Pular para o conteúdo

Fale Comigo | Final Explicado: o que aconteceu com Mia?

Em Fale Comigo (Prime Video/2023), filme de terror da A24, a possessão espiritual se torna um novo e perigoso pico que um grupo de adolescentes não consegue parar de perseguir – para sua própria destruição.

Dirigido pelos irmãos cineastas australianos e criadores de um canal de humor no YouTube, Danny e Michael Philippou, ‘Talk to Me’ mostra Mia mergulhando na dor provocada pelo desejo de escapar de sua própria realidade.

>>> O que você vai ler neste post:

  • Fale Comigo é assustador?
  • Qual a origem da Mão embalsamada de Fale Comigo?
  • Fale Comigo Final Explicado: Como termina o filme?
  • O espírito da mulher é a mãe de Mia?
  • O que acontece com Mia?
  • A história real que inspirou o filme
  • Vai ter sequência do filme Fale Comigo?

Fale Comigo é assustador?

A classificação indicativa do filme é 18 anos. Confira a sinopse:

Mia (Sophia Wild), uma adolescente que está lidando com a perda da mãe, se tornou próxima dos irmãos Riley e Jade (Joe Bird e Alexandra Jensen). Em uma festa em casa, um dos amigos do trio mostra uma misteriosa mão de cerâmica, gravada com uma escrita enigmática.

Acenda uma vela, segure a mão, diga a frase FALE COMIGO em voz alta e o totem pode deixar qualquer um cara a cara com uma entidade aleatória. Com outro comando de voz, a mão pode até deixar o espírito entrar no seu corpo por um determinado tempo.

Um por um, os adolescentes ficam possuídos enquanto os outros pegam seus celulares e filmam. Depois, publicam os vídeos online, apesar do protesto de alguns.

Qual a origem da Mão embalsamada de Fale Comigo?

Fale Comigo: entenda o que aconteceu com Mia. FINAL EXPLICADO
Fale Comigo: entenda o que aconteceu com Mia. FINAL EXPLICADO

No contexto do filme, é revelado que o objeto em questão é a mão decepada e embalsamada de um médium poderoso, utilizada para invocar espíritos.

Para ativar o artefato, é necessário segurar a mão e proferir as palavras “fale comigo”, abrindo, assim, as portas para a comunicação com espíritos ou demônios do outro lado.

A opção de permitir que um espírito entre na pessoa é apresentada como uma ideia divertida, embora a sabedoria dessa escolha seja questionável.

A A24 aproveitou a oportunidade para lançar uma versão da mão na loja virtual, projetada para servir como um dispositivo para fumar (ou queimador de incenso), mas também serve como uma peça de exibição assustadora.

Fale Comigo Final Explicado: Como termina o filme?

Aparentemente, os espíritos presos estão sempre procurando atrair mais almas para o purgatório, explorando a dor e os desejos mais sombrios das pessoas.

É assim que conseguem entrar na cabeça de Mia após o primeiro contato, dando o que ela procurava desesperadamente: saber se a mãe se suicidou ou se a causa da morte foi por overdose acidental.

Mia começa a se perder na manipulação planejada do espírito, arrastando o jovem Riley (Joe Bird) a tocar a mão embalsamada por muito tempo pensando que ele havia sido possuído pelo espírito da mãe.

Na cena mais chocante do filme, Riley bate a cabeça na mobília e arranca o olho. O momento é tão perturbador que eles esquecem de apagar a vela que cortaria a ligação do adolescente com o reino dos espíritos.

O espírito da mulher é a mãe de Mia?

Não, nunca foi a mãe de Mia falando pela boca do garoto. Mia está sendo enganada por um espírito maligno que, por algum motivo, quer que Riley morra e se junte a eles.

Enquanto ele se recupera no hospital ainda possuído, ela é enganada mais uma vez pela entidade, que revela que sua mãe não cometeu suicídio, o que mais tarde contradiz a carta de despedida que o pai a entrega.

Atordoada por estar em dois mundos, dos vivos e dos mortos, Mia confunde o próprio pai com a entidade e acaba esfaqueando-o pensando que ele queria machucá-la.

Ela então vai para o hospital, onde pega Riley e o leva em uma cadeira de rodas até a beira da rodovia, convencida de que matá-lo é a única maneira de libertá-lo do inferno em que vive atualmente.

Mas desiste, entra no controle e decide no último minuto se jogar na estrada movimentada em vez de Riley.

O que aconteceu com Mia?

No final de Talk to Me , Mia morre inequivocamente.

Embora não esteja claro quando a vemos vagando pela estrada logo após o acidente, seu destino trágico é confirmado quando ela é transportada para o hospital. Ela vê seu pai e Riley vivos e curados, prontos para voltar para casa.

De repente, as luzes do corredor começam a apagar e a escuridão a envolve. Uma pequena luz a leva até uma mão estendida em sua direção.

Mia o agarra e se vê diante de um grupo de jovens que usam a mão embalsamada para evocar espíritos, assim como ela mesma fez no início do filme.

Mia é agora outro espírito preso dentro da mão, condenado a ser convocado incessantemente por jovens imprudentes em busca de um passeio emocionante.

A história real que inspirou o filme

Uma das reviravoltas surpreendentes na história real por trás de ‘Fale Comigo’ é que, ao contrário do que dizem, a mão amaldiçoada não está relacionada ao conto clássico de WW Jacobs, A Pata do Macaco, que adverte sobre “tenha cuidado com o que deseja”. A inspiração para a criação da mão é muito mais pessoal.

Danny Philippou tinha 16 anos quando sofreu um acidente de carro que o deixou gravemente ferido, com o topo da cabeça aberto. Preocupado com uma possível fratura na coluna, e após ser levado ao hospital, ele não conseguia conter os tremores.

No entanto, os médicos não conseguiam identificar a causa do tremor persistente. Apesar de receber suéteres e roupas adicionais para mantê-lo aquecido, nada parecia aliviar o sintoma. Foi então que a irmã se aproximou, segurou sua mão e, de repente, os tremores cessaram.

Ele descreveu o momento com emoção: “o poder de alguém que me amava segurando minha mão tirou-me do estado de choque em que eu estava, e esse instante permaneceu comigo, marcando-me para sempre”.

Vai ter sequência do filme Fale Comigo?

A A24 deu o aval para a produção de uma sequência. Os cineastas australianos do YouTube, Danny e Michael Philippou, responsáveis pela direção do thriller assustador, estão confirmados para retornar no próximo filme. Até o momento, os detalhes da trama permanecem em segredo.

Lançado nos cinemas em 28 de julho, Fale Comigo ultrapassou as expectativas ao arrecadar impressionantes US$ 10 milhões na estreia. Essa performance se posicionou como o segundo maior lançamento em larga escala da A24, perdendo apenas para “Hereditário”, que alcançou US$ 13,6 milhões.

Não se esqueça de sempre apagar a vela no final…

Onde assistir?

Talk To Me está disponível para assinantes Prime Video.

Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.