Pular para o conteúdo

Booktok: modinha no TikTok faz a leitura viralizar

O BookTok está se tornando uma sensação entre os amantes de livros e entusiastas da leitura.

A comunidade literária do TikTok é repleta de jovens apaixonados por literatura. Quem diria que um app que começou com dancinhas chegaria a um nível cult?

Se você é um amante de livros ou apenas quer se divertir com conteúdo relacionado, continue lendo para descobrir o fascinante mundo do BookTok.

O que é o BookTok?

Dicas para a sua empresa bombar no TikTok (foto: três jovens conversando alegremente)

É o termo usado para descrever a comunidade literária do TikTok, onde as pessoas postam vídeos recomendando livros, fazem piadas sobre leitura e compartilham amor pela literatura.

Os usuários são extremamente ativos: criam conteúdo atraente relacionado a livros. Isso está fazendo com que o estoque de muitas livrarias fique esgotada.

O BookTok é um aplicativo?

Não. Para obter conteúdo relacionado a livros, você só precisa do aplicativo TikTok e seguir contas que achar interessantes para turbinar os hábitos de leitura.

Como surgiu o BookTok?

A tendência começou em 2020 com um vídeo viral de uma usuária chamada Kate Wilson, que compartilhou citações de um romance.

O vídeo se tornou extremamente popular, e outros usuários começaram a seguir o exemplo, criando suas próprias recomendações de leitura.

Desde então, o BookTok se tornou uma comunidade online ativa com milhões de usuários pelo mundo.

Como fazer BookTok?

Adolescente acompanha canal BookTok sobre o livro É Assim Que Acaba.

Você pode começar um perfil BookTok sozinho ou ingressar na comunidade como seguidor dos melhores BookTokers. Confira o passo a passo:

Como ter BookTok como seguidor

Tornar-se parte da comunidade BookTok como seguidor é fácil e traz uma série de benefícios.

Veja como você faz isso:

Baixe o aplicativo TikTok da App Store ou Google Play Store e o instala no seu celular.

Crie sua conta (via e-mail ou loga diretamente com Google ou Facebook).

Comece a seguir os criadores de conteúdo mais relevantes para seus interesses específicos.

Sugestões de perfis:

  • @livresenhas
  • @livrosefuxicos
  • @georeads

Como você pode ver, o processo é simples e levará apenas alguns minutos. Depois de configurar o perfil, aproveite os benefícios de ser um seguidor no BookTok.

Aqui estão os mais importantes:

  • Desfrutar conteúdo criativo relacionado à sua paixão pela leitura;
  • Assistir a pequenos vídeos com recomendações de livros;
  • Ter acesso a resenhas de livros feitas de uma forma totalmente diferente do que está acostumado;
  • Se divertir , relaxar e aprender coisas novas sobre a leitura pela qual você é tão apaixonado.

Como ter BookTok como produtor de conteúdo

Começar seu próprio BookTok é uma experiência incrível e te dá a chance de ser criativo, de se expressar de maneiras que você dificilmente encontraria em qualquer outro lugar.

Isso, é claro, o levará a se tornar um leitor melhor e, quem sabe, um escritor ou escritora.

Confira o passo a passo para você se tornar um BookToker interessante:

1. Defina o objetivo do seu BookTok

Conhecer sua motivação para se tornar um BookToker é a primeira etapa do processo, assim como saber o que você deseja alcançar por meio de seu BookTok.

Se você está fazendo isso apenas por diversão, não precisa investir muito tempo, dinheiro e pensamento nisso.

Mas se planeja obter ganhos financeiros, as coisas mudam.

Considerando a quantia que alguns TikTokers conseguem ganhar e o marketing para seus negócios, é fácil entender que a concorrência é bastante acirrada.

Preparar-se para o seu futuro BookTok é essencial e uma coisa particularmente importante é encontrar e entender seu público.

2. Escolha a palavra certa

Nem é preciso dizer que você precisa configurar uma conta de criador no TikTok para poder fazer parte da comunidade.

A coisa mais importante sobre o processo de registro é escolher o nome de usuário ou identificador certo para sua conta TikTok .

A importância do seu nome não deve ser subestimada. Ele deve resumir a história da paixão que você está gerenciando e deve ser o mais curto e relevante possível.

Quanto mais simples, melhor.

3. Organize o equipamento

Como o TikTok é inteiramente baseado em conteúdo de vídeo curto, o BookTok não é diferente.

Então, se você quer ser competitivo para conseguir o maior número possível de seguidores, forneça conteúdo de qualidade.

E com isso, quero dizer ter uma boa câmera, alguma iluminação, habilidades de edição e um local de filmagem que seja visualmente agradável.

A maioria dos celulares hoje em dia atende aos critérios para fornecer uma resolução decente para os vídeos e capturar cores e movimentos de forma esteticamente boa.

Entretanto, é provável que você tenha que investir em equipamento de iluminação e organizar a decoração do seu local de gravação.

ente para o fundo dos seus vídeos.

4. Aprenda a explorar o potencial do TikTok

O TikTok é um aplicativo muito complexo que vem com uma enorme gama de opções para criadores de conteúdo.

Você pode editar vídeos, adicionar efeitos especiais, sonoros, filtros e animações e tem infinitas possibilidades de postar vídeos exatamente como desejar.

Conheça todos os recursos que o aplicativo tem a oferecer, veja como funcionam e quando podem ser usados. Seria um desperdício total não aproveitar as funcionalidades dele.

5. Seja organizado

Se você leva a sério a criação de um BookTok de sucesso, uma coisa importante a considerar é a frequência das publicações.

Idealmente, você deve postar novos vídeos com a maior constância possível, desde que isso não afete a qualidade do conteúdo.

Ser organizado ajuda muito, então criar um cronograma vai ser bastante útil.

Seja como seguidor ou como produtor, o BookTok oferece uma infinidade de oportunidades para você se envolver com a comunidade literária e descobrir novas histórias emocionantes!


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
  • Afinal, o que é um Beekeeper?
    Com a direção de David Ayer, o filme Beekeeper: Rede de Vingança (2024/Prime Video) entrega a Jason Statham um papel que é ao mesmo tempo novo e familiar. A jornada de Adam Clay (Jason Statham) tem início como um pacato apicultor na fazenda de Eloise. Contudo, a vida tranquila é abalada quando um grupo rouba… Leia »Afinal, o que é um Beekeeper?
  • The Bye Bye Man é real ou ficção?
    O filme de terror The Bye Bye Man (2017/MAX) traz um gancho assustador e intrigante. Há quem diga que o homem assustador existiu de verdade, mas será? Baseado em um capítulo de “O Vampiro do Presidente”, do autor Robert Damon Schneck, o filme mergulha em uma das várias lendas urbanas investigadas pelo escritor. A entidade… Leia »The Bye Bye Man é real ou ficção?
  • The 8 Show: todos ganham o prêmio em dinheiro?
    Imagine um jogo onde quanto mais alto você está, mais dinheiro você ganha? – literalmente. The 8 Show (2024/Netflix) mergulha fundo na psique humana, além de oferecer uma experiência de entretenimento intrigante. A série Netflix é um reality show fictício bem semelhante a Round 6. Oito jogadores que estão endividados por causa de problemas financeiros.… Leia »The 8 Show: todos ganham o prêmio em dinheiro?