Pular para o conteúdo

Final de O Astronauta explicado: Hanus é real?

A parceria entre Adam Sandler e Netflix está a mil com o lançamento do mais recente filme de drama/ficção científica: O Astronauta (2024). Sob a direção de Johan Renck (conhecido por Chernobyl), a produção marca uma notável mudança para o ator na faceta dramática. Em uma atuação ao lado da talentosa Carey Mulligan, os dois compartilham o palco apenas em cenas de flashback.

>>> O que você vai ler neste post:

  • O Astronauta é sobre o quê?
  • O que é o alien em forma de aranha gigante?
  • Hanus é real ou uma alucinação?
  • Por que Lenka pediu o divórcio?
  • Jakub e Hanus descobrem que tudo está conectado
  • O que acontece na Nuvem Chopra?
  • Por que Hanus se dissolveu na nuvem Chopra?
  • Qual o significado do filme O Astronauta?
  • Jakub consegue voltar à Terra?
  • O que significa a pergunta de Lenka?
  • O Astronauta Final Explicado
  • Filme foi inspirado no livro de Jaroslav Kalfar

O Astronauta é sobre o quê?

Adam Sandler no filme O Astronauta: final explicado
Adam Sandler no filme O Astronauta: final explicado

Jakub Procházka (Adam Sandler) é um cosmonauta que está em missão no espaço: coletar amostras da misteriosa e fascinante Nuvem Chopra, manchas que apareceram aleatoriamente nos céus da Terra.

Ele recebe a notícia desagradável de que a esposa Lenka (Carey Mulligan) deseja o divórcio enquanto ele está há 185 dias em órbita. Enquanto enfrenta os desafios, a solidão de Jakub piora.

No entanto, eis que surge uma amigável criatura aracnídea extraterrestre (com a voz de Paul Dano) para ajudá-lo a aliviar a tristeza.

O que é o alien em forma de aranha gigante?

Jakub não está dormindo, mesmo com remédios. Surpreendentemente, ele conhece um alienígena gigante, muito semelhante a uma aranha, mas com dezenas de olhos.

Hanus, nome dado por Jakub, invade a nave depois de tentar encontrar respostas para a vida no cosmos. Ele admite que é tão velho quanto o tempo: estuda a Terra e agora está atraído pela depressão e espírito quebrado de Jakub.

Ele pode ler as memórias de Jakub e ver os vídeos que enviou para casa, um detalhe que acena para Interstellar, de Christopher Nolan. Hanus acha que curar Jakub é seu propósito depois que fugiu do genocídio em seu mundo devido a uma espécie invasora conhecida como Gorompeds.

Depois que Hanuš se conecta com Jakub e descobre mais, fica desencantado. Hanuš percebe que Jakub negligenciou emocionalmente a esposa grávida Lenka, o que remonta à sua própria infância.

Jakub não conseguia lidar com a morte, nem compreender o apego, já que o pai (um espião comunista) morreu e a família foi difamada. Está implícito que Jakub também teve tendências suicidas quando adolescente, o que informa por que ele está sofrendo agora, depois de se sacrificar para ser um herói nacional.

Hanus é real ou uma alucinação?

Como bem observou o diretor Johan Renck, não existe uma resposta correta para essa pergunta e cabe a cada espectador decidir. Ele acrescentou:

“Mas, ao mesmo tempo, está tudo nos olhos de quem vê… Mostrei este filme a amigos, algumas pessoas pensam que Hanus é real, outras pensam que é uma invenção da imaginação de Jakub e seu monólogo interior, você sabe, por assim dizer. Meu designer de produção com quem trabalhei por 20 anos não acredita que nada tenha acontecido. Ele acredita que Jakub está sentado em casa, em seu apartamento em Praga, deprimido depois que sua esposa o deixou e tudo isso está acontecendo em sua mente”.

Ou seja, vai muito da interpretação de cada um.

Por que Lenka pediu o divórcio?

“Não te mereço. Nunca mereci. Se pudesse recomeçar, faria melhor.
E não quebraria essa promessa”

Jakub Procházka

Lenka pediu o divórcio porque Jakub a negligenciou emocionalmente. Ele estava enfrentando desafios emocionais, solidão e pressões da missão, mas não compartilhou completamente seus sentimentos com Lenka.

