Pular para o conteúdo

Imaculada: entenda o final perturbador do filme

Imaculada (2024/Título original: Immaculate) está chamando a atenção do público por conta das reviravoltas inesperadas. Estrelado pela talentosa atriz Sydney Sweeney, o filme traz uma história insana que se passa em um ilustre convento no interior da Itália.

A obra aborda temas delicados, como o abuso de poder da igreja e o fanatismo religioso. Ao mesmo tempo em que a fé de Cecília é colocada à prova, o longa questiona até que ponto os interesses de uma instituição podem se sobrepor à liberdade e autonomia das mulheres.

O que você vai ler neste artigo:

  • Imaculada Final Explicado
  • Por que Cecília quer ser freira?
  • O que Cecília faz no convento?
  • Quem é a atriz de Imaculada?
  • Por que as freiras são marcadas na sola dos pés?
  • Como Cecília descobre a verdade?
  • Afinal, como Cecilia fica grávida?
  • Por que Cecília vomita um dente?
  • Quem são as freiras que escondem o rosto?
  • O que aconteceu com Isabella?
  • Cecília consegue fugir do convento?
  • Quem é o demônio de Imaculada?
  • Explicação final de Imaculada

Imaculada Final Explicado

Imaculada Final Explicado: Sydney Sweeney vive uma freira em perigo.
Imaculada Final Explicado: Sydney Sweeney vive uma freira em perigo.

Cecília (Sydney Sweeney) é uma mulher americana que acaba de chegar a um convento na Itália. Misteriosamente, dias depois ela descobre que está grávida. O cardeal Franco Merola (Giorgio Colangeli) a trata como a nova Imaculada, anunciando a segunda vinda de Jesus.

A menina passa a ser tratada como realeza, dispensada dos deveres domésticos e com grandes regalias, como banhos demorados e tudo mais. Não demora muito para Cecília perceber que algo de errado não está certo naquele lugar.

Então, vamos nos aprofundar no final chocante de Imaculada para explicar o que aconteceu com Cecilia.

Por que Cecília quer ser freira?

Quando tinha 12 anos, ela quase se afogou em um lago gelado. Depois de sobreviver sete minutos sem batimentos cardíacos, concluiu que Deus a salvou para um propósito maior. É uma motivação coerente? Não.

O que Cecília faz no convento?

A Irmã Isabelle (Giulia Heathfield Di Renzi) é encarregada de apresentar o local à Cecilia. Nas palavras dela: “o convento é como um refúgio para as irmãs mais velhas antes da transição para o céu”. Isso significa que, além dos deveres como lavadeira, noiva de Cristo e açougueira de galinhas, Cecília será responsável pelas idosas. O grupo inclui a Irmã Francesca (Betty Pedrazzi) e algumas figurantes interpretadas pelas próprias avós de Sydney.

Quem é a atriz de Imaculada?

Sydney Sweeney é uma atriz de Hollywood que ganhou bastante visibilidade na série Euphoria (MAX). Ela participou de produções como Madame Teia, Todos Menos Você e Reality, além das séries: White Lotus e The Handmaid’s Tale.

Suas performances foram amplamente elogiadas, o que rendeu à atriz indicações ao Emmy em 2022 em categorias diferentes. No filme Imaculada, além de estrelar como protagonista pela primeira vez no gênero terror, Sydney assumiu o papel de produtora.

Por que as freiras são marcadas na sola dos pés?

_ “Você não acredita em Deus?” – pergunta Cecília

_ “Claro que sim, a vida é tão cruel, só um homem poderia ser responsável”. – Gwen responde sorrindo.

Apenas as freiras que passaram pela experiência genética bizarra do padre Tedeshi (Alvaro Morte) são marcadas com ferro quente na sola dos pés. Por que preencher um formulário para registrar informações da vítima quando você pode torturá-las, não é mesmo?

Como Cecília descobre a verdade?

Cecília começa a juntar algumas pistas: atrás do quadro pendurado na parede do quarto, uma das vítimas do projeto maligno do padre Tedeshi havia escrito um versículo da Bíblia:

“E não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz”.

Em outro momento, irmã Gwen, a mais rebelde e questionadora, comenta que:

“Deus não tem nada a ver com isso!”

– uma dica de que ela sabia muito bem o que acontecia no convento. Prova maior foi que a torturaram, deceparam sua língua e depois a mataram.

Quando Cecília fica presa no terceiro trimestre, ela própria diz à Madre Superiora:

“Isto não é obra de Deus”.

Afinal, como Cecilia fica grávida?

O padre Tedeshi projetou um pedaço do DNA de Jesus encontrado em um dos pregos no qual o filho de Deus foi injustamente crucificado. Ou seja, há mais de 2.000 anos! Como assim?

No laboratório, o vilão carismático de La Casa de Papel mostra os tubos de ensaio e embriões do tipo Faça Você Mesmo. O bonito explica que, embora o processo tenha falhado várias vezes com outras freiras ao longo de 20 anos, a gravidez de Cecilia é o primeiro caso de sucesso.

