Mas o pobre homem está pensando em ganhar o máximo de tempo possível para encontrar uma companheira e evitar que isso aconteça.
A sociedade retratada no filme tem regras rigorosas e normas que valorizam a vida em casal, considerando isso como o padrão ideal de existência. A proibição de ficar sozinho é uma imposição social que reflete a crença de que a verdadeira realização e significado da vida só são alcançados por meio de relacionamentos românticos.
O cadeado na calça de David simboliza a restrição da liberdade individual e a negação dos seus impulsos solitários. Ao ser privado da autonomia sobre o próprio corpo, ele enfrenta uma punição que reforça a ideia de que a sociedade está disposta a usar métodos extremos para garantir a conformidade com as regras.
Aqueles que não conseguem encontrar um parceiro dentro de 45 dias são forçados a participar de um peculiar programa de caça. Na floresta, eles têm de atiram em pessoas solitárias que não concordam com o sistema. Quem conseguir acertar, ganha mais tempo no hotel para encontrar um par e escapar de virar um animal.
Os hóspedes do hotel tendem a escolher parceiros com quem compartilham traços superficiais. Então, o homem finge que o nariz sangra para poder estabelecer uma conexão com uma mulher cujo nariz realmente sangra.
Nesse caso, a coincidência de ambos os personagens terem episódios de sangramento nasal é vista como uma característica em comum que justifica a formação do relacionamento.
No entanto, a situação é ironicamente exagerada quando um dos personagens precisa falsificar a crise para atender a essa expectativa social.
Talvez essa seja a parte mais hilária do filme, mas é difícil apontar o que é mais cômico. Em “O Lagosta”, é uma regra que casais que estão brigando muito sejam obrigados a ter filhos como uma medida para fortalecer a relação.
A lógica por trás dessa regra reside na crença de que a responsabilidade compartilhada da parentalidade distrairá os casais de suas diferenças e proporcionará uma base mais sólida para o casamento.
Essa abordagem extrema ilustra a visão distorcida e absurda do filme sobre as expectativas sociais em relação ao amor e ao casamento.
David conquista a Mulher Sem Emoção, interpretada por Angeliki Papoulia, por meio de um ato peculiar. Ele finge que compartilha uma característica específica com ela: a indiferença (ela é cruel, fria e destemida caçadora).
Na cena da hidromassagem, ele a ignora enquanto ela simula um engasgamento. Ali, a mulher percebe que ambos têm “algo em comum”. Não demora muito para selarem o casamento.
Entretanto, quando os dois estão morando juntos, ela mata o cachorro, ou seja, o irmão de David. É aí que o bicho pega: David é flagrado chorando, ou seja, tendo emoções. Então, a Mulher resolve denunciá-lo à gerente do Hotel.
Para impedi-la de fazer a denúncia, ele a leva para a sala de transformação. Não vemos o que acontece lá, mas no pensamento popular ela se torna um coelho.
Agora, lembre-se, a mulher não tem emoções e tem sido uma excelente caçadora de Solitários. Transformá-la em um coelhinho inofensivo faria com que se tornasse a caça, seu pior medo.
O outro ângulo disso é que David mata a Mulher Sem Emoção e se livra dela. Ele talvez a tenha chutado até que morra lenta e dolorosamente.
David foge do hotel e se junta aos solitários na floresta, que também têm suas próprias regras rígidas: não é permitido romance em nenhuma circunstância.
David, sendo míope, conhece uma mulher míope sem nome (Rachel Weisz), e com essa característica comum, eles iniciam um relacionamento secreto e desenvolvem uma conexão real.
A dupla é enviada à cidade em algumas missões, onde precisam fingir ser um casal, algo de que gostam em segredo. Enquanto começam a planejar uma fuga, a líder dos solitários (Léa Seydoux) descobre o plano de David.
Como punição, cegam completamente a Mulher Míope.
A Lagosta é uma sátira que, de maneira subliminar, faz uma crítica à crença de que a vida só atinge plenitude e significado quando se tem um casamento.
No filme, somos transportados para um mundo onde a busca por parceiros atinge extremos extraordinários.
Com frequência, pessoas solteiras e felizes são alvo de comentários negativos. A busca pelo parceiro é considerada um grande marco que, aparentemente, todos devem alcançar.
Muitas sucumbem a essa pressão social e acabam em relacionamentos nos quais não encontram sentido algum.
O filme oferece comentários sobre vários aspectos do comportamento e dos relacionamentos humanos. Aborda tópicos que incluem: pressão social, conformidade, solidão, isolamento, rebelião e a natureza das regras.
David e a Mulher Míope, que agora está cega , tentam encontrar outra coisa em comum, mas não conseguem. Eles escapam dos solitários e se preparam para se misturar à sociedade normal como casal.
No entanto, devido às normas sociais, os pares têm de partilhar uma característica definidora, o que foi bom no caso de David, uma vez que ele e a mulher que ama eram ambos míopes.
Mas agora que o seu parceiro ficou cego, a única opção de David é cegar-se. A verdadeira vitória só aconteceria se David percebesse que a semelhança física não significa nada. Mas ele está longe desse pensamento.
David está tão envolvido em criar outra conexão superficial que não está realmente considerando a ideia do amor verdadeiro… ainda. A ironia, porém, é que ele a ama genuinamente.
Mas para se enquadrar na sociedade (na cidade), ele precisa ser cego de verdade. Então, vai ao banheiro para se cegar com uma faca. Ele está pronto para fazer isso, mas hesita algumas vezes. Enquanto a mulher espera à mesa, a tela escurece e o filme termina.
Você pode até tentar encontrar ou ouvir David ao fundo, fugindo ou gritando de dor. Mas isso não acontece. Em vez disso, David, assim como o público, tem que fazer uma escolha e decidir o seu destino.
Aqui estão alguns filmes dirigidos por Yorgos Lanthimos, junto com seus respectivos anos de lançamento:
Devido à sua atmosfera única, O Lagosta é considerado um dos melhores filmes de comédia de ficção científica de todos os tempos.
Informação | Detalhes Técnicos |
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Filme: | O Lagosta Ano: 2015 |
Título Original: | The Lobster |
Diretor: | Yorgos Lanthimos |
Gênero: | Romance, Comédia, Drama, Made in Europe, Ficção Científica, Mistério & Thriller |
Avaliação IMDB: | 7.1 |
Classificação etária: | 16 anos |
Duração: | 1h 59min |
Elenco: | Colin Farrell, Rachel Weisz, Olivia Colman, Léa Seydoux, Michael Smiley, Ariane Labed, John C. Reilly, Ben Whishaw, Angeliki Papoulia, Jessica Barden, Emma O’Shea, Ashley Jensen, Roger Ashton-Griffiths, Anthony Dougall. |
Onde assistir: | Apple | Netflix |
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
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