A revelação de Hanus sobre Jakub ter abandonado Lenka após a perda do primeiro filho e ter sido egoísta em relação aos sentimentos dela fez com que o astronauta refletisse sobre os erros.

Lenka parou de contatá-lo semanas atrás, e Jakub percebeu que ele havia falhado em ser honesto sobre o trauma que estava enfrentando. A notícia do divórcio foi um despertar, levando-o a entender a importância de consertar as coisas.

Jakub e Hanus descobrem que tudo está conectado

Jakub e Hanus, cheios de expectativa, aproximam-se da misteriosa Nuvem Chopra, um fenômeno estranho e resplandecente. O alien, aparentemente, já tem uma ideia do significado da nuvem, compartilha com Jakub que ela é “O começo” de algo que o convida a explorar.

Imerso na nuvem, Jakub atinge uma consciência mais profunda e existencial. Hanus compartilha a revelação: “Tudo está conectado”. Jakub fica atônito ao testemunhar fragmentos de sua vida se repetindo na forma de ondas sonoras granulares visíveis, pulsantes e iluminadoras.

Hanus conclui: “Este é o começo e o fim. Cada vibração de todos os tempos. Está tudo contido aqui. Seu passado e seu futuro.” O momento na Nuvem Chopra é uma jornada única através do tempo e do espaço, revelando os laços intrincados que unem a existência de Jakub.

Ele se desenvolve em reviravoltas psicológicas e psicodélicas, bem como em um final alucinante que revela “a verdade do universo”.

O que acontece na Nuvem Chopra?

O desfecho emocionante do filme nos leva ao ápice quando Jakub finalmente alcança a Nuvem Chopra para coletar amostras das enigmáticas partículas cósmicas rosa e roxas.

Enquanto a Comissária Tuma (Isabella Rossellini) transmite a comunicação internacional para bilhões de espectadores, as primeiras amostras são coletadas, revelando pequenos ácaros chamados Gorompeds que emergem de Hanuš.

Jakub, vestido em seu traje espacial, segue Hanuš para fora da nave e tenta descontaminá-lo usando um detergente de limpeza Bomba, sem sucesso. Flutuando dentro da Nuvem Chopra ao lado de Hanus, ele revive todo o passado de uma vez, reflete sobre o momento em que conheceu Lenka, compreende que o destino os uniu, apesar da improbabilidade.

Hanus revela que a jornada “começa e termina aqui” antes de ser consumido pelos Gorompeds, dissolvendo-se em poeira espacial. Jakub, então, é visto na Terra em uma floresta ao lado de Rusalka, em uma sequência aparentemente onírica.

Num toque poético, Jakub e Lenka conseguem se conectar a anos-luz de distância. O final de O Astronauta é uma mistura única de realidade, reflexão e uma pitada de mágica cósmica.

Por que Hanus se dissolveu na nuvem Chopra?

Embora não esteja totalmente claro se Hanuš era uma entidade alienígena real ou uma invenção da imaginação de Jakub, a história sobre os Gorompeds se concretizou e acabou tirando a vida dele no meio da Nuvem Chopra.

Hanuš chegou a uma melhor compreensão da humanidade através de Jakub, o que o fez se sentir mais satisfeito com seu ritmo no cosmos antes que os Gorompeds que invadiram seu país finalmente o matassem.

Curiosamente, Hanuš se dissolveu em poeira e se tornou parte da Nuvem Chopra.

Qual o significado do filme O Astronauta?

O ponto principal na jornada de Jakub dentro da Nuvem Chopra é a poderosa percepção de seu próprio egoísmo. Hanus desvela a Jakub a ausência em momentos cruciais da vida de Lenka, inclusive em um doloroso aborto espontâneo que o marido nem sequer sabia.

Essa revelação provoca um profundo entendimento de que, ao se afastar da sua alma gêmea, Jakub tem fugido do passado e de seus medos. Confrontado com visões do primeiro encontro com Lenka, Jakub compreende que seu desejo sempre foi que coisas boas acontecessem com ela.

