O Google Shopping nos Estados Unidos lançou uma tecnologia que permite aos usuários uma experiência de provador virtual ao visualizar peças de roupa em modelos humanos reais.
Inicialmente, a nova funcionalidade da IA do Google está disponível apenas para tops femininos de marcas selecionadas, mas em breve será expandida.
Os modelos representam uma variedade de tons de pele, etnias, tipos de cabelo e formas de corpo, abrange tamanhos que variam do XXS ao 4XL.
O que é o provador virtual de roupas?
A tecnologia do provador virtual é uma solução inovadora que permite experimentar roupas, acessórios, sapatos, joias e maquiagem sem sair de casa. Imagine poder ver como uma peça de roupa ou um par de sapatos vai ficar em você com alguns cliques no seu smartphone ou computador?
Geralmente, um provador virtual funciona por meio de um aplicativo, mas também pode ser usadso em um desktop com uma webcam ou até mesmo por meio de uma foto. Em algumas lojas físicas, você encontra espelhos inteligentes ou “mágicos” que oferecem a mesma experiência interativa.
A magia acontece quando a tecnologia usa realidade aumentada para sobrepor itens virtuais na sua imagem real. A partir de uma foto ou um vídeo ao vivo, algoritmos de aprendizado de máquina identificam partes do seu corpo, como braços ou pés, e exibem o item escolhido como se fosse real, misturando o virtual com o mundo ao seu redor.
Com os provadores virtuais, experimentar roupas de diferentes tamanhos se torna muito mais fácil e rápido, elimina a necessidade de provas físicas e filas nas lojas. E, para compras online, isso significa que você pode escolher o tamanho certo na primeira tentativa, evitando devoluções e economizando tempo.
É a conveniência da experiência de compra tradicional combinada com a tecnologia moderna para uma experiência de compra mais fluida e agradável.
Como funciona o provador virtual do Google?
Para treinar a ferramenta Virtual Try-On, a empresa utilizou imagens de modelos reais. Durante as sessões de fotos, o Google identificou as tabelas de tamanhos de diversas marcas.
O processo envolveu a combinação de fotos das modelos vestindo camisas em poses diferentes e a geração de imagens adicionais dessas camisas a partir de ângulos diferentes.
Em seguida, o Google fundiu as imagens das roupas fornecidas pelos varejistas com as imagens dos modelos, resultando em diversas e realistas representações da roupa.
Agora, ao buscar por camisas no Google Shopping, os compradores encontrarão um distintivo “Experimente” ao lado dos itens de vestuário aplicáveis.
Ao clicar nele, eles terão acesso a uma lista de modelos para visualizar a peça. Para cada camisa, todos os 40 modelos femininos mostram várias opções de modelos para cada tamanho.
Isso é especialmente útil, pois duas pessoas podem usar o mesmo tamanho, mas ter formas diferentes, o que faz com que as roupas tenham uma aparência diferente em cada uma delas.
Tecnologia usa pessoas reais
O Google desenvolveu um novo modelo de IA capaz de tirar uma única imagem de uma peça de roupa e refletir com precisão como ela cairia, dobraria, ajustaria, esticaria e formaria vincos e sombras em um conjunto diverso de padrões reais.
Shyam Sunder, gerente de produto do Google responsável pelo recurso de teste virtual, revelou em uma coletiva de imprensa que a empresa contratou 80 modelos, sendo 40 mulheres e 40 homens, para desenvolver essa opção de compra.
Ela explicou que o Google precisa apenas da imagem de uma peça de roupa do site de um varejista para criar uma representação gerada por IA desse item em um modelo.
A tecnologia do Google é capaz de mostrar como o material se ajusta, dobra, agarra, estica e forma rugas e sombras, como mencionado por Lilian Rincon no blog da empresa.
Dentro dessa nova experiência de compra, você pode ver refinamentos guiados.
Se está procurando uma camisa no modelo que selecionou, mas quer uma versão mais acessível, ou gosta do formato, mas quer em uma cor ou estampa diferente, pode selecionar algumas opções nos menus suspensos e o Google produz opções semelhantes.
Brasil tem provador virtual do Google?
O Google planeja em breve expandir o Virtual Try-On para outros países, onde poderá utilizar novos modelos que representem melhor a população local.
A empresa quer expandir rapidamente e atender milhares de vendedores, desde pequenos lojistas até grandes redes de roupas.
O provador virtual será gratuito tanto para compradores quanto para vendedores, pois o objetivo é aumentar o engajamento dos usuários do Google Shopping e, consequentemente, impulsionar as vendas.
Esse projeto do Google pode abrir novos horizontes na indústria da moda. Esses avanços marcam passos significativos em direção a um futuro em que modelos de moda de IA e experiências personalizadas se tornarão a norma no mundo das compras.
Aproveite para ler também:
Por Monique Gomes
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
- Personal Shopper: Quem é o fantasma?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO No universo sombrio de Personal Shopper (2016, Netflix), dirigido por Olivier Assayas, Maureen vive atormentada pela perda do irmão gêmeo, Lewis. Sua jornada emocional é marcada pela busca de um sinal dele. Quando é atraída por mensagens misteriosas e experiências estranhas, ela se vê em um jogo psicológico… Leia »Personal Shopper: Quem é o fantasma?
- Apenas Corra: Mia é reencarnação de Alice?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Apenas Corra (2024), dirigido por Daina Reid, explora as sombras do subconsciente humano com uma trama que fala de culpa, trauma e segredos enterrados. O filme habilidosamente mistura o sobrenatural com o psicológico, criando uma atmosfera de suspense onde os fantasmas do passado retornam. O enredo faz referência… Leia »Apenas Corra: Mia é reencarnação de Alice?
- A Teia: quem mata o professor?Revista de Entretenimento RESGATE CUPONS DE DESCONTO Em A Teia (2024, Prime Video), filme dirigido por Adam Cooper, o espectador é levado a uma espiral de mistério onde a verdade se esconde sob camadas de lembranças distorcidas de um ex-policial, Roy Freeman (interpretado por Russell Crowe). >>> O que você vai ler aqui: A Teia… Leia »A Teia: quem mata o professor?