Pular para o conteúdo

Paisagem Com Mão Invisível tem humor, Sci-Fi e crítica social

Estamos em 2036 D.C. e os alienígenas não apenas pousaram na Terra, mas causaram grandes mudanças na sociedade. Essa é a premissa de “Paisagem com Mão Invisível” (Prime Video/2023), uma comédia satírica de ficção científica baseada no premiado romance de MT Anderson.

>>> O que você vai ler neste post:

  • Sobre o que é o filme Paisagem com Mão Invisível?
  • Quem ou o que são os Vuvvs?
  • Broadcast Courtship: o Big Brother dos alienígenas
  • Por que os Vuvvs processam Chloe e Adam?
  • A evolução da personagem de Chloe
  • Trailer Paisagem com Mão Invisível
  • Por que Adam rejeita a oferta dos Vuvvs?
  • Crítica Social presente no filme
  • Significado da “Mão Invisível” de Adam Smith

Filme ‘Paisagem Com Mão Invisível’

Qual o significado de 'mão invisível'? Conheça o resumo do filme Paisagem com Mão Invisível FINAL EXPLICADO

Nessa história, o planeta Terra é consumido pela desesperança após uma invasão de alienígenas conhecida como Vuvv.

Não demorou muito para que os humanos desistissem e aceitassem o seu destino nas mãos da nova raça dominadora, permitindo que os aliens controlem tudo, desde a economia até as escolas.

Embora existam pessoas que vivem em cidades que sobrevoam, a maioria é deixada na Terra, lutando para sobreviver sob a nova liderança, uma vez que os empregos e os recursos são escassos.

Então, conhecemos Adam Costello ( Asante Blackk ), um aspirante a artista no ensino médio que começa a gostar da nova garota da cidade, Chloe Marsh ( Kylie Rogers ).

Chloe e a família não têm onde morar, então Adam convida a todos para ficar em sua casa, sem pedir permissão à mãe ( Tiffany Haddish ). Embora a família Costello possa não se dar bem com o pai de Chloe ( Josh Hamilton ) ou com seu irmão ( Michael Gandolfini ), Adam e Chloe iniciam um relacionamento.

Ambos decidem monetizar o romance quando transmitem seus encontros para os alienígenas – que gostam de assistir as relações humanas como uma visão estranha dos reality shows.

Quem ou o que são os Vuvvs?

Os Vuvvs são uma espécie de alienígena, não são criaturas violentas, mas lembram caranguejos eremitas desprovidos de conchas. A comunicação deles acontece por meio do atrito das mãos em forma de pás.

Com tecnologia avançada, eles tornaram a maioria da população obsoleta. Isso obrigou os seres humanos a recorrer a métodos precários para sobreviver financeiramente.

Broadcast Courtship: o Big Brother dos alienígenas

Quando Chloe precisa encontrar uma maneira de ganhar a vida, tem a ideia do Broadcast Courtship. É um contrato que os humanos fazem com os aliens para permitir ser monitorado em tempo real.

Ela explica a Adam todo o conceito de como o romance humano intriga os alienígenas e como eles gostam de observá-los. Os dois transmitem seu amor colocando um pequeno adesivo em suas testas para que os Vuvvs os assistam de mãos dadas, se beijando e fazendo outras coisas românticas.

Os adesivos também ajudam os Vuvvs a sentir a visão, o som ou o toque que os humanos experimentam. Enquanto Adam parece perturbado com o fato de outras pessoas assistirem seus momentos privados, Chloe está levando de boa.

O confronto de Adam com Chloe no baile o deixa em uma posição estranha que arruína ainda mais o relacionamento deles. Os esforços feitos por Adam para se comunicar abertamente não foram apreciados o suficiente por ela.

Por que os Vuvvs processam Chloe e Adam?

A caída da química de Chloe e Adam torna-se bastante óbvia para os Vuvvs, e ambos são processados ​​por enganá-los com o relacionamento falso. Assim, pedem todo o dinheiro que receberam pela participação da transmissão.

Nesse momento, Chloe pergunta se poderia continuar fazendo o mesmo com outra pessoa que não seja Adam. Isso prova que estava nisso apenas pelo benefício monetário, e quando Adam a pergunta sobre o assunto no caminho de volta, ela o ataca novamente.

A evolução da personagem de Chloe

Chloe se destaca como uma pessoa egocêntrica no início, mas depois sofre múltiplas mudanças conforme os eventos acontecem. É retratada como inconstante e, portanto, desiste facilmente do relacionamento com Adam.

Não reconhece a joia de pessoa que ele é e bagunça as coisas desnecessariamente por capricho. Isso prova como a extorsão dos Vuvvs despertou o instinto primordial de sobrevivência entre os humanos.

A menina agiu de forma egoísta para proteger a si mesma e à família, o que a reduziu a uma mera vítima da capitalização. Porém, ironicamente, sendo vítima da capitalização, idolatrava aquele estilo de vida até certo ponto que a fazia perseguir o dinheiro em vez do amor verdadeiro.

