Pular para o conteúdo

O que significa Redemption Song de Bob Marley?

Você sabia que Redemption Song foi a última música que Bob Marley escreveu em vida? Nela há uma grande prova de que ele não foi apenas um excelente cantor de reggae, mas um profeta visionário que trouxe mensagens importantes.

Análise de Redemption Song de Bob Marley

Bob Marley - significado da canção Redemptiong Song

Na poesia de Redemption Song, Bob Marley oferece uma perspectiva única sobre uma das partes mais vergonhosas da história mundial.

Quando ele nasceu na Jamaica, o país ainda era uma colônia britânica lutando pela independência, passando por toda a pobreza extrema e opressão, resultado da escravidão abolida no século anterior.

Um verdadeiro testemunho das lutas que ainda ecoam nos dias de hoje.

E isso explica os primeiros versos desta música:

Velhos piratas, sim, eles me roubaram

Old pirates, yes, they rob I

Me venderam para navios mercantes

Sold I to the merchant ships

Bob usa a palavra “eu” no sentido coletivo, referindo-se a todos os negros e ao abismo que ele relata, provavelmente referindo-se aos porões de carga dos navios negreiros onde os escravos eram amontoados em condições desumanas.

Bob então observa que, apesar de tudo isso, a comunidade negra resiste e avança através das gerações.

Minutos depois deles terem me tirado

Minutes after they took I

Do poço sem fundo

From the bottomless pit

“Mas minha mão se tornou forte, pela mão do Todo-Poderoso, avançamos esta geração, triunfalmente.”

Assim como a música, a religião Rastafari foi uma das maiores paixões de Bob Marley. Por isso, ele sempre fez questão de colocar mensagens religiosas nas canções.

A devoção era tão intensa, que acabaria contribuindo para um triste fim logo após o lançamento dessa última música.
De volta à música, ele inicia o refrão com uma das mensagens mais importantes da faixa:

Você não vai ajudar a cantar

Won’t you help to sing

Estas canções de liberdade?

These songs of freedom?

Porque tudo o que eu tenho

‘Cause all I ever have

Canções de redenção

Redemption songs

Ao contrário do que muitos pensam, a redenção aqui não é no sentido religioso de salvação ou libertação da alma.

Na época da escravidão, “redenção” era a libertação de um escravo mediante pagamento. Bob Marley faz um contraste entre as expressões “Songs of Freedom” e “Songs of Redemption” como se fossem figuras opostas.

Pois para que haja redenção é preciso que haja um escravo, o que já é algo inaceitável por si só. A liberdade é um direito humano fundamental, que deve ser garantido a todos independentemente de pagamento ou autorização de outros.

Então, Bob está basicamente dizendo: Tudo o que temos até hoje são músicas pedindo nosso resgate, quando poderemos cantar músicas sobre ser livre?

Bob Marley sabia que as pessoas que tentassem uma revolução poderiam acabar sendo perseguidas e mortas.

Emancipem-se da escravidão mental
Emancipate yourselves from mental slavery
Ninguém além de nós mesmos pode libertar nossas mentes
None but ourselves can free our minds
Não tenham medo da energia atômica
Have no fear for atomic energy
Porque nenhum deles pode parar o tempo
‘Cause none of them can stop the time

“Até quando eles vão matar nossos profetas enquanto nós ficamos parados observando?”

Marley viveu na mesma época que grandes ativistas negros como Malcolm X e Martin Luther King, que lutaram contra o sistema e foram ambos assassinados em circunstâncias suspeitas.

Então ele faz um apelo para que se levantem e defendam a causa contra a opressão da comunidade negra, em vez de apenas sentarem e assistirem ao assassinato de profetas.

O próprio sofreu um atentado. Esse triste fato aconteceu em 3 de dezembro de 1976. Naquela época, a Jamaica estava sob um estado de extrema tensão política, com dois partidos rivais se atacando de forma muito violenta.

Bob, que sempre pregou a paz, era conhecido por ter amigos dos dois lados dessa luta e não queria se envolver com nenhum dos lados políticos, que para ele eram apenas dois lados da mesma moeda.

“Nenhum deles faz nada de bom para o povo. É dividir para governar.”

Porém, com a fama e popularidade que Marley alcançou na Jamaica, os políticos viram nele uma grande oportunidade de se promover, mesmo que isso lhe custasse a vida.

Para tentar restaurar a paz, o respeito e o amor na Jamaica, Bob Marley propôs fazer um concerto gratuito na capital, Kingston. Mas o problema era o seguinte, para poder realizar o evento precisava da autorização do então primeiro-ministro, que era de uma das partes em conflito.

Bob sabia do risco que corria, então levou a ideia do show ao primeiro-ministro com a seguinte condição: não poderia haver interferência política no evento. Porém, logo após obter a autorização, o primeiro-ministro anunciou a antecipação das eleições para a mesma data do espetáculo.