Isso é a única certeza que ele tem. Mesmo no epicentro de “tudo” dentro da Nuvem Chopra, ele percebe que nada disso importa verdadeiramente sem a presença de Lenka ao seu lado para testemunhar.

Hanus sacrifica-se ao emergirem da Nuvem Chopra, e Jakub reconhece que sua missão agora é consertar as coisas com seu amor. Expressa gratidão a Hanus por tudo, e a aranha gigante é consumida por “Germápodes”, que se evaporam em uma nuvem de partículas.

“Tudo que começa deve acabar, até o Universo.

O Astronauta

Jakub consegue voltar à Terra?

Ele enfrenta desafios emocionantes enquanto flutua pelo espaço. Embora não tenha conseguido retornar à Terra na tela, parece ter sido salvo por astronautas de uma nave coreana após atravessar a misteriosa Nuvem de Chopra.

Ele consegue ligar para Lenka do navio coreano, onde aparentemente está seguro e a caminho de casa. No final do filme, fica um pouco confuso se a nave coreana pretende deixar Jakub de volta em sua nave original ou trazê-lo de volta à Terra.

No entanto, eles planejam explorar a Nuvem Chopra, estudando-a e coletando amostras para si próprios. Embora pareça que Jakub e Lenka estão juntos novamente em uma breve cena, é possível que tenha sido apenas uma sequência de sonho, adicionando um toque de mistério ao desfecho da história.

O que significa a pergunta de Lenka?

Na cena final, Jakub pergunta a Lenka se ela ainda o beijaria novamente, traçando um círculo completo de volta ao início do relacionamento. Depois de experimentar a Nuvem Chopra e retornar ao “The Beginning”, parece que Jakub está pedindo uma segunda chance.

Lenka parece receptiva à pergunta de Jakub, relembrando a origem do relacionamento deles e como foi ótimo o primeiro beijo. A resposta positiva de Lenka indica que quando Jakub voltar para casa, ele ainda a terá como esposa e eles terão um novo começo.

Qual foi a cena de Rasulka e como isso aconteceu?

A breve cena de Rasulka em que Jakub, vestido com um traje espacial, encontra Lenka vestida de princesa na floresta na Terra, lembra como ele a vê em sua essência.

Anteriormente, Jakub disse a Hanus que ela era como uma ninfa da água semelhante a uma fada para ele, que tem o poder de matar homens mortais com um beijo.

Na sequência final, Jakub diz a Lenka que quer um beijo, o que Lenka explica que o matará, significando simbolicamente sua carreira como astronauta, que colocou um grande obstáculo no relacionamento deles.

Ao Jakub dizer que está bem com o beijo de Lenka matando-o, ele está efetivamente concordando em desistir de sua vida de sonho de ser astronauta para se concentrar completamente nela e em sua família.

O Astronauta Final Explicado

O final de Spaceman passou por algumas considerações logísticas importantes para chegar ao final feliz do reencontro de Jakub e Lenka.

Apesar de Jakub agir de forma totalmente irresponsável e pouco profissional durante uma missão crucial de exploração espacial, parece querer voltar para casa, para Lenka, e ser um bom marido e pai.

Isso se ajusta ao desenvolvimento de Jakub de um astronauta egoísta em busca de uma carreira para um parceiro romântico mais simpático.

A natureza cerebral do final de Spaceman cria um tom de outro mundo, quase espiritual, que é bem construído ao longo do filme através das palavras suaves e sábias de Hanus.

Embora o alien tenha partido no final de O Astronauta e sua existência nunca seja confirmada ou negada, Jakub é sem dúvida um homem mudado.

As especificidades da Nuvem Chopra e as majestosas partículas brilhantes não são elaboradas além dos aumentos filosóficos da nuvem de Hanuš que representam o início e o fim do universo. Lenka e Jakub parecem ter um final feliz.

Ao ir até os confins do espaço, Jakub descobre que o verdadeiro significado de sua vida está bem debaixo de seu nariz, e ele não apreciou o quão bom ela e seu casamento são e podem ser.

O Astronauta é inspirado no livro de Jaroslav Kalfar

livro o astronauta jaroslav kalfar

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.