Pular para o conteúdo

Não se preocupe, querida: é sobre machismo

Imagine um mundo onde as mulheres estão a serviço dos homens diariamente. Em Não Se Preocupe, Querida, elas não têm nenhuma ambição de carreira: todas são donas de casa extremamente obedientes e felizes.

Você pode até pensar: mas qual o problema de ficar cuidando da casa? Nenhum, desde que essa seja uma escolha da mulher, o que, definitivamente, não acontece aqui.

Com direção de Olivia Wilde, o filme é estrelado por Florence Pugh e Harry Styles como o casal Alice e Jack. A história certamente deixa a gente com mais perguntas que respostas.

>>> Você vai ler neste post:

  • Resumo: entenda o contexto
  • Não se Preocupe, Querida: Final Explicado
  • Qual o significado do avião?
  • Por que Margaret parece estranha?
  • Quem é Alice na simulação?
  • Quem é Alice no mundo real?
  • Alice e Jack são avatares?
  • Por que Jack aceitou participar do projeto Vitória?
  • Por que Harry Styles dança na festa da empresa?
  • Frank tenta matar Alice?
  • Alice mata Jack de verdade?
  • Livro que inspirou o filme

Resumo: entenda o contexto

Numa cidade empresarial chamada Vitória, liderada por Frank (Chris Pine), os habitantes vivem sob uma regra rigorosa: é proibido compartilhar informações sobre seus trabalhos com cônjuges ou familiares.

Diariamente, maridos se dizem trabalhar em um projeto ultrassecreto, enquanto suas parceiras ficam em casa, encarregadas das tarefas domésticas.

A aparente sincronia das esposas já é algo estranho. No entanto, Alice só começa a compreender o verdadeiro mistério quando quebra uma caixa de ovos e descobre a ausência das gemas.

Ao explorar o deserto, Alice encontra o bunker onde supostamente os homens trabalham e decide investigar. Ao longo do filme, tudo o que diz é visto como simples manifestações de histeria feminina.

Enquanto isso, algumas mulheres sussurram sobre as atividades reais dos maridos e teorizam sobre os misteriosos estrondos sônicos que perturbam as tardes de lazer.

O nome da cidade, “Vitória”, sugere que eles estão envolvidos em algo grande, talvez uma arma nuclear relacionada ao Projeto Manhattan ou algo similar.

Não se preocupe, Querida: Final Explicado

Jack e Alice, personagens do filme Não se Preocupe, Querida, Final Explicado no Blog da Monique

É tudo uma simulação!

Enquanto ouve um podcast perturbador com ecos de ativismo dos direitos masculinos, Jack descobre sobre uma tecnologia de realidade virtual especial inventada por Frank.

Essa tecnologia permite que um homem e uma mulher, de sua escolha, se conectem a um universo com temática dos anos 50 — sendo que a mulher não consente.

Além disso, ela não necessariamente é a parceira do homem; pode ser apenas uma mulher qualquer que o homem, assumidamente, “sequestra”. Jack se inscreve, incluindo Alice, sem o conhecimento dela.

Quando Alice retorna à “casa” – a simulação dos anos 1950 – sente desconforto ao beijar Jack, e mais lembranças do mundo real emergem.

Qual o significado do avião?

Quando Alice testemunha um acidente aéreo, é o ponto de partida de toda a aventura. Foi uma falha na experiência de Realidade Virtual? É difícil imaginar que Frank programaria isso intencionalmente na simulação.

Nesse ínterim, ela decide explorar a área proibida para encontrá-lo. Em vez disso, encontra o bunker.

Ao tocar no prédio, experimenta alucinações vívidas, incluindo sequências oníricas em preto e branco de dançarinas. (Fica claro que essas mulheres estão se apresentando para homens.)

Por que Margaret parece estranha?

As coisas tomam um rumo sombrio quando Margaret, uma amiga de Alice (KiKi Layne), se aventura pelo deserto em busca do filho.

Embora a empresa anuncie a morte do menino como resultado do território perigoso, Margaret alega que a criança foi retirada dela como punição por descobrir segredos proibidos.

Em um ato surpreendente, ela corta a própria garganta, pula do telhado e desaparece da trama, embora um médico informe a Alice que ela se recuperou.

Quem é Alice na simulação?

No mundo simulado pelos homens, Alice é uma personagem inserida em uma realidade virtual dos anos 1950, onde vive a vida de uma dona de casa idealizada.

Nesse universo, ela é representada como uma esposa dedicada a Jack, desempenhando o papel tradicional de cuidar da casa e participar das atividades domésticas.

Quem é Alice no mundo real?

Já no mundo real, Alice é revelada como uma médica, distante da vida fictícia que vive no ambiente simulado. Ela tem uma carreira ativa e ocupada, um contraste com a versão que é projetada na simulação.

