Boneco Tizil Nas Garras da Patrulha: é muito azar do nego, maluco!

“É muito azar do nego, maluco!”

Você já deve ter ouvido a frase: “É muito azar do nego, maluco!” O Programa As Garras da Patrulha, exibido pela TV Diário, tem um estilo muito próprio de fazer humor. Sempre com muita sagacidade, originalidade, mostra a identidade e o regionalismo do povo cearense.

Isso tudo somado a muita criatividade e simplicidade: os bonecos são feitos de pano, os atores geralmente não aparecem e o cenário é artesanal.

Entre os vários personagens do Programa, um em especial se destaca por ser um transgressor da lei que vive com o pé na cadeia. Francisco da Silva, conhecido como Tizil, é um meliante que só se dá mal em todos os delitos que pratica.

A malandragem contrasta com a ingenuidade e ele usa um vocabulário único, quase musical. O nome do quadro é Rabo de Foguete e os episódios deixam explícito que o ‘crime não compensa’.

Tizil nas garras da Patrulha

Boneco Tizil Nas Garras da Patrulha: é muito azar do nego, maluco!
Boneco Tizil Nas Garras da Patrulha

Enquanto Tizil apronta pelas ruas de Fortaleza, o apresentador ‘Marcelo Revende’ vai interagindo com o telespectador durante as cenas e muitas vezes com o próprio Tizil em tempo real…

Quando o meliante tentou assaltar por engano um grupo de ladrões que estavam se organizando para iniciar um arrastão, o apresentador relatou que “peia pra dez, Tizil comeu sozinho…” – linguagens que só um cearense é capaz de entender.

Para completar a maré de azar do personagem, nesse episódio ele foi atropelado pela única viatura do Honda que trafegava naquele dia, em plena greve dos policiais.

‘É muito azar do nego’

Diversos são os delitos cometidos por Tizil. Ele já “merendou” em uma lanchonete e saiu sem pagar, planejou a explosão de um caixa eletrônico, roubou um colchão que secava na calçada da vizinha e até um cavalo.

“Pra azar de Tizil, o cavalo era tão ensinado que sabia que tava levando um meliante no seu espinhaço, e por isso ele seguiu no caminho da delegacia…e rebolou Tizil na mesa do delegado…”, conta o apresentador Marcelo Revende.

O final é sempre trágico. Tizil acaba em uma enfermaria de hospital antes de seguir para a cadeia. A redação das histórias é feita por Ery Soares, o humorista que dá vida ao boneco (foto).

A camaradagem entre os presidiários é costumeiramente retratada. Certa vez, quando Tizil saiu do presídio, um dos colegas de quarto, com a certeza que o veria novamente, soltou essa: “Tizil, chapa, meu irmão, quando tu voltar, passa no sinal e compra uma raquete daquelas de matar muriçoca pra gente!”, no que ele respondeu: “Só uma dá?”.

Ery Soares: a voz do nego Tizil

Ery Soares é humorista, redator e produtor na TV Diário. Seu primeiro emprego profissional foi na Rádio Cidade 95,5 Fortaleza, onde teve a oportunidade de trabalhar em parceria com os humoristas: Skolástica, Rossicléia, Wellington Muniz (O Ceará) e outros.

Também participou como ator em comerciais de TV e integrou o elenco do filme “A Maldição da Sogra Coral”, ao lado de humoristas importantes, como: Zé Modesto, Augusto Bonequeiro, Aurineide Camurupim, Alex Nogueira e Papudim.

Ery integra o elenco de humoristas do programa “Nas Garras da Patrulha”, na Rádio Verdes Mares e TV Diário. Nesse programa, ele cria diversos personagens, incluindo Seu Grossélio, Dudu Gasguito, Panelada, Repórter Gonzaga e o popular Tizil.

Não é difícil imaginar o motivo do sucesso do personagem Tizil. Ele é uma figura real, popular. Ele existe, está nas ruas, convivendo entre nós. O problema é que o Tizil da realidade não se dá mal como o da ficção. No mundo real as coisas são bem diferentes. A impunidade e o falso paternalismo de soltar quem deveria cumprir pena, são fatos vergonhosos para nós, brasileiros.

Aproveite para ler também:

Alerta de sátira: Como se tornar um líder de seita

Suspense paranormal com terror e comédia

Por que esta comédia fez sucesso no exterior?


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

  • Vinagre de Maçã: Por que Belle mentiu?
    Vinagre de Maçã (2025, Netflix) é uma série repleta mentiras absurdas e uma protagonista que tira qualquer um do sério. Criada por Samantha Strauss, a história mostra a vida de Belle Gibson (Kaitlyn Dever), uma australiana que conquistou fama e confiança com um aplicativo de receitas saudáveis, “The Whole Pantry”. Seria maravilhoso compartilhar uma jornada
  • Babygirl: Por que Romy bebe o leite?
    Babygirl (2024), da A24, é um filme escrito, dirigido e produzido por Halina Reijn. É inspirado pela narrativa provocativa dos thrillers eróticos dos anos 1980 e 1990 e explora temas de poder, desejo e tabus sociais dentro de um ambiente corporativo. O roteiro foi influenciado por histórias reais e o interesse nos relacionamentos das mulheres com
  • Um Pequeno Favor: Emily não morreu?
    Se você é fã de mistérios, reviravoltas e personagens complexos, Um Pequeno Favor (2018, Netflix) é o filme perfeito. Dirigido por Paul Feig e estrelado por Anna Kendrick e Blake Lively, o longa mistura suspense e comédia com revelações surpreendentes. >>> O que você vai ler aqui: Um Pequeno Favor Final ExplicadoPor que Emily forjou

3 comments

Mendes

Realmente, trata-se de um humor muito original e safo. Parabéns pelo texto.

Monique Gomes

Eheh. Obrigada!

laine

“meirmao doido eh muito azar do nego mahluco”

  • PUBLICIDADE
  • Publicar comentário