro e Jaime sabem que não podem levar nada de casa ao sair, mas sem se dar conta, o mal já contaminou suas roupas.

Quando o primeiro vai à cidade avisar a ex-mulher Sabrina (Virginia Garófalo) e o atual marido Léo (Federico Lizz) do perigo, ninguém parece acreditar. Ele imediatamente fica nu, mas antes de queimar as roupas, o cachorro da casa as fareja. 

A presença do demônio só é percebida depois que o cachorro agarra a filha de Sabrina pelo pescoço e foge. Leo segue o bicho enquanto Pedro fica gritando com ele, dizendo para não atirar no cachorro. Mas ele atira.

A menina sobrevive?

Não, mas o demônio que entrou no corpo dela retorna sorrindo como se nada tivesse acontecido. A diabinha sussura no ouvido de Sabrina, dizendo que Leo a matará com o carro, o que realmente acontece em seguida. 

Pedro e Sabrina foram casados?

Alguns detalhes sobre a família são revelados, a começar pelo fato de que Pedro e Sabrina se divorciaram depois de uma relação complicada.

Ficamos sabendo que o filho primogênito deles, Jair (Emilio Vodanovich), é autista e por isso Pedro quis matá-lo desligando o aparelho que mantinha o menino vivo na infância, mas o ato foi flagrado pelo resto da família. 

Os dois culpavam um ao outro pela condição de Jair e Sabrina começou a ter casos com outros homens. 

Quem é Mirta?

Mirta é uma mulher experiente no assunto “apodrecido” que percebe a presença do mal onde os outros não veem, além de ter uma compreensão profunda da natureza das trevas que cercam a cidade. 

Sua história está ligada à máquina que pertencia ao “faxineiro” morto, pois ela mesma é uma faxineira que perdeu a fé depois de enfrentar um exorcismo, por isso está determinada a combater o mal.

É claro que há algo sombrio nela, o que a torna tanto uma fonte de segurança quanto inquietação. Mirta está sempre alerta e tem uma convicção tão forte que abala a confiança de Jimmy em suas próprias percepções.

Sabrina sobrevive?

Não. Uma Sabrina possuída e com sangue escorrendo da cabeça aparece na cidade, atraída pelo medo de Pedro em perder as crianças, e leva o menino Santi, literalmente pulando da varanda e fugindo. Mais tarde descobrimos que a demônia devorou o corpo dele.

Por que Jair começa a andar e falar?

Mirta percebe um movimento nas mãos de Jair, que identifica como um sinal de que o mal já entrou no seu corpo, mas ainda não conseguiu atingir a mente por causa do cérebro autista.

Embora Jaime não acredite na mulher quando ela diz isso, sua crença acaba se provando verdadeira, pois Jair entra na casa, pedindo comida à avó. Isso é extremamente assustador, visto que ele não consegue andar ou falar.

O que sai da boca de Jair?

Durante o final de O Mal Que Nos Habita, Pedro volta desanimado para a casa deles na cidade e dá um sorvete para acalmar Jair.  

O menino volta a apresentar sintomas de autismo, e agora Pedro tira um pedaço de cabelo e um colar de crucifixo de dentro da boca do menino. 

Isso deixa claro que Jair foi possuído, matou e devorou a avó num clássico Chapeuzinho Vermelho invertido, pois o cabelo e o colar do crucifixo pertenciam à mulher.

Explicação do final de O Mal Que Nos Habita

O que acontece com o resto da família? Enquanto Pedro e Mirta se dirigem à cidade para encontrar o corpo de Uriel, a mulher tem certeza de que ele deve estar dentro da escola local, pois as crianças e o mal estão sempre atraídos um pelo outro.

Essa suposição também se revelou verdadeira, pois o corpo apodrecido, mas vivo, de Uriel foi realmente encontrado escondido dentro da escola. Mirta inicia o procedimento para matar o corpo possuído, mas agora ela passa a falar diretamente com Pedro, pedindo-lhe que o mate.

Essas palavras chegam à cabeça de Pedro, e quando as crianças possuídas também mentem sobre um machado na sala ao lado, o protagonista deixa Mirta sozinha e vai buscar o machado.

Ele rapidamente descobre que não há arma no local, e o mal aproveita esse momento para matar Mirta e arrastá-la embora. Como o procedimento nunca é concluído, o corpo possuído de Uriel dá à luz um menino, que é o mal na forma de humano.

Pedro consegue vencer o mal?

“Como diz a canção: se você tem medo de cair num buraco, isso abrirá um buraco embaixo de você” – O Mal que Nos Habita.

Apesar dos repetidos esforços de Pedro, ele não consegue proteger a sua família do poder imparável do demônio. O medo de perder os filhos de alguma forma fortalece a entidade malévola, tornando-a mais forte. Em última análise, mesmo na morte, o demônio triunfa, enquanto a bondade permanece obscurecida por trás das lágrimas e da tristeza.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

Você ainda baixa filmes na internet?

5/ 5 (3 classificação)

O Roku Express é a maneira mais fácil e barata de transformar sua TV em Smart TV de verdade. Basta plugar e ativar pra você ter acesso a milhares de filmes e séries.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *