Pular para o conteúdo

Renfield: Nicolas Cage é Conde Drácula

Os filmes de terror com elementos de comédia muitas vezes oferecem uma abordagem única ao personagem de Drácula.

Renfield (2023) segue essa pegada com um diferencial: Nicolas Cage é o Drácula mais hilário da história do cinema.

Embora não seja tão assustador quanto os clássicos de terror, o filme oferece uma experiência única e divertida para os fãs do ator.

Sobre o que é Renfield

Conde Drácula, personagem de Nicolas Cage, ao lado de Renfield, o secretário.

Renfield (Nicholas Hoult), o funcionário do Drácula (Nicholas Cage), se sente cansado por estar preso a um relacionamento tóxico e co-dependente com o chefe narcisista.

Essa é uma ideia engraçada na cena de abertura: um close-up de um crachá que diz: “Olá, meu nome é Renfield” enquanto ele se senta em círculo em uma reunião de autoajuda.

Ao longo do caminho, e com o incentivo do grupo de apoio, Renfield percebe que uma vida diferente é possível para ele: uma vida feliz.

Não importa o quanto Renfield tente se livrar do Drácula, porém, é apenas uma questão de tempo até que ele volte rastejando pronto para servi-lo novamente.

Ambos moram em um hospital abandonado e, enquanto Renfield procura novos corpos para alimentar o mestre, Drácula luta para se recuperar de um terrível acidente.

A maquiagem e os efeitos visuais são impressionantes: Drácula definha em vários estados de grotesco pegajoso antes de retornar à típica glória extravagante.

Detalhes hilariantes abundam na produção e no figurino, enquanto ele busca uma personalidade mais alegre e colorida, longe da estética gótica que o definiu no século passado.

Origem do filme remonta a 1922

Quando se trata da história do cinema de Renfield, ele estreou no filme mudo de 1922 do diretor alemão FW Murnau, Nosferatu.

Murnau não possuía os direitos do romance de Stoker, então a produção foi ilegal, embora tenha mudado os nomes dos personagens.

Renfield provou ser tão popular ao longo do tempo que o psicólogo Richard Noll nomeou a “Síndrome de Renfield”, também conhecida como vampirismo clínico ou transtorno de personalidade vampírica.

O pseudotermo refere-se a indivíduos que imitam a ideologia e a personalidade de Renfield, ou se imaginam como vampiros.

Nicolas Cage está impagável como Drácula

O Drácula de Nicolas Cage é uma adição divertida e criativa à tradição vampírica.

O charme, o sadismo e a brutalidade necessários do conde estão todos presentes, mas filtrados pela presença indefinível de Cage na tela.

Além de seus comentários recentes, o ator disse anteriormente que se inspirou para a performance física em Max Schreck como Conde Orlok em Nosferatu , o clássico do terror mudo de 1922.

Apesar de querer fazer uma versão original do personagem, Cage revelou à Total Film que também canalizou o falecido Christopher Lee.

Lee é amplamente reconhecido como o Conde na série Drácula de Hammer, cuja atuação foi usada como plataforma de lançamento para sua versão no personagem.

Onde assistir a Renfield

Atuelmente, Renfield está disponível para aluguel no Prime Video

Vagamente baseado nos personagens de Drácula de Bram Stoker, Renfield é um mergulho cômico na vida e nos tempos de Robert Montague Renfield, o servo perpetuamente apavorado, de queixo caído e sorriso afetado ligado ao Drácula.


Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.