Pular para o conteúdo

Enxame é baseada na vida real? Saiba o que é fato, fake e ficção

Se você viu a nova série no catálogo Prime Video deve estar se perguntando: Enxame é baseada na vida real?

Caso não tenha assistido ainda, estamos falando do suspense psicológico sobre uma jovem obcecada por sua musa pop e como isso a faz cometer crimes inimagináveis.

É estrelada por Dominique Fishback como Dre e Chloe Bailey como sua irmã Marissa. A estrela Ni’Jah é interpretada por Nirine S. Brown.

Continue a leitura para saber tudo sobre a verdadeira história por trás da série e o envolvimento de Beyoncé.

Enxame é baseada na vida real?

Cada episódio de Enxame abre com a mensagem:

“Esta não é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com pessoas reais, vivas ou mortas, ou eventos reais é intencional.”

A série narra a história de Dre, que começa uma onda de assassinatos porque acredita estar protegendo Ni’jah, estrela pop por quem se tornou obcecada.

Ni’jah é supostamente inspirada em Beyoncé. Os fãs obstinados de Ni’jah são conhecidos como Killer Bees (Abelhas Assassinas), enquanto os de Beyoncé são chamados de Beyhive (algo como Colmeia).

Durante uma entrevista à Shondaland, a roteirista Nabers revelou que o primeiro episódio de Enxame foi inspirado em um caso que aconteceu na internet. Só que envolve FAKE NEWS.

O episódio em questão envolvendo Beyoncé foi um rumor bizarro que tomou conta da internet em 2016. O boato dizia que uma fã havia se suicidado após o lançamento de Lemonade, álbum da cantora.

Mais tarde, a notícia foi confirmada como uma farsa. Portanto, apesar das afirmações na abertura dos episódios e das muitas semelhanças entre Ni’jah e Beyoncé, Enxame não é, exatamente, baseada em uma história real.

Enxame é sobre os fãs de Beyoncé?

Em alguns momentos, Enxame faz referência aos fãs de Beyoncé.

Duas coisas quase se igualam aos eventos reais. Em uma cena, Dre morde Ni’Jah, que é o que aconteceu com Beyoncé durante uma festa após o show.

Em outro caso, Dre tenta subir ao palco para encontrar sua diva, fato semelhante aconteceu durante um show da cantora em agosto de 2018.

Embora a série não seja baseada em uma história concreta, não é uma obra de ficção completa. É quase um alerta para fãs não irem longe demais.

Afinal, quantas histórias de pessoas perseguindo celebridades nós conhecemos?

7 Casos em que fãs obcecados cometeram crimes reais

Confira estes casos que aconteceram na vida real.

1. Obsessão por Jodie Foster

Será que Enxame é baseada na vida real? Conheça o caso real de Jodie Foster
Imagem: arquivo

John Hinckley Jr. tentou assassinar o presidente dos Estados Unidos em 1981 para chamar a atenção de Jodie Foster, sua obsessão. Ele alegou que o filme “Taxi Driver”, estrelado por ela, o inspirou a cometer o crime.

2. Morte de Christina Grimmie

A cantora Christina Grimmie, ex-participante do programa “The Voice”, foi assassinada a tiros em 2016 por um fã alucinado que viajou de outra cidade para vê-la em um show. O assassino se matou logo após o crime.

3. Fã que se passou por Justin Bieber

Um homem de 35 anos se passou por Justin Bieber na internet para obter imagens de crianças e adolescentes fazendo atos sexuais. Ele foi preso em 2017 e condenado a 20 anos de prisão.

4. Assassinato de Selena Quintanilla

Selena Quintanilla

A cantora Selena Quintanilla, artista latina mais vendida da década de 1990, teve muitos seguidores e foi nomeada a artista mais vendida da década.

Ela foi baleada no ombro em uma pousada pelo presidente de seu próprio fã-clube por causa de diferenças financeiras e, embora tenha conseguido escapar, foi capaz de mencionar o nome do agressor antes de morrer.

5. Ameaças de morte a Rebecca Schaeffer

A atriz Rebecca Schaeffer foi morta em 1989 por um fã que havia enviado diversas cartas e tentado visitá-la em sua casa. A morte de Rebecca levou à aprovação de uma lei nos Estados Unidos que restringe o acesso público a informações pessoais de celebridades.

6. Assédio a Gwyneth Paltrow

gwyneth paltrow

Um fã obcecado de Gwyneth Paltrow foi preso em 2000 por persegui-la, além de enviar cartas e presentes obscenos. Ele foi condenado a seis anos de prisão.

7. Assassinato de John Lennon

john lennon

O músico John Lennon foi assassinado em 1980 por Mark David Chapman, um fã obcecado que havia viajado para Nova York com o objetivo de matá-lo. Chapman foi condenado à prisão perpétua.

Aqui estão alguns casos que destacam a importância da segurança e privacidade das celebridades, bem como a necessidade de reconhecer e tratar a obsessão de fãs como um problema sério.

Como você viu, Enxame é baseada na vida real apenas no quesito ‘inspiração’ sobre um fato que aconteceu com uma pessoa famosa, mas envolveu a disseminação de notícia falsa.


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
  • Afinal, o que é um Beekeeper?
    Com a direção de David Ayer, o filme Beekeeper: Rede de Vingança (2024/Prime Video) entrega a Jason Statham um papel que é ao mesmo tempo novo e familiar. A jornada de Adam Clay (Jason Statham) tem início como um pacato apicultor na fazenda de Eloise. Contudo, a vida tranquila é abalada quando um grupo rouba… Leia »Afinal, o que é um Beekeeper?
  • The Bye Bye Man é real ou ficção?
    O filme de terror The Bye Bye Man (2017/MAX) traz um gancho assustador e intrigante. Há quem diga que o homem assustador existiu de verdade, mas será? Baseado em um capítulo de “O Vampiro do Presidente”, do autor Robert Damon Schneck, o filme mergulha em uma das várias lendas urbanas investigadas pelo escritor. A entidade… Leia »The Bye Bye Man é real ou ficção?
  • The 8 Show: todos ganham o prêmio em dinheiro?
    Imagine um jogo onde quanto mais alto você está, mais dinheiro você ganha? – literalmente. The 8 Show (2024/Netflix) mergulha fundo na psique humana, além de oferecer uma experiência de entretenimento intrigante. A série Netflix é um reality show fictício bem semelhante a Round 6. Oito jogadores que estão endividados por causa de problemas financeiros.… Leia »The 8 Show: todos ganham o prêmio em dinheiro?