Pular para o conteúdo

Donzela quebra estereótipos dos filmes de princesa

A ideia de que “Não Se Nasce Mulher, Torna-se Mulher”, de Simone de Beauvoir, ressoa fortemente em Donzela (2024/Netflix). O suspense de fantasia da Netflix tem direção de Juan Carlos Fresnadillo.

Millie Bobby Brown é Elodie, uma jovem que vive num reino muito pobre. Pra ajudar seu povo, ela aceita se casar com um príncipe rico. Mas as coisas ficam sinistras quando descobre que a família real esconde um segredo.

O filme desafia as convenções dos contos de fadas tradicionais, mostrando que uma mulher pode ser a própria heroína em vez de ficar esperando o príncipe encantado.

Donzela, filme Netflix final explicado

Millie Bobby Brown - Filme Donzela, Netflix FINAL EXPLICADO
Millie Bobby Brown – Filme Donzela, Netflix FINAL EXPLICADO

Quando o pai de Elodie, Lord Bayford (interpretado por Ray Winstone), concorda com seu casamento arranjado, parece ser a união perfeita. O reino nortenho, carente de recursos, necessita de suprimentos para enfrentar o inverno, e o reino de Aurea busca uma princesa.

Entretanto, a princesa descobre que é uma armadilha. A Rainha Isabelle (Robin Wright), a matriarca da família real de Aurea, a usa como uma vingança sacrificial pelos três filhos de um dragão massacrados há muito tempo.

À medida que Elodie se aventura pelas profundezas da caverna, percebe que está longe de ser a primeira a enfrentar essa provação. Ela avistou até mesmo sua predecessora na varanda de um castelo adjacente durante a primeira visita.

Todas as outras princesas que foram mortas pelo dragão deixaram marcas nas paredes: seus nomes, um mapa da caverna e outras pistas que foram importantes para a fuga de Elodie.

O breve escape de Elodie da caverna logo é revertido quando ela decide voltar para enfrentar o dragão e salvar a irmã Floria (Brooke Carter), escolhida como substituta para o sacrifício. Em vez de atacar o dragão com uma espada, Elodie opta por quebrar o ciclo de vingança de uma vez por todas.

Enquanto o dragão (dublado por Shohreh Aghdashloo) lamenta a perda dos filhos há muito tempo e jura buscar vingança pelo resto da vida, Elodie revela a verdade simples: as princesas não possuem sangue real. O dragão foi enganado pelo ritual da Rainha Isabele – um par de mãos cortadas entrelaçadas antes de uma queda abrupta.

Os momentos finais do filme mostram Elodie, sua irmã Floria e sua leal madrasta, Lady Bayford, navegando de volta para casa, com o dragão voando ao lado do navio. Essa imagem poderosa representa o início de uma nova era, onde as mulheres do reino de Elodie podem tomar as rédeas de seu próprio destino.

Enquanto viajam de volta para casa, Elodie, Floria e Lady Bayford discutem planos para liderar seu povo juntas, inaugurando uma nova era de empoderamento feminino e autogoverno. A presença do dragão lembra a todos o triunfo sobre a adversidade e o vínculo especial que compartilham.

Quem é o príncipe do filme Donzela?

Nick Robinson, ator que faz o príncipe do filme Donzela.

Nicholas John Robinson é um ator norte-americano conhecido por papéis em filmes e séries de TV. Ele nasceu em 22 de março de 1995 em Seattle, Washington. Robinson iniciou carreira de ator bem jovem e ganhou destaque no cenário cinematográfico.

Alguns dos filmes em que Nicholas John Robinson atuou:

A Arte da Conquista (2013) – Neste filme, Robinson interpretou o papel de Joe, um adolescente introvertido que se envolve em um romance com uma garota mais velha.

Jurassic World (2015) – Ele desempenhou o papel de Zach Mitchell, um dos protagonistas do filme, que está preso em um parque temático de dinossauros durante um ataque.

Tudo e Todas as Coisas (2017) – Neste filme de romance, Robinson interpretou o papel de Olly Bright, um jovem que se apaixona por uma garota com uma doença rara que a impede de sair de casa.

Krystal (2017) – Ele desempenhou o papel de Taylor Ogburn neste filme de comédia dramática, onde um jovem se apaixona por uma mulher mais velha que está lidando com seus próprios problemas.

Estes são apenas alguns dos filmes em que Nicholas John Robinson atuou, e sua carreira continua a crescer com novos projetos.

Como Elodie escapa no final do filme Donzela?

Ao longo do filme, o vestido que Elodie usou para o casamento se torna o único aliado. Ela usa o tecido para proteger os pés na escalada pelos cristais, cria uma faca improvisada a partir do espartilho e faz da coroa falsa prometida uma luminária para encarar a escuridão do lugar.

O principal objetivo da princesa ao adentrar a caverna é claro: sobreviver. Enquanto explora o local, encontra misteriosos vermes brilhantes semelhantes a sanguessugas que têm propriedades curativas. Ela avança com cuidado para evitar o dragão, ao mesmo tempo em que decifra a história de Orea por meio de inscrições nas paredes.

Elodie chega ao castelo, ferida e surrada, interrompe o casamento real do príncipe Henrique com outra garota. Ela instrui a noiva a partir, e quando a Rainha pergunta se eles deveriam temê-la agora, ela responde: “Não sou eu quem vocês devem temer.” Pouco depois, o dragão chega ao castelo e acaba com Henrique, a Rainha e os outros convidados do evento.

Sem clichê de madrasta malvada

Em Donzela, Lady Bayford (Angela Bassett) não se encaixa no molde tradicional da madrasta malévola de contos de fadas. E quem melhor para interpretar essa complexidade do que Angela Bassett, duas vezes indicada ao Oscar?

Em entrevista, ela comentou que: “Inicialmente, quando você conhece Lady Bayford, pensa que ela é uma madrasta malvada. Mas embora seja uma estranha nesta família, quando chega a hora você percebe que ela não é má, é uma mulher que superou suas circunstâncias.”

Além disso, a aliança entre Elodie e o dragão fêmea pode ser vista como uma metáfora para a sororidade entre as mulheres. Quando ambas se uniram, foram capazes de desafiar as forças opressivas que tentaram controlá-las, mostrando que a colaboração é fundamental.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.