O Mal que nos Habita (2023/Apple TV e Netflix), filme dirigido por Demián Rugna, narra a jornada dos irmãos Pedro (Ezequiel Rodríguez) e Jimi (Demián Salomón) em uma verdadeira epidemia diabólica.
Eles se deparam com uma terrível descoberta: o filho do vizinho está possuído. O problema é que o mal pode se espalhar como vírus, plantando o caos e destruindo a todos. Pra piorar, os políticos locais parecem indiferentes…
>>> O que você vai ler neste post:
- O Mal que Nos Habita Final Explicado
- Quem mata o homem no começo do filme?
- Quem são os apodrecidos?
- Como o possuído age?
- Por que é proibido atirar no possuído?
- Quais as regras para evitar a proliferação do Mal que nos Habita?
- A cabra está possuída?
- O que acontece com Ruiz e a esposa?
- Como Pedro espalha o mal sem querer?
- A menina sobrevive?
- Pedro e Sabrina eram casados?
- Quem é Mirta?
- Sabrina sobrevive?
- Por que Jair começa a andar e falar?
- O que Pedro tira da boca de Jair?
- Explicação do final de O Mal Que Nos Habita
O Mal Que Nos Habita, final explicado
O filme começa com o disparo de cinco tiros em um trecho solitário da zona rural da Argentina. Dois irmãos ouvem as explosões, Pedro (Ezequiel Rodríguez) e Jimi (Demián Salomón).
Os dois estão alarmados, mas não surpresos. Algo enigmático trouxe um período de sombra sobre o seu país durante mais de uma década. Agora, a morte finalmente chegou até eles.
Mesmo que os caras durões peguem os próprios rifles, não têm a menor ideia de como sobreviver. Desde a primeira cena, a tensão é forte. Ainda não temos certeza do que exatamente devemos temer, mas podemos sentir o medo.
Curiosamente, quando os dois procuram a origem do tiroteio, encontram um cadáver cortado ao meio. Uriel, morador local, emerge como uma figura sinistra, é o que eles chamam de “apodrecido”. Sua presença é uma lembrança constante do perigo iminente.
Enquanto o caos se intensifica e o medo se espalha, os sobreviventes lutam para manter a sanidade e a esperança diante do mal que ameaça consumi-los.
Quem mata o homem no começo do filme?
O irmão mais novo de Uriel admitiu que ouvia uma voz mandando matar o homem, um faxineiro que vinha de longe para eliminar Uriel. O garoto relevou que também comeu a carne do cadáver e deu o resto aos porcos. Mais tarde, ele fez o mesmo com a própria mãe.
Quem são os apodrecidos?
“Vocês transportaram um apodrecido sabendo que ele estava possuído? Seus idiotas!”
Apodrecido é um termo que eles chamam quando alguém está possuído por uma entidade sobrenatural, literalmente um demônio em carne.
Uma vez que um corpo humano é dominado, uma versão física do demônio começa a se manifestar internamente, na forma de uma criança.
O organismo da pessoa assume o crescimento de uma entidade estranha, por isso gera infecção, então o podre incha e se transforma quase literalmente em uma bola de pus.
Como o possuído age?
O demônio podre precisa se alimentar de medo e violência, o objetivo dele é infectar outras pessoas para se multiplicar.
Quanto mais insultos, agressões físicas, sombras artificiais ou armas de fogo, mais facilmente ele pode contaminar o ambiente e gerar mais caos.
As vítimas mais propensas à infecção são aquelas que não têm consciência direta do mal, como animais, autistas, crianças e pessoas altamente estressadas.
É por isso que o demônio usa todos os elementos que tem em mãos, literalmente para enlouquecer aqueles que o rodeiam e torná-los presas fáceis.
Por que é proibido atirar no possuído?
Quando um apodrecido é morto por tiro, o demônio sai de dentro dele e nasce em outra pessoa, até mesmo se espalhando como se fosse vírus.
Sendo assim, a maneira correta de matá-lo é por meio de um método que fixa a criatura dentro do corpo invadido com um dispositivo peculiar, normalmente feito por um “faxineiro”.
Quais as regras para evitar a proliferação do Mal que nos Habita?
