Pular para o conteúdo

7 Dicas para você se tornar um leitor assíduo

Ler com mais frequência é uma coisa que você promete que vai fazer, mas nunca faz? Se a falta de tempo é uma das suas desculpas, SEUS PROBLEMAS ACABARAM. Esse post é pra você.

Sabia que ser um leitor assíduo transmite valores sobre comportamento social, incluindo a importância de compreender aqueles que são diferentes de nós? Quanto mais você lê, mais descobre o quão ignorante é e mais inteligente se torna. 

O psicólogo Daniel Kahneman descreve a inteligência como: “não apenas a capacidade de raciocinar, mas de encontrar material relevante na memória e de desdobrar a atenção quando necessário”. 

É que ler nos torna uma pessoa perspicaz do tipo que sabe ‘ligar os pontos’, entende?

A seguir, confira as dicas pra você viajar no campo da leitura.

1. Antes de tudo, planeje o seu tempo

Se você é do tipo que se distrai fácil, vai acabar perdendo um tempo precioso no celular ou refazendo atividades.

Para evitar esse problema, crie uma lista das coisas que precisa fazer durante o dia e reserve um horário X para a leitura.

É claro que criar um hábito nem sempre é fácil, mas é possível. Você que lute!!!

Algumas sugestões:

  • desabilitar as notificações do celular;
  • ler uma hora antes de dormir;
  • ler nos intervalos das refeições;
  • ler depois do treino da academia jogado(a) no sofá;
  • ler aos domingos (todo mundo tem pelo menos uma hora livre aos domingos);
  • substituir um filme na semana por uma noite de leitura.

O importante é começar a ler e adotar uma certa disciplina. 

2. Não torça o nariz para os livros digitais

Dicas de livros incríveis para você se tornar um leitor assíduo.

Muitos leitores que afirmavam gostar apenas do livro de papel acabaram cedendo aos encantos do Kindle.

É que o aparelho é capaz de armazenar centenas de títulos, pode ser transportado para qualquer lugar, é leve, prático e, além de tudo, dá para consultar o sinônimo das palavras com um clique, fazer marcações, entre outras vantagens.

Sem contar que existem inúmeros livros digitais gratuitos, tanto no formato Kindle como PDF disponíveis para leitura. Além de tudo, gostar mais de um meio não exclui o outro.

Por mais que a tecnologia não consiga imitar o cheirinho bom de papel, podemos aproveitar os benefícios de ambos, não é mesmo?

3. Dica óbvia: Escolha um livro

A melhor forma de escolher um livro é deixar que ele te escolha. Você pode fazer isso de várias maneiras: ir a uma livraria e passear pelas prateleiras, visitar uma biblioteca, ler resenhas, acessar a lista de livros mais vendidos da Amazon, entre outras ideias.

Leia um trecho dos títulos que chamou a sua atenção e veja qual vai te fisgar. A Amazon permite fazer o download gratuito das primeiras páginas do livro para você experimentar a leitura antes de comprar.

4. Mantenha o foco na leitura

Ler e compreender o texto requer foco e concentração. Minimize ruídos externos e fique atento quando seus pensamentos divagarem.

Se você notar que a sua atenção está fantasiando sobre outros assuntos que não seja o que está no livro, volte ao material.

Muitos leitores leem frases de forma passiva, mas acabam relendo para entender o contexto. É normal.

Também leve em consideração que, se um determinado capítulo não te interessa, tudo bem se pular algumas páginas. Desde que não prejudique o entendimento do todo, a leitura deve ser prazerosa.

5. Ande SEMPRE com um livro físico ou digital

Também é possível pedir pra Alexa ler o seu livro
Também é possível pedir pra Alexa ler o seu livro

Certa vez eu fiquei presa por horas na fila de atendimento de uma agência bancária. Sem internet, a única opção foi me distrair com o joguinho do dinossauro no Google.

Senti falta de aproveitar esse tempo para aprender alguma coisa útil além de morrer sobre cactos e começar tudo de novo.

Agora, sempre ando com livros e revistas digitais exclusivos para me salvar nesses momentos e, mesmo que o local tenha wi-fi, evito navegar no Facebook.

Primeiro porque acho essa rede social cafonérrima, e segundo porque é um desperdício de tempo enorme. No máximo, dou uma olhada básica nas notícias do Twitter.

Veja também:

6. Marque os trechos interessantes no livro

Independentemente de ser uma cópia física ou digital, marcar trechos no livro (sublinhado, realce, notas etc.) oferece vários benefícios.

Se você precisar fazer alguma referência, os pontos principais já estão selecionados. Quando pegar no livro novamente, vai revisar o que chamou sua atenção da primeira vez.

Minha irmã, médica e leitora voraz, conta que usa as ferramentas de destaque e anotações nas versões para Kindle.

“Quando o livro é uma edição de colecionador, tem capa dura ou é confeccionado com papel especial, colo post-it para anotar pontos importantes e uso separadores/marcadores autocolantes para destacar trechos”, diz ela.

7. Junte-se a um clube para ser leitor assíduo

Outra maneira bem legal de melhorar o hábito da leitura é se juntar a um grupo de leitores. É motivador ler com outras pessoas, ouvir a opinião delas e compartilhar o que você leu. Também é útil para manter o seu compromisso em ler de verdade, sem enrolação. 

O blog Carreira Literária tem um Clube de Leitura administrado pela Flávia Iriarte. Na primeira segunda-feira do mês, os participantes escolhem um livro por votação. Todos leem e o debate acontece na última segunda-feira do mesmo mês, sob a forma de uma live com transmissão ao vivo.

Percebeu que criar o hábito do leitor assíduo só depende de você? É importante seguir uma frequência porque o cérebro precisa ser treinado para receber as informações e se manter focado. Isso leva um pouco de tempo, esforço e dedicação. Pense nisso!