Pular para o conteúdo

Quem é Gabriele Amorth, o Exorcista do Papa?

O novo thriller de terror ‘O Exorcista do Papa’ é estrelado pelo vencedor do Oscar Russell Crowe e é baseado no caso real do padre Gabriele Amorth.

Desde que o mundo conheceu O Exorcista de 1973, os filmes sobre possessão demoníaca se tornaram um clássico do terror.

Então, era apenas uma questão de tempo até que a história do padre Amorth chegasse aos cinemas.

Confira uma breve sinopse do filme (sem spoilers), conheça o verdadeiro exorcista interpretado por Russell Crowe e outras curiosidades.

Trailer e sinopse do filme O Exorcista do Papa

O filme simplesmente tem Russell Crowe no papel principal do padre Gabriele Amorth, teólogo, jornalista, autor de livros e exorcista designado pelo papa.

É um padre astuto, duro e brincalhão que aborda cada nova missão como um pistoleiro. Em vez de armas, rifles e facas de caça, ele tem um kit de exorcismo com crucifixos e água benta.

Seu “cavalo” é uma scooter vermelha e branca que é muito pequena para o corpo do ator e personagem de Crowe, mas é uma piada perfeita por esse motivo.

Dirigido por Julius Avery e inspirado no padre cuja história foi contada em um documentário na Apple TV, o filme segue Gabriele Amorth até uma abadia decrépita na zona rural da Espanha.

A missão é exorcizar um demônio do corpo de um menino.

Quem é Gabriele Amorth na vida real?

Gabriele Amorth foi um sacerdote italiano e exorcista da Igreja Católica que acreditava na existência do mal e da possessão demoníaca. O filme Exorcista do Papa é real.
Créditos da Imagem: Revista SuperInteressante

Sim. Gabriele Amorth foi um sacerdote italiano e exorcista da Igreja Católica que acreditava na existência do mal e da possessão demoníaca.

Segundo contou, realizou mais de 60.000 exorcismos durante sua carreira de mais de 30 anos como exorcista chefe da diocese de Roma.

Também foi fundador da Associação Internacional de Exorcistas e autor de vários livros sobre o tema.

Nascido em Modena, na Itália, em 1º de maio de 1925, o padre Gabriel Amorth foi ordenado sacerdote católico romano em 1954.

Em 1986, recebeu o título de exorcista sob a tutela do Exorcista Chefe Servo de Deus Candido Amantini, ele próprio um mestre exorcista.

Junto com o Padre Rene Chenessau, Padre Amorth também fundou a Associação Internacional de Exorcistas, reconhecida pelo Vaticano, com sede em Roma, em 1990.

O ator Russell Crowe disse à Australian Corporation que, enquanto pesquisava para o papel, soube que o padre encaminhou muitos pacientes para tratamento com medicina tradicional.

O padre dizia que a possessão demoníaca era um fenômeno real e que muitas doenças mentais e físicas poderiam ser atribuídas a ela.

Para ele, o diabo poderia possuir objetos e lugares também.

Gabriele Amorth faleceu em 2016, um dos principais exorcistas da Igreja Católica que inspirou o personagem do padre Merrin no romance de William Peter Blatty, em O Exorcista.

Adolph Hitler, Stalin, JK Rowling e prática de ioga

Embora o padre Gabriele fosse claramente apaixonado pela profissão, isso o levou a algumas afirmações bizarras sobre eventos mundiais e cultura popular.

Por exemplo, Amorth disse à Rádio Vaticano em 2006 que acreditava que o líder nazista Adolf Hitler e o ditador soviético Josef Stalin estavam ambos possuídos pelo demônio.

Em uma conferência em 2011, ele denunciou a ioga como “obra do diabo” porque leva as pessoas ao hinduísmo e a outras religiões que acreditam em reencarnação.

Também alegou que o diabo está presente na série de livros Harry Potter de JK Rowling, porque a trama gira em torno da magia.

O filme vai ter sequência?

Garoto possuído no filme O Exorcista do Papa
Garoto possuído no filme O Exorcista do Papa

Embora tenha falecido aos 91 anos em 2016, a natureza bem documentada da trajetória do padre como exorcista garantiu um amplo material para os cineastas brincarem.

Isso pode até resultar em uma sequência, como sugerido pela cena final de O Exorcista do Papa.

Embora o padre Gabriele Amorth que inspirou O Exorcista do Papa possa ser visto como um personagem controverso, sua dedicação e crença à prática do exorcismo deixaram um legado duradouro para a Igreja Católica e cultura popular em geral.

Perguntas frequentes

1. Onde assistir a ‘O Exorcista do Papa’?

O filme está disponível para aluguel no Prime Video, Google Play Filmes e Apple TV.

2. Qual a classificação indicativa do filme?

16 anos.

3. Qual o nome do documentário do padre Gabriele Amorth na Netflix?

O documentário O Diabo e Padre Amorth é transmitido na Apple TV. No entanto, se você está procurando algo semelhante na Netflix, vai ficar impressionado com a série Eu Vi.

4. Há padres exorcistas famosos no Brasil?

Sim, existem exorcistas no Brasil. O exorcismo é um ritual realizado por muitas religiões, incluindo o cristianismo, e é a prática de expulsar espíritos malignos ou demônios de uma pessoa ou lugar.

Embora seja um assunto controverso, algumas igrejas católicas e evangélicas no Brasil possuem exorcistas designados para a função, geralmente em casos de suposta possessão demoníaca.

No entanto, muitas organizações religiosas não acreditam em possessão demoníaca e não realizam exorcismos.

5. O exorcista de 1973 é baseado em uma história real?

Sim, o filme é baseado no livro de mesmo nome, que por sua vez foi inspirado em um caso real de exorcismo ocorrido em 1949. O caso real aconteceu com um garoto de 14 anos que supostamente foi possuído por um demônio e passou por vários exorcismos realizados por padres da Igreja Católica. Atraiu muita atenção da mídia na época e é considerado um dos mais famosos de exorcismo na história.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.