Vai ser azarada assim lá no inferno, hein, minha filha?

Cecília engravidou sem quebrar os votos de castidade. O estupro não aconteceu, mas a mulher foi violentada de várias formas: fez testes para constatar virgindade, foi obrigada a gestar um filho que não queria e foi “assistida” pela galera do mal inteira durante os exames médicos.

Por que Cecília vomita um dente?

Não sei, mas isso acontece depois da revelação sobre a gravidez, então deve ser um sinal do capeta… Cecília fica, compreensivelmente, mais do que preocupada, passando o resto da gravidez confusa e com desprezo pelo Padre Tedeschi e as freiras do convento.

Quem são as freiras que escondem o rosto?

A irmã Cecília encontra freiras usando máscaras de telas vermelhas, incluindo uma mulher deitada no altar de Cristo. A razão para se diferenciarem das outras nunca é completamente explicada, mas elas podem ser funcionárias do padre Tedeshi no laboratório.

O que acontece a Isabella no final de Imaculada?

Descobrimos o motivo pelo qual Isabella (Giulia Heathfield Di Renzi) não foi com a cara da Cecília desde o início: é porque ela era a “escolhida” para colocar o novo messias no mundo.

Só que a experiência da gestação deu errado por diversas vezes, causando frustração e ciúmes que a motivaram a tentar matar a menina dos ovos de ouro de Tedeshi afogada na banheira. No final de Imaculada, Isabella acabou sendo assassinada por isso.

Cecília consegue fugir do convento?

Com seus piores temores confirmados, Cecília elabora um plano para escapar. Ela supera a aversão de matar galinhas, abate um animal e se banha de sangue.

Em seguida, esconde os restos mortais da ave debaixo da cama e começa a gritar como se estivesse sofrendo um aborto. Nesse momento, o padre Tedeschi hesita, mas acaba acreditando na farsa e a leva a caminho de um hospital.

Mas a Madre Superiora encontra a galinha morta no quarto de Cecília e liga para o padre imediatamente. Ao perceber que foi descoberta, Cecília salta do carro, mas é capturada de volta.

Já no convento, o padre queima as solas dos pés da menina com um ferro de metal em forma de cruz. Em seguida, acontece o catarse final de Cecília, que se transforma da água pro vinho em uma freira vingadora e sanguinolenta.

Quem é o demônio de Imaculada?

O homem é o lobo do homem. Imaculada não é um filme sobrenatural ou de paranormalidade: não há fantasmas, os monstros são homens de carne e osso.

Filmes de terror que abordam temas religiosos podem ser desconfortáveis para muita gente, mas também servem como reflexão crítica e trazem à tona discussões sobre a necessidade de transparência e justiça dentro das instituições.

Por exemplo, casos de possessão demoníaca aconteceram na vida real. Você provavelmente ouviu falar do padre Gabriele Amorth, conhecido como O Exorcista do Papa.

Paralelo a isso, a Igreja Católica foi autora de julgamentos e punições severas contra pessoas acusadas de heresia durante a Inquisição, o que resultou em torturas e execuções que mancharam a imagem da igreja para sempre.

Casos de abusos sexuais envolvendo clérigos também fazem parte do pacote: a revelação de que esses crimes foram, muitas vezes, encobertos por líderes da Igreja, causou grande indignação pública.

Explicação final de Imaculada

Cena final de Imaculada: o parto.
Cena final do filme Imaculada 2024: o parto.

Quando Cecília é examinada pelo Doutor Gallo e Madre Superiora (Dora Romano), o médico sai brevemente da sala e ela aproveita para espancar a Madre até a morte com uma cruz.

Então, a menina se levanta e sai correndo, mas ao fazer isso a bolsa estoura. Nada impede que a futura mamãe estrangule o Cardeal com um rosário…

Depois disso, ela volta para o laboratório do padre Tedeschi com a intenção de queimá-lo. Ele tenta impedi-la, mas a bonita consegue trancá-lo na sala em chamas.

Ele consegue escapar do incêndio, então a cena de perseguição tensa que se segue chega ao ápice quando Cecilia quase escapa por um túnel, mas é puxada de volta por ele.

O padre tenta arrancar o bebê da barriga dela com um bisturi, mas é agredido de volta com uma golpeada do prego, o artefato sagrado, e finalmente morre.

Livre, Cecilia abre caminho para fora do longo túnel das catacumbas e entra em um dia ensolarado encharcado de sangue. Ela não é mais a mesma…

Chega a hora do parto. O grito dela dura o que parece ao mesmo tempo uma eternidade e um instante. É o desabafo do medo, da raiva, da tristeza e da dor que suportou desde que chegou ao convento.

A câmera dá um close no rosto de Cecília nos minutos finais de Imaculada. Não vemos a criança ou o que quer que ela seja, apenas um rosnado estranho, sinal de que há algo de errado com o recém-nascido. Sem hesitar, ela pega uma pedra enorme e o que vemos é uma tela preta. Fim.

Aproveite para ler também:

O Exorcista do Papa: a história real de Emanuela Orlandi


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.