Se você esteve perto de uma infestação podre, estas são as regras que você deve seguir para evitar sua propagação:
Primeira regra
Fuja sem levar absolutamente nada que estava próximo ao apodrecido. Tudo, até as roupas que você vestia deve ser queimada.
Segunda regra
Fique longe dos animais: eles são especialmente vulneráveis a receber a essência do Podre.
Terceira regra
Não use luz elétrica, pois o demônio precisa das sombras artificiais e não naturais pra se movimentar.
Quarta regra
Não machuque o podre física ou verbalmente, pois qualquer tipo de violência o mantém mais forte.
Quinta regra
Não chame o mal pelo nome. Uma maneira de atrair o mal para perto é simplesmente chamá-lo pelo nome, e é por isso que nomes para o diabo, como Lúcifer, Azrael, Satanás, Belzebu, não devem ser usados.
Sexta regra
Não use armas de fogo. A violência alimenta o mal que possui o Podre e o uso de armas de fogo próximo a um possesso simplesmente o torna mais forte.
Sétima regra
Não tenha medo, principalmente de morrer. O encarnado tenta manipular tudo ao seu redor, aproveita o medo da morte de todos que estão por perto. E uma vez que perdem o controle, são vítimas fáceis da possessão.
A cabra está possuída?
Ruiz e a esposa descobrem algo estranho no comportamento de uma das cabras. Ambos estão convencidos de que o espírito maligno possuiu o animal e, portanto, querem matá-lo.
Ele aponta uma arma para o bicho, que simplesmente se aproxima ainda mais dele, como se estivesse provocando-o para atirar. O possuído não pode ser morto com balas, e o uso da pólvora permite que o mal se apodere do atirador com mais facilidade.
O que acontece com Ruiz e esposa?
Antes de atirar na cabra, a esposa de Ruiz traz um machado e avisa ao marido para não matar o demônio com uma arma, alegando que os dois precisam tomar cuidado, sobretudo porque ela está grávida.
Mas o homem atira na cabra mesmo assim. Logo em seguida, a esposa o mata com o machado, e depois golpeia o próprio rosto. Todos os assassinatos ocorrem em questão de minutos, pois o demônio possui cada um deles.
Como Pedro espalha o mal sem querer?
Pedro e Jaime sabem que não podem levar nada de casa ao sair, mas sem se dar conta, o mal já contaminou suas roupas.
Quando o primeiro vai à cidade avisar a ex-mulher Sabrina (Virginia Garófalo) e o atual marido Léo (Federico Lizz) do perigo, ninguém parece acreditar. Ele imediatamente fica nu, mas antes de queimar as roupas, o cachorro da casa as fareja.
A presença do demônio só é percebida depois que o cachorro agarra a filha de Sabrina pelo pescoço e foge. Leo segue o bicho enquanto Pedro fica gritando com ele, dizendo para não atirar no cachorro. Mas ele atira.
A menina sobrevive?
Não, mas o demônio que entrou no corpo dela retorna sorrindo como se nada tivesse acontecido. A diabinha sussura no ouvido de Sabrina, dizendo que Leo a matará com o carro, o que realmente acontece em seguida.
Pedro e Sabrina foram casados?
Alguns detalhes sobre a família são revelados, a começar pelo fato de que Pedro e Sabrina se divorciaram depois de uma relação complicada.
Ficamos sabendo que o filho primogênito deles, Jair (Emilio Vodanovich), é autista e por isso Pedro quis matá-lo desligando o aparelho que mantinha o menino vivo na infância, mas o ato foi flagrado pelo resto da família.
Os dois culpavam um ao outro pela condição de Jair e Sabrina começou a ter casos com outros homens.
Quem é Mirta?
Mirta é uma mulher experiente no assunto “apodrecido” que percebe a presença do mal onde os outros não veem, além de ter uma compreensão profunda da natureza das trevas que cercam a cidade.
Sua história está ligada à máquina que pertencia ao “faxineiro” morto, pois ela mesma é uma faxineira que perdeu a fé depois de enfrentar um exorcismo, por isso está determinada a combater o mal.
É claro que há algo sombrio nela, o que a torna tanto uma fonte de segurança quanto inquietação. Mirta está sempre alerta e tem uma convicção tão forte que abala a confiança de Jimmy em suas próprias percepções.
