O filme de terror The Bye Bye Man (2017/MAX) traz um gancho assustador e intrigante. Há quem diga que o homem assustador existiu de verdade, mas será?
Baseado em um capítulo de “O Vampiro do Presidente”, do autor Robert Damon Schneck, o filme mergulha em uma das várias lendas urbanas investigadas pelo escritor.
A entidade é um ser sobrenatural que se espalha como um vírus sempre que seu nome é mencionado. Diferente do livro, o filme é insatisfatório, mas tem um final empolgante.
O que você vai ler neste post:
- The Bye Bye Man Final Explicado
- Quem é Bye Bye Man?
- The Bye Bye Man é real?
- Como a história foi adaptada?
- Por que é proibido pensar ou falar Bye Bye Man?
- O que diz o livro?
- O que é verdade na história do Bye Bye Man?
- Qual o significado das moedas?
- Quem é Gloomsinger?
- O livro é melhor que o filme?
The Bye Bye Man Final Explicado
No final do filme The Bye Bye Man, Elliott (Douglas Smith) decide seguir o endereço do dono da mesinha de cabeceira onde estava escrito o nome da entidade.
Ele encontra a casa da Sra. Redmon. Ao falar com ela, descobre a trágica história do marido – um jornalista que estava investigando assassinatos, começou a ter alucinações e cometeu vários crimes em seguida.
Ao voltar para casa, Elliott também é atormentado por alucinações, confunde John (Lucien Laviscount) com Sasha (Jenna Kanell) e vice-versa. Ele acredita que John está atacando e acaba atirando nele, apenas para perceber que atirou em Sasha.
Nesse momento, The Bye Bye Man aparece e toca na testa dele. A campainha toca: são Virgil e Alice, o irmão e a sobrinha de Elliot. Ele luta para não dizer o nome de The Bye Bye Man em voz alta e tenta impedir que abram a porta. Desesperado, Elliott se mata e de alguma forma a casa pega fogo.
A garotinha Alice mostra a Virgil algumas moedas que encontrou. Ela explica que as achou em uma cômoda com escritas estranhas que não conseguiu ler. O filme termina com John sendo levado para uma ambulância e tentando mencionar o nome Bye Bye Man para a detetive Shaw (Carrie Anne Moss).
Quem é Bye Bye Man?
O Bye Bye Man é um personagem sobrenaturalmente trágico e assustador, originado de uma história real contada no livro The Bridge to Body Island. Ele nasceu com albinismo na Louisiana na década de 1920, foi abandonado pelos pais e sofreu provocações constantes.
Cresceu em um orfanato, de onde fugiu várias vezes, eventualmente esfaqueando um zelador com uma tesoura e percorrendo os trilhos dos trens pela América, assassinando pessoas ao longo do caminho. O homem se tornou um serial killer.
The Bye Bye Man é real?
The Bye Bye Man é um filme de terror que, como muitos do gênero, afirma ser baseado em uma história real. No entanto, a lenda urbana que envolve Bye Bye Man já é tão inacreditável que pouca coisa precisou ser alterada para o filme.
O autor do livro Schneck observa que:
“Sem um orfanato ou provas de assassinatos, a história parece ser fabricada. Mas quem a criou e por quê?”
A resposta é que a história de The Bye Bye Man surgiu da mesma maneira que todas as histórias: da imaginação individual e coletiva. Escritores de ficção buscam inspiração em uma vasta gama de fontes, incluindo vivências, memórias, narrativas, filmes, impressões, sonhos, sons e tudo o mais que influencia a consciência e forma uma vida.
Embora algumas influências sejam conhecidas e evidentes, muitas são inconscientes e permanecem misteriosas até mesmo para o escritor. Perguntar de onde veio The Bye Bye Man é semelhante a questionar um autor de ficção sobre a origem de suas ideias.
Como a história foi adaptada?
Schneck ouviu a história de um amigo durante uma festa, e, após investigar, descobriu que os outros dois amigos não queriam mais nada com isso. Mesmo assim, eles concordaram com a adaptação para o filme. A história, rica em camadas narrativas, passou de uma experiência Ouija para uma lenda urbana comparável ao Slenderman.
Por que é proibido pensar ou falar Bye Bye Man?
O Bye Bye Man desenvolveu habilidades telepáticas que lhe permitem detectar quando alguém pensa ou fala sobre ele. Esse farol psíquico o guia até essas pessoas, tornando-as seus alvos. A habilidade é uma forma de perpetuar o terror e garantir que ele sempre tenha novas vítimas para manter sua existência.
O que diz o livro?
Três amigos em Wisconsin entraram em contato com o Bye Bye Man por meio de um tabuleiro Ouija. Depois de aprender sobre a história e perceber que se tornaram seus alvos, interromperam as sessões. Mais tarde, eventos assustadores os perseguiram, como ouvir assobios estridentes e ver pés misteriosos fora de uma porta.
Bye Bye Man é real?
O que é definitivamente verdade é que alguns universitários ficaram assustados enquanto brincavam com um tabuleiro Ouija, um fenômeno bastante comum. Alguns deles já tinham tendências a ataques de pânico e acreditavam ter tido experiências paranormais antes.
Qual o significado das moedas?
As moedas, frequentemente associadas a espíritos e ao sobrenatural, representam uma conexão com o submundo. Entretanto, segundo um depoimento da diretora Stacy Title à Cosmopolitan, na verdade elas servem como os olhos de Gloomsinger.
Quem é Gloomsinger?
O Bye Bye Man tinha um companheiro chamado Gloomsinger, uma criatura feita de olhos e línguas costurados, retirados das vítimas. Ele ganhava vida com alguma forma de magia negra, possivelmente vodu.
A criatura está constantemente se deteriorando, exigindo que o Bye Bye Man continue matando para reunir novas partes e restaurar o companheiro. O assobio estridente de Gloomsinger geralmente anuncia a chegada do Bye Bye Man: um sinal do próximo ataque.
O livro é melhor que o filme?
Sim, a história no livro é considerada mais rica e detalhada do que a adaptação cinematográfica. Apesar disso, a narrativa de Schneck é capaz de assustar mesmo quando contada em um podcast, onde a história foi compartilhada pela primeira vez.
Por meio dessas perguntas e respostas, podemos ver como “The Bye Bye Man” mistura realidade, ficção e lendas urbanas para criar uma história de terror fascinante e assustadora.
Aproveite para ler também:
Informação | Detalhes Técnicos |
---|---|
Filme: | Bye Bye Man Ano: 2016 |
Título Original: | The Bye Bye Man |
Diretor: | Stacy Title |
Gênero: | Terror, Mistério & Thriller, Drama, Fantasia |
Avaliação IMDB: | 4.3 |
Classificação etária: | 16 anos |
Duração: | 1h 36min |
Elenco: | Douglas Smith, Lucien Laviscount, Cressida Bonas, Doug Jones, Michael Trucco, Jenna Kanell, Erica Tremblay, Marisa Echeverria, Cleo King, Faye Dunaway, Carrie-Anne Moss, Leigh Whannell, Keelin Woodell, Lara Knox, Jonathan Penner, Nicholas Sadler, Martha Hackett, Ava Penner. |
Onde assistir: | Prime Vídeo |
The Bye Bye Man
Por Monique Gomes
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
- O Homem das Sombras: cadê as crianças?
- Experimentos Macabros Final Explicado
- O Mensageiro do Último Dia Explicado
The Bye Bye Man
Director: Stacy Title
Date Created: 2017-02-09 07:53
3.5