Mulher comendo pipocas quer saber como identificar o tema de um filme

Você sabe identificar o tema de um filme?

É comum que alguns filmes causem uma certa estranheza. Não é regra, mas quem diz “não gostei” geralmente é porque não entendeu a obra.

Um dos motivos pelos quais isso acontece é a dificuldade de enxergar além da narrativa. Por isso, é importante, pelo menos, saber identificar o tema de um filme.

Continue a leitura para você não desistir de uma história pela metade.

Afinal, o que é o tema do filme?

O tema ou ideia central é a mensagem que o escritor/roteirista/diretor deseja que o público entenda depois de assistir ao filme.

É o coração do filme.

O filme é conduzido pelo tema.

Na maioria das vezes é repetitivo para tornar a imersão do espectador mais significativa.

Os temas menores aparecem brevemente dando lugar ao tema central.

Este evoca uma experiência humana universal e pode ser expresso em uma palavra ou frase curta, por exemplo: amor, morte, solidão, impermanência, traição, preconceito, vida moderna etc.

Por que o tema é tão importante?

família assiste TV comendo pipocas para saber identificar o tema de um filme

O tema também é o elemento mais importante do roteiro. É a intenção motriz por trás do filme.

É a mensagem que o criador tenta transmitir ao público que, quando comunicada de forma eficaz, o satisfaz completamente, sobretudo quando o espectador faz a descoberta sozinho. 

A ideia central define o universo em que a história acontecerá, bem como o filtro pelo qual todas as informações serão administradas.

Em outras palavras, ela ajuda a colorir cada parte da história, desde os personagens, o enredo, as ações, tudo.

Além do mais, está diretamente ligada à jornada interna do protagonista. Conecta as preocupações e paixões do personagem, ao enredo externo, enquanto dá ao espectador alguém por quem torcer. 

Como identificar o tema de um filme?

Antes de tudo, você precisa ter a mente aberta pra olhar na tela sem preconceitos. Depois, prestar bastante atenção para entender o que a narrativa está querendo dizer.

Estamos acostumados a assistir a filmes apenas para entretenimento. Acontece que, dessa forma, somos apenas meros observadores.

Quando vemos o filme como objeto de estudo, temos que ser mais detalhistas em como tratamos a obra.

Um filme é algo que podemos ler tão cuidadosa e conscientemente quanto um livro ou poema.

Assim, uma dica para aprender a “ler” um filme é assistir com caneta e caderno na mão, fazendo anotações sobre suas impressões. 

Procure por repetições que o indiquem sobre as coisas que o diretor pensa que são importantes.

Existe uma canção recorrente, música, técnica de câmera, diálogo, efeito especial que adiciona um significado maior?

Pense sobre como suas observações se relacionam com as ideias gerais, problemas e temas do filme. Como esses detalhes ajudam sua compreensão do todo?

Pense, observe, converse com seus amigos. 

Exemplos clássicos de temas de filmes

Tema: Bem contra o Mal

Subtema: Vingança

Identificar o tema de um filme: a vingança presente em Kill Bill

Transmitidos desde os tempos das peças de Shakespeare, vários filmes usaram a liderança em busca de vingança com bastante sucesso. A maioria dos filmes de Tarantino se volta para esse subtema.

Pense em Kill Bill ou Bastardos Inglórios. A vingança pode ser um prato que se come frio, mas certamente tem um custo. Entes queridos morrem e sempre há muito trauma para processar.

Tema: Sociedade

Subtema: Luta de classes

O tema do filme Titanic é a diferença de classes sociais

Considere Titanic: pode ser sobre a mudança na sorte de um navio inafundável após o choque com um iceberg.

Entretanto, é pontuado pela história de dois amantes infelizes que estão separados por classe social.

Jack é visto como um pária quando entra na vida dos ricos. Enquanto isso, Rose se cansou dos privilégios com os quais nasceu e quer viver com mais liberdade.

É essa camada extra que torna os personagens tão icônicos.

Subtema: Indivíduo X Sociedade

V de Vingança tece a história de um suposto terrorista que ameaça explodir o Parlamento, um antigo símbolo do poder autoritário.

O filme consegue defender os perigos de uma ditadura de forma convincente. James McTeigue faz isso invertendo os papéis de policiais e terroristas.

Subtema: Humanidade x Tecnologia

Com a tecnologia pronta para desempenhar um papel mais dominante em nossas vidas, a questão é como isso afetará o futuro. Vários filmes abordam esse tema, tentando responder a essa pergunta.

Pense em HAL assumindo o controle e decidindo matar a tripulação em 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, ou Blade Runner colocando uma questão sobre o que realmente nos torna humanos.

Tema: Amor

Subtema: Amor x Solidão

joaquim Phoenix filme Ela

Her (Ela), de Spike Jonze, faz um ótimo trabalho ao capturar o sentimento de solidão da madrugada.

O filme examina como nos conectamos uns com os outros e o papel integral que a tecnologia passou a desempenhar no processo.

Theodore compra um sistema operacional de última geração semelhante à Alexa para lhe fazer companhia. Com o tempo, os dois forjam um vínculo emocional.

Subtema: Amor próprio

Comer, Rezar e Amar é claramente o melhor exemplo desse tema. Elizabeth tem tudo o que poderia precisar, mas um vazio permeia seu ser.

Em um esforço para se revigorar, ela decide fazer uma viagem solo ao redor do mundo. Essa jornada a ajuda a refletir sobre a vida externamente e, mais significativamente, internamente.

Agora que você sabe identificar o tema de um filme, vai prestar mais atenção sempre que apertar o play, não é mesmo?


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

  • Não Solte! O mal é real ou alucinação?
    No thriller psicológico Não Solte! (2024, Prime Video), dirigido por Alexandre Aja, a linha entre realidade e alucinação se desfaz em um pesadelo angustiante. A trama acompanha uma mãe desesperada que luta para proteger os filhos de uma força sombria. E se a verdadeira ameaça estiver dentro dela mesma? À medida que eventos inexplicáveis ​​tomam
  • Morbius: por que ele se torna um vampiro?
    Morbius (2022, Netflix) traz Jared Leto no papel do Dr. Michael Morbius, marcando a segunda aposta da Sony em dar um filme solo a um vilão do Homem-Aranha, após o sucesso de Venom (2018) e a sequência Venom: Tempo de Carnificina (2021). Na trama, o brilhante cientista Michael Morbius sofre de uma rara doença sanguínea
  • Adolescência: qual a motivação do crime?
    Adolescência conta a história de como o mundo de uma família vira de cabeça para baixo quando Jamie Miller (Owen Cooper), de 13 anos, é preso pelo assassinato de uma adolescente onde ambos estudavam. O longa foi filmado em um único plano-sequência, ou seja, sem cortes aparentes, aumentando a tradição do espectador. O diretor Philip

Publicar comentário

)?$/gm,"$1")],{type:"text/javascript"}))}catch(e){d="data:text/javascript;base64,"+btoa(t.replace(/^(?:)?$/gm,"$1"))}return d}-->