Pular para o conteúdo

Benedetta: A freira do filme existiu de verdade?

Revista de Entretenimento

O filme Benedetta (2021/GloboPlay) é uma adaptação do livro de não ficção de 1986 Atos Impuros: A Vida de uma Freira Lésbica na Itália Renascentista, da historiadora norte-americana Judith C. Brown.

O livro extrai documentos para traçar a vida de Benedetta, uma abadessa ou superiora feminina de um convento de freiras. De acordo com uma resenha do livro no New York Times, a autora encontrou os registros nos arquivos estaduais de Florença.

>>> O que você vai ler aqui:

  • Quem foi Benedetta Carlini de Vellano?
  • Como foi a infância de Benedetta?
  • Quais as primeiras visões de Benedetta?
  • Benedetta e Bartolomea eram amantes?
  • O que aconteceu com Benedetta?

Quem foi Benedetta Carlini de Vellano?

Benedetta existiu na vida real? Conheça a história da freira do filme.
Cena do filme Benedetta

Benedetta Carlini de Vellano foi uma freira de verdade no início do século XVII em Pescia, uma pequena vila no norte da Itália. Ela nasceu em 1590 de um parto super complicado. Os médicos não deram esperanças de sobrevivência nem para a mãe, nem para a filha.

Ela teria tido um relacionamento com uma freira enquanto era abadessa do Convento da Mãe de Deus. Foi destituída da patente e presa quando o Papado descobriu.

Benedetta também relatou ter tido visões e até mesmo recebeu os estigmas. Em 1619, alegou ter sido visitada pelo próprio Jesus, que disse que ela se casaria com ele. As pessoas começaram a questionar e a investigação que se seguiu revelou o relacionamento proibido.

Como foi a infância de Benedetta?

A mãe de Benedetta Carlini teve uma gravidez de alto risco. Desesperado, o pai fez uma promessa a Deus: se ambas sobrevivessem, ele garantiria que a menina se tornasse freira. Isso aconteceu antes do Concílio de Trento estabelecer que as mulheres deveriam escolher livremente a vida religiosa, sem pressões ou decisões impostas.

Aos nove anos, Benedetta foi enviada para uma comunidade de mulheres solteiras nos arredores de Pescia, cidade vizinha. Sob a orientação dos padres teatinos, o grupo dedicava a vida inteiramente ao serviço de Deus.

Seus dias eram preenchidos com orações, jejuns e atividades comunitárias. Vivendo em reclusão, eram proibidas de ter contato com os habitantes da cidade ao redor do convento e, em atos de penitência, frequentemente se autoflagelavam com chicotes.

Quais as primeiras visões da freira?

Foi nesse ambiente restrito e isolado que Benedetta Carlini de Vellano começou a experimentar as primeiras visões celestiais. Em uma delas, uma estátua da Virgem Maria começou a se mover enquanto ela orava.

Em outra ocasião, o próprio Cristo apareceu diante dela na forma de um jovem belo, trocando o coração dela pelo dele, mas com a condição de que ela suportasse um grande sofrimento como prova de seu amor por Ele.

No início, os superiores de Benedetta não deram muita importância a esses acontecimentos. Influenciados pela crença de que as mulheres eram espiritualmente inferiores aos homens, eles a advertiram de que suas visões não vinham de Deus, mas do diabo.

Porém, a situação mudou quando Benedetta apresentou uma prova concreta de sua conexão com Cristo: uma noite, raios de luz emanaram de um crucifixo, marcando a freira com as mesmas feridas que Cristo sofreu na cruz.

Essas feridas, conhecidas como estigmas, já haviam sido vistas em outros santos, como Francisco de Assis. A partir desse momento, os dons de Benedetta não foram mais questionados. Ela foi eleita abadessa do convento e começou a pregar.

Foi algo extraordinário para uma mulher na época, já que era considerado inadequado que mulheres medievais falassem na igreja. Essa visão negativa tinha raízes na Bíblia, onde Adão culpou Eva por seus pecados.

Benedetta e Bartolomea eram amantes?

Benedetta dizia que as visões vinham acompanhadas de dores intensas, e Bartolomea foi encarregada de dormir no mesmo quarto, pronta para oferecer ajuda espiritual e conforto em caso de necessidade.

Suas camas eram separadas por cortinas, mas, segundo o testemunho de Bartolomea, Carlini eventualmente abria a barreira.

“Por pelo menos dois anos”, dizem os registros, “três vezes por semana, à noite, após se despir e ir para a cama, Benedetta esperava que sua companheira fizesse o mesmo. Fingindo precisar de algo, ela chamava Bartolomea, que se aproximava e era então puxada para a cama por Benedetta. Ela a segurava com força, abraçando-a como um homem e beijando-a. Movia-se de tal forma sobre Bartolomea que ambas acabavam se corrompendo.”

O que aconteceu com Benedetta?

Benedetta parece ter desenvolvido mecanismos psicológicos para justificar o que, para seus contemporâneos, era um pecado grave: Bartolomea relatou que, durante esses encontros, Carlini assumia a identidade de Splenditello, seu anjo da guarda masculino, que expressava um amor divino por ela.

No final da Idade Média, pessoas acusadas de lesbianismo frequentemente enfrentavam a fogueira. No entanto, Carlini teve um destino diferente. Repetindo o que seu confessor lhe disse na primeira visão, ela alegou que seus poderes vinham do diabo, não de Deus. O núncio papal, acreditando na ideia comum de que as mulheres eram mais suscetíveis a influências malignas, concordou.

Benedetta foi forçada a renunciar ao cargo de abadessa. Os diários de uma outra freira revelam que ela morreu aos 71 anos, após passar várias décadas presa no convento, isolada das demais. As freiras foram proibidas de falar com ela.

O funeral foi acompanhado por leigos que viajaram de longe para prestar suas homenagens à mística que havia se casado com Cristo. “No fim,” escreve Brown, “Benedetta triunfou. Ela deixou sua marca no mundo, e nem a prisão nem a morte puderam silenciá-la.”

InformaçãoDetalhes Técnicos
Filme:Benedetta Ano: 2021
Título Original:Benedetta
Diretor:Paul Verhoeven
Gênero:História, Drama, Romance
Avaliação IMDB:6.7
Classificação etária:18 anos
Duração:2h 7min
Elenco:Virginie Efira, Charlotte Rampling, Daphné Patakia, Lambert Wilson, Olivier Rabourdin, Louise Chevillotte, Hervé Pierre, Clotilde Courau, David Clavel, Guilaine Londez, Gaëlle Jeantet, Justine Bachelet, Lauriane Riquet, Eléna Plonka, Héloïse Bresc, Jonathan Couzinié, Vinciane Millereau.
Onde assistir:Prime Video
Benedetta

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

Você ainda baixa filmes na internet?

Você ainda baixa filmes na internet?

5 / 5 (3 classificação)

O Roku Express é a maneira mais fácil e barata de transformar sua TV em Smart TV de verdade. Basta plugar e ativar pra você ter acesso a milhares de filmes e séries.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *