Pular para o conteúdo

Fleabag é uma comédia constrangedora e hilária

Revista de Entretenimento

Poucas séries conseguem ser perfeitas. Talvez nenhuma. Mas Fleabag (2016/Prime Video) se aproxima muito dessa marca. Escrita, produzida e dirigida por Phoebe Waller-Bridge, a comédia britânica é impressionante em termos narrativos.

Não é para menos que o nome da atriz e roteirista está crescendo cada vez mais no meio cinematográfico. Além de Fleabag, a inglesa é a criadora da ótima Killing Eve e também de Crashing, ambas disponíveis na Netflix.

>>> O que você vai ler neste artigo:

  • Fleabag Final Explicado
  • Quem é Fleabag?
  • O que acontece com Claire e Klare?
  • Qual é o significado da raposa?
  • Quais os nomes dos personagens?
  • O casamento do pai é feliz?
  • O que há de errado com o filho de Martin, Jack?
  • O que significa a arte da madrasta pervertida?
  • Como Fleabag superou a morte de Boo?
  • O que acontece com o padre?
  • Quebra da quarta parede em Fleabag

Fleabag Final Explicado

Fleabag, série Prime Vídeo é uma comédia ácida que usa recursos como a quebra da quarta parede no cinema.

Criada a partir de um monólogo feito para o teatro, a série conta a história de uma mulher (Phoebe Waller-Bridge), uma jovem adulta lidando com problemas quase universais sob o ponto de vista feminino: relacionamento, frustração se.xual, profissional e conflitos familiares.

Ela vive em Londres, administra um café que está quase falindo e está tentando, sozinha, superar as dores da vida. No meio de tudo isso, vemos Phoebe se relacionar com a tensa irmã Claire (Sian Clifford), uma executiva de sucesso, o cunhado escroto Martin (Brett Gelman).

O pai é interpretado por Bill Paterson, tem também a madrasta megera, papel da sensacional Olivia Colman, ganhadora do Oscar de melhor atriz este ano pelo longa A Favorita.

Essa é apenas a sinopse de uma série com apenas duas temporadas de seis episódios cada. Mas é difícil falar sobre os motivos de Fleabag ser tão boa, porque parte da qualidade da série é saber falar com o público de maneira ímpar.

Quem é Fleabag?

Ela mesma diz:

“Eu sou uma mulher gananciosa, pervertida, egoísta, apática, cínica, depravada, moralmente falida que nem consegue se chamar de feminista”.

Ao longo da série, Fleabag prova esses traços várias vezes com uma sagacidade sombria que a torna totalmente atraente. No fundo, a história é magnética porque é inteiramente dela, incluindo todas as decisões terríveis e segredos sombrios.

A autonomia distorcida é refrescante, poderosa e feminista. Raramente é permitido às mulheres exibir um comportamento tão obsceno, agressivo e independente, na vida real ou na televisão…

Ao mesmo tempo em que é simpática, Fleabag gosta de apontar os defeitos dos outros e, nem sempre ela é fácil consigo mesma. Lutando por um namoro moderno, também é assombrada pela morte recente da melhor amiga.

Fleabag é charmoso e abertamente fala sobre sexo, tristeza, solidão e frustrações financeiras.

Bridge desenvolve um trabalho incrível ao fazer os espectadores sentirem que estamos ali com ela em cada humilhação e percepção sombria, com destaque para um humor extremamente inteligente e estúpido.

O que acontece com Claire e Klare?

Claire tem uma das evoluções mais interessantes da série, porque ela começa como uma mulher tensa, presa em um casamento infeliz, mas depois encontra o amor e decide sair do casamento.

Ela abandona o casamento do pai para tentar alcançar Klare antes que ele pegue o avião de volta para a Finlândia. Não sabemos se o casal encontra a felicidade juntos, mas é possível perceber como um aumenta a confiança do outro.

Qual é o significado da raposa?

Na segunda temporada de Fleabag, o Padre (Andrew Scott) sempre fala do medo que tem das raposas, como isso o atormentou por toda a vida, bem antes desse caso começar. Enquanto toma uma bebida no pátio da igreja, o homem fica constantemente paranoico com o barulho dos arbustos.

A própria Fleabag sugere que talvez haja uma ligação entre as raposas, o celibato e os sentimentos conflitantes dele sobre a fé.

No final da série, depois de declarar que vai permanecer fiel à fé religiosa, a raposa segue o padre de perto. É a forma de Waller-Bridge mostrar que, embora ele esteja comprometido com a religião, suas dúvidas e desejo por um relacionamento íntimo vão continuar a assombrá-lo.

Quais os nomes dos personagens?

Nem todos os personagens de Fleabag têm nomes reais. Alguns permanecem sem nome e isso gera outra camada de mistério a personagens complexos, como: +a madrasta, o padre, o pai, etc. Os espectadores muitas vezes se perguntam se há significado no nome Fleabag. Embora o nome pareça aleatório, Pheobe Waller-Bridge tem um motivo pessoal que aproxima a personagem da criadora.

O casamento do pai é feliz?

No episódio final de Fleabag, o pai dela está com dúvidas sobre prosseguir ou não com o casamento, então ela o traz de volta para a cerimônia. Ele acha que a madastra o faz feliz, mas há vários indícios de uma parceira controladora e narcisista que tenta fazê-lo sentir que ela é a melhor opção para ele. Será que esse casamento vai prosperar ou fracassar? Não sabemos.

O que há de errado com o filho de Martin, Jack?

