Pular para o conteúdo

IFCE em Ubajara realiza o I Encontro de Literatura Fantástica

O que mais poderia acontecer em um evento literário que estreia com a participação de dois grandes escritores se não despertar a vontade de devorar cada livro mencionado ali?

O I Encontro de Literatura Fantástica do IFCE causou esse efeito em mim e acredito que outras pessoas também se embriagaram com o fascínio por mundos imaginários e histórias extraordinárias.

O evento foi promovido pelo professor e escritor Frederico Toscano com ajuda da equipe docente, alunos e apoiadores (*) que gentilmente contribuíram com insumos.

No discurso de abertura, Frederico fez uma observação extremamente valiosa para entendermos o contexto de Ubajara:

Se por um lado, Ubajara possui um parque nacional, excelente estrutura de hospitalidade, bons restaurantes e lanchonetes, por outro é deficiente em diversos aspectos culturais. Não temos um teatro. Não temos nem mesmo um cinema. Não possuímos livrarias, lojas de discos, de jogos ou de quadrinhos. As atrações musicais, sejam elas patrocinadas pelo setor privado ou pelo poder público, muitas vezes se concentram apenas em nomes que representam uma parcela mais comercial da música, ignorando o popular, o erudito, o regional”.

Ele afirmou que o IFCE deve assumir a tarefa de trazer manifestações culturais diversas não só para a comunidade interna, mas a todos que se estendem além dos seus muros.

Literatura Fantástica

Alunos do IFCE Ubajara no Halloween do I Encontro de Literatura Fantástica.
Alunos durante o Halloween

“Qualquer poder humano pode sofrer resistência e ser mudado por seres humanos. Resistência e mudança em geral começam na arte, e muitas vezes na nossa arte: a arte das palavras”.

O professor e escritor Cristhiano Aguiar entrou ao vivo por videoconferência citando a frase de Úrsula K. Le Guin que sintetiza a importância da arte em nossas vidas.

Com uma linguagem clara, apresentou três definições para o público compreender o conceito de Literatura Fantástica. Isso porque a Literatura Fantástica merece mais de uma definição.

Primeiro porque envolve o sobrenatural, segundo porque também cria novos mundos com ideias científicas e fantasias e, terceiro, porque aborda o sobrenatural que também passa a fazer parte do nosso cotidiano.

Cristhiano desmistificou o fato de que não existe Literatura Fantástica no Brasil e citou obras como: Porém Bruxa (de Carol Chiovatto), Retrocausalidade (de João Paulo Parisio), Carapaça Escura (de Frederico Toscano), Memórias Póstumas de Brás Cubas (de Machado de Assis), entre outras.

O autor de Gótico Nordestino também citou séries da Netflix como exemplo de Literatura Fantástica: Cidade Invisível, que tem personagens do folclore brasileiro, e A Queda da Casa de Usher, história adaptada de um conto de Edgar Alan Poe.

Uma esquete teatral com a participação do grupo de Teatro Juremart encerrou a noite. A peça foi baseada em um conto de Frederico Toscano, Menino Sem Olhos.

Durante a programação semanal, o I Encontro de Literatura Fantástica do IFCE ofereceu mesas redondas com temas: O vampiro no imaginário mundial e nacional, As redes sociais e a divulgação da Literatura Fantástica Nacional, Oficina de maquiagem de efeitos especiais, entre outros, fechando com a Noite do Halloween.

IFCE terá ensino médio e saraus literários

Segundo Frederico, além dos cursos técnicos e superiores, o IFCE Campus Ubajara receberá meninos e meninas do ensino médio. “Nossa responsabilidade, assim, se tornará ainda maior e mais complexa, pois formaremos esses estudantes desde a adolescência até a vida adulta“, afirmou.

Outra novidade na instituição é a segunda edição do Sarau aberto, que acontecerá em novembro com a coordenação do professor Kácio Evangelista.

(*) Pousada Central, Restaurante Maria Bonita, Massa & Burger, Pizzaria O Tatá, Supermercado Chocobalas, Cici Festas, Brisanet.


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.