Isso transmitiu a sensação de que Bob e o ministro estavam do mesmo lado e que o show seria uma celebração política.
O que deixou Marley furioso. E em pouco tempo começaram a surgir rumores de que haveria ataques graves durante o evento, o que deixou a equipe de Marley preocupada e hesitante em continuar.

Mas Bob incentivou sua equipe e continuou ensaiando todos os dias. E na noite do dia 3, Bob estava ensaiando em sua casa quando sete homens armados invadiram o local e atiraram diversas vezes, fugindo logo em seguida.

Marley e outras três pessoas ficaram feridas, incluindo sua esposa Rita, que foi atingida na cabeça. Por um milagre, a bala se alojou no couro cabeludo e ninguém morreu no ataque. Uma bala chegou a atingir de raspão o peito de Bob Marley,
mas acabou ficando alojada em seu braço.

Após o ataque, eles foram levados às pressas para o hospital. A partir daí, a mensagem que a política estava enviando a Bob era clara: “Não faça esse programa, ou coisas piores acontecerão”.

E o que você acha que ele fez? Assim, ele não desistiu do show e ficou ainda mais confiante na importância de subir naquele palco para espalhar sua mensagem de paz e amor através de sua música.

Dois dias depois, Marley se apresentou para mais de 80.000 pessoas na noite “Smile Jamaica” de Kingston, que foi um evento inesquecível para o país. Quando questionado por que não cancelou o programa quando sabia que isso poderia lhe custar a vida, Bob Marley simplesmente disse:

“As pessoas que estão tentando piorar este mundo não estão tirando um dia de folga. Por que eu deveria?”

Agora você deve estar se perguntando: Quem tentaria acabar com uma pessoa tão cheia de luz como Bob Marley?
Na biografia Catch A Fire, o jornalista Timothy White revelou ter recebido a informação de que um dos seguranças do partido da oposição foi contratado pela CIA para organizar o ataque.

Além disso, o empresário de Bob, Don Taylor, que também foi baleado naquela noite e que estava com Bob Marley no tribunal durante o julgamento dos atiradores, disse que um deles confessou a prática do crime a pedido da CIA
em troca de armas e drogas.

Apesar destas alegações, a CIA negou qualquer envolvimento no caso. Os homens que cometeram o ataque foram condenados à morte, mas até hoje ninguém conseguiu provar quem ordenou o assassinato de Marley.

De qualquer forma Bob não se intimidou com nenhuma ameaça e depois de uma turnê pela Europa em 78
voltou à Jamaica e lançou o show “One Love One Peace”, onde realizou mais um feito histórico.

No meio da apresentação, ele chamou ao palco os dois líderes dos partidos rivais e pediu que apertassem as mãos, enquanto fazia uma oração com pedidos de paz, amor e prosperidade.

O momento foi completamente inusitado, e sua esposa ainda disse que ficou surpresa por nada de grave ter acontecido com ele naquela noite.

The Redemption Song foi a última música gravada

“Ele já estava secretamente sofrendo muita dor e lidando com sua própria mortalidade, aspecto que está claramente presente no álbum, principalmente nesta música”, revelou Rita Marley em entrevista.

Infelizmente, duas das maiores paixões de Bob Marley contribuíram para sua morte precoce: o futebol e a crença Rastafari.
Para entender isso, precisamos entender um pouco sobre essa religião.

Os rastafarianos adoram um único deus, Jah Rastafari, e veem a África como a terra prometida. Outro aspecto muito famoso do Rastafari é o uso da erva. Para eles, a maconha não é recreativa, mas sim espiritual.

Mas o que realmente pode ter contribuído para o agravamento do câncer de Bob foi a crença de que seu corpo era como um templo sagrado. Aliás, é por isso que os rastafáris não fazem tatuagens nem cortam o cabelo,
o que explica os famosos dreadlocks, característicos de Bob Marley.

Bob Marley era apaixonado pelo esporte, inclusive fez uma viagem ao Brasil onde jogou futebol com Alceu Valença e Chico Buarque. Depois de jogar um jogo em Paris, Bob machucou a unha do dedão do pé e, como não cicatrizava, foi ao médico examinar o ferimento.

O médico avaliou e avisou Bob que aquela ferida era na verdade um tumor maligno, e que sua única chance de sobrevivência seria amputar aquele dedão do pé enquanto ainda havia tempo.

Mas devido à sua crença religiosa, ele se recusou a retirar o membro. “Minha vida não é tão importante para mim.
Só será importante para mim se eu puder ajudar muitas pessoas.”

Marley aceitou apenas tratamentos paliativos, o que lhe permitiu viver mais alguns anos, até que em 11 de maio de 1981,
infelizmente deixou este mundo.

Mesmo assim, uma figura tão brilhante como Bob nunca será esquecida, e enquanto a sua música e mensagens de paz e amor se espalharem pelo mundo, a sua missão será cumprida. Créditos da análise: canal Decifra Hits.

Para saber mais:

Livro de David Burnett sobre Bob Marley e a última canção The Redemption Song.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.