Jack definitivamente tem um comportamento estranho por causa da obsessão pela madrasta, Claire. Ele até desejou que ela largasse o pai dele. A história de Jack não é muito explorada, então muita gente se pergunta se ele tem algum trauma não resolvido.

Não sabemos nada sobre a mãe de Jack, por que ela e Martin se separaram, ou mesmo se ela ainda está viva. Tudo isso deixa a gente sem entender por que Jack não tem as habilidades sociais que um adolescente da idade dele deveria ter.

O que significa a arte da madrasta pervertida?

As obras de arte da madrasta nunca são discutidas diretamente. Sua arte geralmente gira em torno de sexo e sexualidade, às vezes parecendo bem progressista e saudável, outras vezes parecendo obcecada por pintos.

Em muitos momentos, ela é a personagem mais irritante, sempre se achando muito importante por causa da sua arte e falando o tempo todo sobre como suas exposições sexuais foram recebidas nos EUA e no Japão. É sobre poder, feminilidade ou ambos? Não sabemos.

O que diz o monólogo de Fleabag?

O monólogo de Fleabag é o texto base de todos os diálogos da série. Aqui vai uma pequena amostra:

“Eu administro um café com tema de cobaia. Mas está sem dinheiro e vai fechar a menos que um cheque caia do céu ou um banqueiro venha na minha bunda, mas nada disso vai acontecer, e não quero dignificar o banqueiro com uma menção adequada então não vou falar sobre ele ou como às vezes gostaria de poder confessar que não tenho moral e apenas deixá-lo gozar na minha bunda por dez mil libras, mas aparentemente ‘não devemos fazer isso’, então tudo bem. Eu não vou. Mesmo que isso resolvesse tudo. Eu não vou. Mesmo que eu pudesse”.

Como Fleabag superou a morte de Boo?

Na 2ª temporada de Fleabag, a ausência de Boo é notada, mas a série perde o foco em como ela continua a lamentar sua perda. O programa escolheu focar nos desejos do padre e Fleabag de ir atrás dele, e essa lacuna narrativa intencional desencadeou muitas questões.

Será que Fleabag encontrou um novo mecanismo de enfrentamento saudável? A falta de encerramento adiciona complexidade emocional à trama, tornando a ausência de Boo um tema persistente, dada a sua presença na primeira temporada de Fleabag .

O que acontece com o padre?

“Isso vai passar”.

O final doloroso do relacionamento de Fleabag com o padre foi agridoce. Uma das falas mais memoráveis ​​​​em um final perfeito para a 2ª temporada foi “Isso vai passar”, dita por ele quando ela confessou que o amava.

A frase estava aberta a inúmeras interpretações: será que a dor emocional algum dia diminuirá ou a própria vida passará rápido? Fleabag não mostrará o personagem titular se recuperando de um desgosto ou ela e o Padre encontrando o caminho de volta um para o outro.

Quebra da quarta parede em Fleabag

Outro diferencial de Fleabag é o uso liberal de quebra da quarta parede. Um relacionamento genuíno é estabelecido entre ela e a câmera por meio de passagens hilárias.

As quebras da quarta parede são uma forma inteligente de entender a personagem principal. Enquanto Fleabag luta para expressar sentimentos, essa técnica nos dá uma visão do que ela realmente quer dizer, que muitas vezes é o oposto do que ela fala.

Quando admite que está apaixonada pelo Padre, é um grande avanço, depois de anos em relacionamentos sem sentido, focados apenas no sexo e em casos de uma noite. Finalmente, Fleabag está se abrindo e permitindo que alguém entre na sua vida.

Então, finalmente não precisa mais das quebras da quarta parede. Ela não precisa mais confiar no público, e, ao balançar a cabeça, nos diz que é aqui que ela nos deixa. Fleabag se despede e segue em frente, encarando a dor em vez de se esconder.

O final da série é muito sutil, conforta o espectador ao mostrar que, embora ela e o Padre tenham um longo caminho pela frente, estão evoluindo. O Padre continuará questionando o celibato, mas por enquanto está em paz com isso.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

  • Terceira Pessoa: Entenda o final
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Terceira Pessoa (2014, MAX) é um filme de drama romântico escrito e dirigido por Paul Haggis. Ele conta três histórias de amor que se passam em três partes diferentes do mundo. Mas será que as peças desse quebra-cabeça se encaixam perfeitamente? Vamos analisar a narrativa complexa do filme e… Leia »Terceira Pessoa: Entenda o final
  • O Assassino do Calendário: Quem é?
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO O Assassino do Calendário (2025, Prime Video) é um thriller psicológico dirigido por Adolfo J. Kolmerer que apresenta Klara, uma mulher marcada para morrer. Amedrontada e sozinha, ela encontra em Jules, um atendente de uma linha de ajuda, sua única esperança. Mas a noite se transforma em um… Leia »O Assassino do Calendário: Quem é?
  • O Domingo das Mães: Jane é escritora?
    Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO O Domingo das Mães (2021, Prime Video) é um drama britânico dirigido por Eva Husson, ambientado na Inglaterra pós-Primeira Guerra Mundial que conta a jornada de Jane Fairchild, uma jovem órfã que trabalha como empregada doméstica. Em um fatídico domingo, um encontro secreto dela com o amante desencadeia… Leia »O Domingo das Mães: Jane é escritora?
Fleabag
fleabag revista de entretenimento

Director: Phoebe Waller-Bridge

Classificação do editor:
5