Pular para o conteúdo

Filme que Robin Wright atua e dirige fala de cura, autodescoberta e sobrevivência

A atriz Robin Wright começou a se dedicar à direção em vários episódios de “House of Cards”, a série da Netflix em que interpretou a esposa de um político.

Agora, no filme Um Lugar, também na Netflix, ela atua e dirige a si mesma como uma mulher que abandona tudo e se muda para uma cabana remota nas profundezas das Montanhas Rochosas, no Canadá.

Mas por que alguém sem nenhum conhecimento de sobrevivência na selva ficaria isolada, sem celular, sem computador, sem transporte?

A personagem Edde tem apenas uma muda de roupas e alguns enlatados e está embarcando deliberadamente em uma marcha longa, lenta e dolorosa rumo ao sofrimento inevitável ou até mesmo à morte.

Luta pela sobrevivência ou suicídio?

Com o diretor de fotografia Bobby Bukowski capturando habilmente a maravilha épica dos arredores, bem como as condições brutalmente punitivas, Um Lugar carrega uma intensidade única.

Edee corajosamente tenta aprender como caçar, capturar e pescar, raciona suprimentos de comida e tenta manter a cabana quente e seca à medida que o inverno se aproxima. Mas ela não é páreo para as condições – ou para o urso que ataca o local quando está em busca de alimento.

Lobos correm pela janela à noite. Um urso saqueia a cabana. Ela fica sem comida e combustível para o fogão. Essas cenas são tão básicas que chegam a ser banais, mas é o imediatismo que conta.

Quando confrontado com uma depressão debilitante, até o nascer do sol pode parecer assustador – embora você raramente tenha visto algo tão lindo quanto este.

Com o coração partido, morrendo de fome e congelando, ela está às portas da morte quando acontece uma espécie de milagre: um caçador chamado Miguel (Demián Bichir) e uma enfermeira chamada Alawa (Sarah Dawn Pledge) a encontram e prestam socorro, permanecendo com ela durante uma longa e árdua recuperação.

Alawa desconfia da estranha solitária que se recusa a ir ao hospital e oferece poucas informações sobre a sua situação. Edee é algum tipo de fugitiva? Miguel se oferece para ensinar habilidades de sobrevivência a Edee se ela estiver disposta a deixá-lo voltar de vez em quando.

“Por que você me ajudou?” —Edee pergunta.

“Você estava no meu caminho”, vem a resposta calma, que é tão simples e tão profunda ao mesmo tempo.

Robin Wright: Desafios durante a filmagem

As gravações aconteceram nas Montanhas Rochosas: a natureza desempenha um papel fundamental na história, e a escolha de locação foi essencial para transmitir a autenticidade da experiência de Edee.

Robin Wright e a equipe enfrentaram condições adversas durante as filmagens. Ela dormia em um trailer próximo à cabana da personagem e as cenas com sua respiração visível no ar eram reais devido ao frio intenso no local.

Os ursos verdadeiros visitaram o set. Isso adicionou um elemento de surpresa e emoção à produção. A equipe contava com um especialista em ursos para garantir a segurança no set.

Quanto à cena com o urso, embora a equipe não tenha utilizado um urso real, ela riu da ideia de tentar incluir um urso treinado no set.

Alternando entre atuar e dirigir, Robin Wright descreve que teve uma equipe de produtoras que a apoiaram e a ajudaram a equilibrar suas responsabilidades, o que tornou o processo mais suave.

O filme oferece uma visão única da relação entre o ser humano e a natureza, juntamente com os desafios enfrentados durante as filmagens, tornando-o uma experiência de cinema intrigante e envolvente.

Seja qual for a sua bagagem, Um Lugar oferece uma oportunidade de introspecção e conexão – com o personagem de Wright, é claro, mas também com Miguel. Vale a pena assistir.

Veja também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.