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Como superar padrões estéticos na era do chip da beleza?

Revista de Entretenimento

A busca pela aparência perfeita tem sido uma preocupação constante. O uso de métodos invasivos, a exemplo do chip da beleza, está se popularizando como forma de alcançar resultados rápidos e supostamente saudáveis.

Nesse cenário, a imposição de padrões estéticos irreais que privilegiam corpos esbeltos, rostos simétricos e peles impecáveis gera pressão social em homens e, principalmente, mulheres.

Saiba o que é o chip da beleza, quais os riscos e dicas para você superar os padrões estéticos.

Afinal, o que é o chip da beleza?

O chip da beleza é um dispositivo eletrônico que é implantado na pessoa para monitorar a saúde cutânea e melhorar a aparência da pele.

Ele é bem pequeno, com cerca de 2 mm de diâmetro, e pode ser inserido com ajuda de uma agulha fina.

O tratamento, que não é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), promete resultados como: emagrecimento, aumento da disposição física e da massa magra sem necessidade de grandes esforços.

Quais os riscos para a saúde?

O médico Alexandre Hohl, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, expressou crítica negativa em relação ao procedimento durante uma entrevista à CNN.

Ele destacou que “os derivados anabolizantes, como a testosterona e a gestrinona, são frequentemente utilizados, sobretudo por mulheres, sem nenhuma indicação médica para tratamento de doenças”.

Ou seja, o objetivo é único e exclusivamente estético.

O médico mencionou que os principais efeitos colaterais causados pelo “chip” incluem:

  • mudanças na pele;
  • aumento de pelos;
  • oleosidade;
  • queda de cabelo;
  • voz mais grossa nas mulheres;
  • alteração no tamanho do clitóris;
  • alteração na menstruação/fertilidade;
  • alteração nas funções cardíaca e hepática.

O chip da Beleza não é um método reconhecido pela medicina e sua utilização pode trazer graves consequências para a saúde feminina. De acordo com Alexandre, os riscos são muito maiores do que os benefícios do procedimento.

Como superar padrões estéticos?

Chip da beleza: mulher olha para espelho quebrado

No livro “O mito da beleza: Como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres” Naomi Wolf argumenta que as imagens de beleza são baseadas em um padrão inatingível, usadas para manter as mulheres presas em um ciclo interminável de insatisfação com seus corpos.

Saiba como começar uma mudança cultural que valorize a diversidade em vez de um padrão limitado de beleza:

Busque o prazer de ser  livre

Não há nada errado em querer se sentir bonita e desejável. Continue gostando (ou não) de brincar com maquiagem, usar roupas bonitas, arrumar o cabelo, manter o corpo em forma etc.

Como Naomi diz no último capítulo do livro:

“A verdadeira questão não tem nada a ver com o fato de as mulheres usarem ou não maquiagem, ganharem ou perderem peso, fazerem cirurgia ou evitarem, vestirem-se com ou sem roupas, transformarem nossas roupas, rostos e corpos em obras de arte ou ignorar adornos juntos. O verdadeiro problema é a nossa falta de escolha”.

Se você começar a se sentir desequilibrada com algo em sua rotina de beleza, pergunte-se:

  • você está no controle ou isso está controlando você?
  • Isso é algo que você quer fazer ou precisa fazer?
  • Você ainda se sentiria bonita sem isso?

Alimente sua alma

Por que somos tão obcecadas com a perfeição física? A concentração exagerada no corpo causa distração no autodesenvolvimento e crescimento espiritual.

Pense em todo o tempo e energia que teremos quando mudarmos o foco de odiar o nosso corpo. O que você pode oferecer além da sua beleza física?

Entenda que beleza é subjetiva

A ditadura da beleza tenta fazer com que exista um padrão universal e atemporal de beleza. A verdade é que a beleza é subjetiva e muda conforme a época.

Uma maneira mais saudável de se sentir bonita é se reconhecer como pessoa. Todos os seus talentos, interesses, características físicas únicas, desde a maneira como você sorri até a como se move compõem quem você é.

Monitore o que você vê e lê

Nas fotografias alteradas digitalmente, há centenas de lembretes de que você não é boa o suficiente.

Então, evite seguir perfis nas redes sociais que façam você se sentir mal. Hoje, é mais fácil que nunca encontrar e seguir mulheres inteligentes de todas as formas, culturas e origens.

Leia livros de autoras femininas, procure arte e filmes produzidos por mulheres, apoie empresas pertencentes a mulheres, aprenda sobre mulheres fortes na história.

Preencha seu feed com pessoas que tenham coisas interessantes a dizer.

Seja aliada de outras mulheres

“A terrível verdade é que, embora o mercado promova o mito, seria impotente se as mulheres não o impusessem umas às outras. Para que uma mulher supere o mito, ela precisa do apoio de muitas mulheres. A mudança mais difícil, mas necessária, não virá dos homens ou da mídia, mas das mulheres, na maneira como vemos e nos comportamos em relação a outras mulheres”. Citação do livro

Seja gentil com qualquer pessoa que esteja passando por lutas de imagem corporal. Se você já ouviu uma mulher se rebaixar, seja rápida em contra-argumentar.

O mito da beleza também coloca mulheres mais jovens contra mulheres mais velhas, o que é lamentável.

Treine-se para ver a beleza nas mulheres de todas as idades e origens. Quando você puder fazer isso em vez de apontar as falhas de todos que encontrar, será muito mais fácil ver a beleza em si mesmo.

Invista em você

Como diz Naomi em Mito da Beleza: “Vence a mulher que se considera bonita e desafia o mundo a mudar para realmente vê-la.”

Em outras palavras, continue investindo em você, na sua educação, no seu crescimento, na sua saúde física e emocional, nas suas paixões.

Se ninguém quiser te contratar, promover ou te dar a oportunidade que procura, encontre um grupo de apoio e comece seu próprio negócio.

Como você viu, o chip da beleza é um método que promete muito, entrega pouco e oferece diversos riscos. É importante superarmos padrões estéticos para minimizar os efeitos negativos da ditadura da beleza.


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.

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