Trailer Paisagem com Mão Invisível

Por que Adam rejeita a oferta dos Vuvvs?

A disputa implacável de Adam com o garoto que ele deveria ser e com a pessoa que ele não reconhece quando olha para dentro é tremendamente agravada pelo estado atual daquele mundo.

Quando Adam rejeita os valores incutidos nele por seus pais e o estado devastado do mundo em busca de conforto materialista, ele essencialmente percebe por que Chloe fez o que fez.

A sequência final de Paisagem com Mão Invisível justapõe uma rebelião esperançosa com pinceladas em uma parede com a aceitação desanimada de como o mundo funciona sob uma autoridade apática.

Crítica Social presente no filme

Existem muitas coisas para entender além da ideia principal sobre países ricos que agem de forma hipócrita, explorando e destruindo culturas estrangeiras com práticas comerciais ruins.

O filme também fala sobre as pessoas que são famosas nas redes sociais, mas de uma maneira diferente do que costumamos ver. Mostra o desejo em transformar suas vidas em “conteúdo” para se destacar no mercado moderno.

Com a automação e as empresas ficando maiores, muitos empregos estão desaparecendo, e os jovens estão tentando usar a única coisa que têm e que não pode ser substituída por uma máquina: sua própria humanidade.

Expor a vida como entretenimento é uma maneira glamourosa, mas ao mesmo tempo triste, uma vez que é preciso se rebaixar para agradar a classe dominante.

Significado da “Mão Invisível” de Adam Smith

Livro A Mão Invisível do Mercado, de Adam Smith

A expressão “mão invisível”, introduzida pelo renomado filósofo social e economista político escocês Adam Smith (1723-1790), é uma metáfora que se tornou uma das mais populares e, ao mesmo tempo, controversas na esfera econômica.

Ele é, muitas vezes, mencionado como o pai da economia moderna ou do capitalismo, delineou essa concepção em obras fundamentais, como “A Teoria dos Sentimentos Morais” (1759) e “A Riqueza das Nações” (1776), bem como em “História da Astronomia”, publicado postumamente em 1795.

Em “A Teoria dos Sentimentos Morais“, Smith cita a “mão invisível” no contexto moral. Ele argumenta que, apesar do egoísmo inerente aos ricos, a busca por interesses individuais, quando conduzida de maneira egoísta, contribui para benefícios coletivos, agindo como uma força “invisível”.

Contudo, críticos argumentam que essa interpretação caricatural omite aspectos políticos e éticos específicos do contexto de Smith. Uma revisão mais profunda das ideias de Smith sugere uma ligação mais estreita entre suas obras.

Se gostou de Paisagem com Mão Invisível, aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
  • Por que The Housemaid terminou de forma trágica?
    Em The Housemaid (2010/Prime Video), ou A Empregada, em português, nos deparamos com a dinâmica complexa de uma família rica e seus empregados. O filme do diretor Im Sang-soo é um remake do original lançado em 1960 (com direção de Kim Ki-young), uma das obras mais importantes e influentes da história do cinema sul-coreano e… Leia »Por que The Housemaid terminou de forma trágica?
  • O Talentoso Ripley Final Explicado
    Nos últimos anos, uma onda de thrillers, dramas, comédias de humor ácido e estudos de personagens envolvendo pessoas queer em atividades criminosas tem conquistado os cinéfilos. Por exemplo, O Talentoso Ripley, filme de 1999 que agora está disponível no catálogo da Netflix, tem as mesmas características que resultou no sucesso estrondoso de Saltburn. O filme… Leia »O Talentoso Ripley Final Explicado
  • Quem é o assassino em A Estranha Perfeita?
    A Estranha Perfeita é um thriller psicológico de 2007 estrelado por Bruce Willis e Halle Berry disponível na Netflix. A premissa do filme envolve Rowena Price como uma jornalista que se disfarça para solucionar o misterioso assassinato de uma amiga de infância. A história brinca o tempo todo ao apontar os suspeitos, engana propositalmente o… Leia »Quem é o assassino em A Estranha Perfeita?
  • Desvendamos Rebel Moon Parte 1 e 2
    Uma narração lida por Anthony Hopkins logo no começo de Rebel Moon informa aos espectadores que o filme é basicamente Star Wars 2.0: “Um governante tirânico chamado Regente Balisarius do “Mundo Mãe” está tentando reprimir as forças rebeldes que ameaçam usurpar seu governo… No desfecho de Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo,… Leia »Desvendamos Rebel Moon Parte 1 e 2
  • O Exorcista – O Devoto Explicado
    O Exorcista de William Friedkin, lançado em 1973, é um marco indiscutível do terror cinematográfico. Com uma bilheteria impressionante e influência que transcende gerações, o filme se tornou um clássico instantâneo. Agora, décadas depois, surge O Exorcista – O Devoto (2023/Prime Video), uma sequência que busca honrar o legado do original, mas parece falhar em… Leia »O Exorcista – O Devoto Explicado