Pular para o conteúdo

Como configurar restrição de conteúdo no TikTok

Pais e responsáveis que supervisionam contas de usuários com menos de 18 anos podem criar restrição de conteúdo no TikTok por meio do Family Pairing — emparelhamento familiar, em português.

O que é o Family Pairing no TikTok?

É um recurso que permite que você vincule a conta pessoal do TikTok à conta do seu filho para poder selecionar o tipo de conteúdo e privacidade, incluindo gerenciamento de tempo de tela e modo restrito.

Em março, o TikTok anunciou um limite diário automático de tempo de tela de 60 minutos para todos os usuários menores de 18 anos, com controles adicionais de cuidador para usuários menores de 13 anos.

“Ouvir a experiência dos adolescentes é um dos passos mais importantes que podemos dar para construir uma plataforma segura para as famílias. Isso nos ajuda a evitar projetar soluções de segurança que podem ser ineficazes ou inadequadas para a comunidade real a que se destina proteger e nos aproxima de ser um parceiro forte para os cuidadores, pois podemos representar melhor as necessidades de segurança e bem-estar dos adolescentes”, escreveu Julie de Bailliencourt, chefe global de política de produtos do TikTok, no anúncio do app.

Críticas negativas ao TikTok e outras redes sociais

Confira as principais reclamações de pais e responsáveis com as redes sociais e veja se você se identifica com alguma.

Conteúdo inapropriado

A internet tem conteúdo inadequado para crianças e adolescentes, como: violência, linguagem ofensiva, bullying e material sexualmente sugestivo.

Privacidade e segurança

Existe a preocupação com a privacidade, assim como com a segurança, incluindo potenciais interações com estranhos e a possibilidade de compartilhamento de informações pessoais.

Desperdício de tempo

Muitos pais consideram que o uso excessivo do TikTok pode levar ao desperdício de tempo e afetar negativamente o desempenho escolar, as responsabilidades domésticas e a interação social offline.

Influência negativa

Determinados conteúdos e brincadeiras inadequadas podem promover comportamentos perigosos, como o uso de drogas, automutilação, distorção da imagem corporal e outras práticas prejudiciais.

Cyberbullying

O bullying online no TikTok é praticado por meio de comentários ofensivos, ridicularização e exposição pública da vítima.

É importante destacar que, embora essas sejam reclamações comuns, muitos pais também reconhecem o potencial criativo e educativo da plataforma.

Como gerenciar restrição de conteúdo no TikTok?

pais e responsáveis podem gerenciar a restrição de conteúdo no TikTok para garantir mais segurança.

Depois de configurar o Family Paring, você pode gerenciar a experiência do seu filho na sua própria conta TikTok. Confira o passo a passo:

  1. No seu telefone, clique em ‘Perfil’ no painel inferior direito;
  2. Em seguida, clique nas três linhas horizontais no painel superior direito e escolha ‘Configurações e privacidade’;
  3. Selecione a opção ‘emparelhamento familiar’ ou Family Paring;
  4. Clique em CONTINUAR;
  5. Informe ao TikTok que você é o pai/mãe;
  6. Obtenha o código QR do TikTok para o seu telefone
    Agora ele apresentará um código QR – deixe-o na tela e mude para o celular do seu filho.
  7. No celular do seu filho, clique em ‘Perfil’ no painel inferior direito;
  8. Clique nas três linhas horizontais no painel superior direito e escolha ‘Configurações e privacidade’
  9. Escolha ‘emparelhamento familiar’
  10. Informe ao TikTok que esta é a criança.
  11. Para finalizar, digite o código QR do seu celular.

Diante do novo método de restrição de conteúdo no TikTok, a empresa publicou a seguinte declaração no app: “Estamos orgulhosos de que, por meio do Family Pairing, apoiamos mais de 850.000 adolescentes e suas famílias na definição de grades de proteção com base em suas necessidades individuais”.


Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.