A dualidade entre essas duas identidades forma o cerne da trama do filme, explora as expectativas sociais e os papéis de gênero que moldam a vida de Alice em ambas as realidades.

Alice e Jack são avatares?

Embora as informações específicas sobre a dinâmica exata da simulação não sejam totalmente claras, a narrativa sugere que Jack e Alice existem simultaneamente em dois estados: o mundo simulado dos anos 1950 e o mundo real.

Isso não é exatamente como em “Matrix“, onde os corpos humanos estão fisicamente conectados a uma máquina enquanto a mente vive no virtual.

Em Não se Preocupe, Querida, a simulação parece uma representação alternativa da realidade, uma construção mental na qual os personagens vivem suas vidas de maneira diferente.

No entanto, a natureza exata da relação entre esses dois estados não é totalmente explicada no filme.

Por que Jack aceitou participar do projeto Vitória?

O desemprego de Jack pode ter sido um golpe para a autoestima, uma vez que a sociedade muitas vezes associa a masculinidade ao papel de provedor. O machismo arraigado o levou a ver a simulação como uma oportunidade de recuperar a sensação de controle e poder, ainda que fictícia.

Ao transformar Alice, uma médica ativa na realidade, em uma dona de casa submissa na simulação, ele reforça uma narrativa de gênero, onde ele é o líder da casa e ela desempenha um papel secundário.

Isso reflete uma mentalidade patriarcal que valoriza a masculinidade por meio da dominação, enquanto diminui o papel da mulher para se conformar às expectativas tradicionalmente atribuídas a ela.

Por que Harry Styles dança na festa da empresa?

Uma cena intrigante no meio do filme mostra Frank promovendo Jack, que responde com uma dança longa e elaborada no palco durante uma festa, enquanto Alice tem um colapso nervoso no banheiro.

A razão por trás dessa cena permanece sem explicação aparente, mas o fato inspira os homens de Vitória começarem a cantar sobre como estão forjando o futuro, de uma maneira que lembra os comícios nazistas.

Frank tenta matar Alice?

Há, pelo menos, três momentos em que Alice parece sofrer tentativa de homicídio: quando perde o fôlego na banheira, quando é esmagada pelas paredes enquanto limpa a vidraça e quando enrola o próprio rosto com papel filme na cozinha. Isso é uma falha ou Frank está manipulando a mente dela como punição? Não ficou claro.

Alice mata Jack de verdade?

Quando descobre tudo, Alice fica brava, mas Jack tenta resolver tudo com sexo. Pra se defender, ela o golpeia com um copo na cabeça. Bunny menciona que, se você matar um homem na realidade virtual, ele morre no mundo exterior.

Ela revela que é a única entre as mulheres que está ciente de que estão vivendo em uma simulação, pois perdeu os filhos na vida real e pode revê-los na realidade virtual.

Alice não parece muito triste por ter eliminado o marido controlador e fracassado. A amiga a aconselha a correr para o bunker no deserto. É o único meio de escapar da simulação. Por quê? Não sabemos.

No desfecho do filme, enquanto Alice está em fuga, Frank está ocupado ao telefone com seu especialista em segurança de realidade virtual, discutindo maneiras de impedir Alice.

Nesse momento, Shelley (Gemma Chan) casualmente se aproxima e desfere uma facada em Frank. Por que ela toma essa atitude agora? Acabou de descobrir o que Frank estava tramando?

Além disso, faz um comentário enigmático sobre como agora é “a vez dela”. Seria a vez dela de administrar a simulação? Ela planeja auxiliar as mulheres a restringir os homens lá? Modificar a simulação? Escapar?

Infelizmente, essas perguntas ficam sem resposta, pois Shelley desaparece completamente da narrativa.

As Mulheres de Stepford x Mulheres Perfeitas

Livro Mulheres Perfeitas, de Ira Levin, serviu de inspiração para o filme Mulheres Perfeitas e também Não se Preocupe, Querida.

A referência mais evidente em Não Se Preocupe, Querida é As Mulheres de Stepford. É um romance adaptado para o cinema lançado em 1975, seguido por uma versão de 2004 com Nicole Kidman no papel principal.

O filme, assim como o livro traduzido para o português, se chama Mulheres Perfeitas — a trama gira em torno de Joanna, uma fotógrafa que se muda com o marido para uma cidade aparentemente perfeita.

Todas as donas de casa são dedicadas ao trabalho doméstico de maneira estranha e subservientes aos maridos. Os visuais do filme são fortemente inspirados em produções cinematográficas da década de 1960, como os filmes de James Bond com Sean Connery, e, mais recentemente, em Mad Men.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.