Sabrina sobrevive?
Não. Uma Sabrina possuída e com sangue escorrendo da cabeça aparece na cidade, atraída pelo medo de Pedro em perder as crianças, e leva o menino Santi, literalmente pulando da varanda e fugindo. Mais tarde descobrimos que a demônia devorou o corpo dele.
Por que Jair começa a andar e falar?
Mirta percebe um movimento nas mãos de Jair, que identifica como um sinal de que o mal já entrou no seu corpo, mas ainda não conseguiu atingir a mente por causa do cérebro autista.
Embora Jaime não acredite na mulher quando ela diz isso, sua crença acaba se provando verdadeira, pois Jair entra na casa, pedindo comida à avó. Isso é extremamente assustador, visto que ele não consegue andar ou falar.
O que sai da boca de Jair?
Durante o final de O Mal Que Nos Habita, Pedro volta desanimado para a casa deles na cidade e dá um sorvete para acalmar Jair.
O menino volta a apresentar sintomas de autismo, e agora Pedro tira um pedaço de cabelo e um colar de crucifixo de dentro da boca do menino.
Isso deixa claro que Jair foi possuído, matou e devorou a avó num clássico Chapeuzinho Vermelho invertido, pois o cabelo e o colar do crucifixo pertenciam à mulher.
Explicação do final de O Mal Que Nos Habita
O que acontece com o resto da família? Enquanto Pedro e Mirta se dirigem à cidade para encontrar o corpo de Uriel, a mulher tem certeza de que ele deve estar dentro da escola local, pois as crianças e o mal estão sempre atraídos um pelo outro.
Essa suposição também se revelou verdadeira, pois o corpo apodrecido, mas vivo, de Uriel foi realmente encontrado escondido dentro da escola. Mirta inicia o procedimento para matar o corpo possuído, mas agora ela passa a falar diretamente com Pedro, pedindo-lhe que o mate.
Essas palavras chegam à cabeça de Pedro, e quando as crianças possuídas também mentem sobre um machado na sala ao lado, o protagonista deixa Mirta sozinha e vai buscar o machado.
Ele rapidamente descobre que não há arma no local, e o mal aproveita esse momento para matar Mirta e arrastá-la embora. Como o procedimento nunca é concluído, o corpo possuído de Uriel dá à luz um menino, que é o mal na forma de humano.
Pedro consegue vencer o mal?
“Como diz a canção: se você tem medo de cair num buraco, isso abrirá um buraco embaixo de você” – O Mal que Nos Habita.
Apesar dos repetidos esforços de Pedro, ele não consegue proteger a sua família do poder imparável do demônio. O medo de perder os filhos de alguma forma fortalece a entidade malévola, tornando-a mais forte. Em última análise, mesmo na morte, o demônio triunfa, enquanto a bondade permanece obscurecida por trás das lágrimas e da tristeza.
Aproveite para ler também:
Por Monique Gomes
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
- Alita: O que a ciborgue descobre sobre si?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Alita: Anjo de Combate (2019, Netflix), sob a direção visionária de Robert Rodriguez, nos leva a um futuro distópico onde a tecnologia e a humanidade se cruzam de formas surpreendentes. Ela é mais do que uma simples heroína. Ela é uma jornada de autodescoberta, luta e vingança. Ao… Leia »Alita: O que a ciborgue descobre sobre si?
- Personal Shopper: Quem é o fantasma?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO No universo sombrio de Personal Shopper (2016, Netflix), dirigido por Olivier Assayas, Maureen vive atormentada pela perda do irmão gêmeo, Lewis. Sua jornada emocional é marcada pela busca de um sinal dele. Quando é atraída por mensagens misteriosas e experiências estranhas, ela se vê em um jogo psicológico… Leia »Personal Shopper: Quem é o fantasma?
- Apenas Corra: Mia é reencarnação de Alice?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Apenas Corra (2024), dirigido por Daina Reid, explora as sombras do subconsciente humano com uma trama que fala de culpa, trauma e segredos enterrados. O filme habilidosamente mistura o sobrenatural com o psicológico, criando uma atmosfera de suspense onde os fantasmas do passado retornam. O enredo faz referência… Leia »Apenas Corra: Mia é reencarnação de Alice?