Pular para o conteúdo

Clean Girl Aesthetic: prós e contras da modinha no TikTok

O Clean Girl Aesthetic segue uma tendência do TikTok que veio com a valorização do “natural” e a busca por uma rotina de skincare e maquiagem minimalistas.

Mas a trend, aos poucos, ganhou espaço no mundo offline e, então, surgiu o estilo de vida ‘clean girl’.

Entenda o conceito e confira os prós e contras.

O que é Clean Girl Aesthetic?

O visual clean girl é como a visão da beleza em um guarda-roupa cápsula: foca na qualidade em vez de quantidade.

Aqui, há uma preferência por pele brilhante e orvalhada, cabelo penteado para trás, cílios definidos e sobrancelhas mais naturais — com um par de argolas de ouro na orelha… e talvez um blazer, se você estiver se sentindo chique.

O visual de uma Clean Girl Aesthetic é sempre intencional e organizado, até os detalhes, mas a ideia principal por trás da estética é que isso seja alcançado com o mínimo de esforço.

No quesito skincare, a tendência valoriza o lado mais natural da pele, e por isso utiliza produtos que realçam o brilho. Apesar de ser um visual construído com maquiagem, o objetivo é simular a aparência de pele bem cuidada.

Entretanto, tudo o que temos visto são peles de seda, sem cicatrizes ou espinhas, e isso nos faz questionar: será que esse “visual de mulher clean” não é mais uma maneira de reforçar um padrão irreal de beleza?

Prós: É minimalista

Clean Girl Aesthetic também é vida saudável

O melhor visual de make para a estética clean girl reflete diretamente a tendência de beleza minimalista. Tem tudo a ver com pele brilhante e pode ser alcançada simplificando a rotina de cuidados com a pele.

Maquiagem “sem maquiagem”, blush saudável, lábios brilhantes, pele orvalhada e sobrancelhas bem cuidadas também caem no visual de clean girl.

O minimalismo tem se tornado cada vez mais popular. Pesquisas apontam que aqueles que optam por um estilo de vida minimalista são mais propensos a experimentar satisfação de modo geral.

Estudos sugerem que a prática pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o nível de consciência, a produtividade e até ajudar a criar relacionamentos mais significativos.

Em vez de acumular coisas materiais, os minimalistas fazem escolhas mais conscientes, procuram aquilo que realmente trazem significado para suas vidas.

Segundo a Clean Girl Aesthetic, a mulher que possui o ‘clean girl look’ também ama praticar exercícios, gosta de ambientes bem decorados e se alimenta de maneira saudável. São pontos positivos, não é?

Contras: É excludente

Clean Girl Aesthetic mulheres com espinhas

Se, por um lado, é maravilhoso observar que após anos investindo na maquiagem de alta cobertura, finalmente estamos caminhando para um visual mais leve…

…por outro, há uma preocupação com o perigo dessa valorização da pele natural porque, afinal, o que é essa “pele natural”?

Como ficam as mulheres de pele acneica, por exemplo, que ainda hoje escutam que devem esconder suas marcas?

O que parecia bacana se torna motivo de insegurança e tentativa de alcançar um padrão inatingível, já que agora não falamos apenas de uma tendência de beleza, mas sim de um padrão estético.

Embora a estética Clean Girl do TikTok seja apresentada como popular e ambicionado, é normalmente demonstrada apenas por mulheres brancas.

Muitas mulheres negras criticaram a moda porque coisas como penteados para trás, cabelos brilhosos, maquiagem mínima e joias de ouro são detalhes que se popularizaram com o tempo, graças às mulheres negras e pardas.

Se você está adotando o estilo, certifique-se de saber onde estão suas origens e agradeça às verdadeiras criadoras do visual.

Aqui tem beleza com desconto

Como ser Clean Girl Aesthetic?

Para quem ficou animada e quer testar o visual, o segredo é, primeiramente, caprichar na hidratação da pele. Depois, aplicar corretivo em pontos estratégicos do rosto.

  • Escolha um produto que seja similar ao seu tom de pele e espalhe nos cantos internos e externos dos olhos, na lateral do nariz e no meio do queixo, depois esfume com a ajuda de uma esponjinha.
  • O próximo passo é pentear as sobrancelhas para cima, levando-as levemente para a lateral, dando um efeito lifting no rosto.
  • Em seguida, utilize um pó translúcido onde geralmente há um acúmulo de oleosidade, como nas pálpebras, embaixo dos olhos e em volta da boca.
  • Por falar nos olhos, aposte no curvex e, depois, aplique muita máscara de cílios.
  • O segredo de uma make natural está, também, na textura dos produtos utilizados, por isso, prefira blushs cremosos, priorizando sempre o uso da esponjinha para garantir mais aderência.
  • A textura cremosa também é ideal para o iluminador, que traz um brilho sutil para o rosto. Aplique-o no alto da bochecha e na ponta do nariz.
  • Contorne os lábios com um lápis e esfume o desenho com os dedos, finalize aplicando um gloss.
  • A manutenção das unhas é o mais simples possível, geralmente as cores são neutras.
  • As roupas e acessórios mais populares incluem conjuntos  chinelos baixos, argolas e colares de ouro, calças de moletom e roupas largas e grandes. Tons neutros e combinações monocromáticas também estão em alta aqui.

Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.