Pular para o conteúdo

Experiências Ibiapaba reanima turismo na região

UBAJARA. O lançamento de um projeto com potencial para transformar a serra da Ibiapaba em uma região que será lembrada por uma metamorfose sem precedentes aconteceu 3 de fevereiro, em Viçosa do Ceará;

no dia 23 de Março em Tianguá; e no dia 24 de Maio, em Ubajara: “EXPERIÊNCIAS IBIAPABA.

O evento aconteceu no Castelo Club com apresentação do jornalista Almir Gadelha e participação especial do grupo de reisado Zabumbá na abertura.

A noite contou com a presença da sociedade civil, lojistas e diversas lideranças, entre elas: Francisco Magalhães, articulador da regional Ibiapaba, Márcia Pereira, gestora do SEBRAE, Renê Vasconcelos, prefeito de Ubajara, Glauber Sousa, secretário de Turismo; Lucivanda Fernandes, presidente da Rota Mirantes da Ibiapaba, Gilson Mota, chefe do Parque Nacional de Ubajara, entre outras.

O que é o programa Experiências Ibiapaba?

Experiências Ibiapaba é fruto de um conjunto abrangente de consultorias, treinamentos e acompanhamentos técnicos promovidos pelo SEBRAE Ceará em parceria com a agência Nova Letra, Rota Mirantes da Ibiapaba, além do apoio das prefeituras.

O objetivo principal dessa iniciativa é destacar a importância da região — tanto turística quanto econômica —  ao mesmo tempo em que fortalece a imagem de experiências únicas presentes em cada cidade.

Sob o lema “um destino para todos os sentidos”, a campanha Experiências Ibiapaba revela um território repleto de possibilidades, emoções e vivências turísticas inigualáveis.

Mais desenvolvimento para Ubajara

Teleférico de Ubajara: bondinho que dá acesso à Gruta.
Teleférico de Ubajara: bondinho que dá acesso à Gruta. FOTO ARQUIVO EXPERIÊNCIAS IBIAPABA

O turismo é uma atividade econômica muito potente, porque o aumento do fluxo de turistas traz benefícios, como:

  • estímulo ao empreendedorismo local;
  • crescimento do setor de serviços;
  • empregos;
  • desenvolvimento socioeconômico
  • e muitos outros.

Para ficar mais claro, saiba o que uma cidade do interior tem a ganhar quando abraça uma proposta colaborativa de turismo, como é o caso do Experiências Ibiapaba:

Diversidade de atrações

Cada cidade tem o próprio patrimônio cultural, eventos, belezas naturais e equipamentos.

Assim, é possível oferecer uma variedade maior de atrações e, ao mesmo tempo, aumentar o tempo de permanência dos turistas na região.

Roteiros temáticos

As cidades podem criar roteiros personalizados que destacam os diferenciais de cada uma delas.

Por exemplo, enquanto uma está mais qualificada como turismo histórico, outra apresenta mais força na gastronomia, etc.

Marketing conjunto

A cooperação entre as cidades permite que os interessados realizem ações de marketing coletivo para alcançar um público maior e fortalecer a imagem da região como um todo.

Serviços compartilhados

As cidades também podem compartilhar recursos e infraestrutura.

Isso inclui a criação desenvolvimento de rotas de transporte integradas, compartilhamento de eventos e festivais, e até mesmo a cooperação na oferta de serviços como hospedagem, restaurantes e atividades de lazer.

Quem ganha com isso?

Quando o fluxo de turistas aumenta na cidade, TODO MUNDO ganha.

Vídeo publicitário: Ubajara

Confira outros vídeos e o acervo fotográfico no site https://experienciasibiapaba.tur.br/

Como incentivar o turismo na sua cidade

Um projeto dessa natureza tem tudo para dar certo quando a sociedade está unida e engajada. Confira o que você pode fazer como cidadão e cidadã ubajarense:

letreiro na entrada da cidade de Ubajara mostra nome do município

Fale para amigos e familiares

Compartilhe suas experiências e entusiasmo sobre a cidade com amigos, familiares e colegas de trabalho.

Recomende lugares para visitar

Sugira aos visitantes atividades interessantes para fazer e destaque os encantos únicos da região: o boca a boca é uma forma poderosa de promover o turismo local.

Siga Experiências Ibiapaba nas redes sociais

Além do portal, Experiências Ibiapaba tem perfil no Instagram e Facebook [ @experienciasibiapaba ] Compartilhe imagens, vídeos e histórias inspiradoras sobre a cidade nas redes sociais.

Use hashtags relevantes

Mostre os pontos turísticos, as belezas naturais, os eventos locais e a cultura da região e marque páginas de turismo para ampliar o alcance das publicações.

Participe de eventos locais

Prestigie os eventos e festivais organizados na cidade. Isso demonstra apoio à comunidade e ajuda a impulsionar o turismo local.

Não se esqueça de convidar amigos e familiares para participar das celebrações e, assim, criar um ambiente vibrante e acolhedor.

Avalie e compartilhe experiências

Após visitar estabelecimentos locais, como restaurantes, hotéis ou atrações turísticas, deixe avaliações positivas em sites de viagens, como o TripAdvisor.

Lembre-se de que seu entusiasmo genuíno e amor pela cidade são contagiantes para o programa Experiências Ibiapaba bombar!


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *