Pular para o conteúdo

Como usar vitamina C para ficar com a melhor pele

A Vitamina C melhora o aspecto da pele de várias maneiras, além de potencializar o efeito do protetor solar. Saiba mais.

Os alimentos ricos em Vitamina C como laranjas e frutas vermelhas oferecem muitos benefícios à saúde.

E embora seja excelente obter vitamina comendo muitas frutas e vegetais, é difícil manter uma dieta que fornaça o suficiente para ver uma melhora notável na pele.

É aí que entra a vitamina C tópica.

O que é vitamina C de uso tópico? 

No que diz respeito à pele, a vitamina C é um potente antioxidante que pode neutralizar os radicais livres, auxilia no processo de regeneração natural e reparação de células danificadas.

É um nutriente necessário para o crescimento e reparo dos tecidos em todas as partes do corpo. No entanto, não podemos produzi-la por conta própria.

Todas nós estamos expostas a radicais livres no ar que respiramos (oxigênio), fumaça de cigarro, luz solar ultravioleta, estresse e poluição.

Eles danificam a derme da pele e alteram o DNA, a barreira de umidade, a textura da pele, a cor e o funcionamento celular.

Quais os benefícios da Vitamina C na pele?

Entenda os benefícios da Vitamina C na pele

Protege contra os danos do sol

Os antioxidantes da vitamina C ajudam na defesa contra os danos que o sol, o ar e outros podem causar.

Isso não significa que você pode parar de usar o protetor solar, que deve ser aplicado sempre.

Mas se a luz ultravioleta entrar em sua pele, algumas pesquisas sugerem que a vitamina C é eficaz para atenuar os danos.

Ilumina manchas escuras

Os produtos de cuidados da pele à base de vitamina C clareiam manchas mais escuras, chamadas de hiperpigmentação.

Em um estudo, a vitamina C aplicada por 16 semanas reduziu significativamente as manchas.

Mas os especialistas dizem que serão necessárias mais pesquisas para confirmar como os cremes de vitamina C funcionam bem.

Suaviza as rugas

A vitamina C é um ingrediente poderoso em muitos produtos antienvelhecimento.

Isso porque alguns estudos mostram que ele reduz o aparecimento de rugas quando usado por, pelo menos, 12 semanas.

Quando somado a outros ingredientes também importantes para a pele, os benefícios são ainda maiores.

Aumenta o colágeno

Essa proteína está naturalmente presente na pele jovem e ajuda a evitar a temida flacidez. A vitamina C aplicada à pele é capaz de estimular o crescimento de um novo colágeno. Também ajuda a manter a reserva que ainda está na pele e protege o colágeno contra danos.

Promove a cura

A vitamina C também cicatriza feridas. Você pode tomar suplementos, obter mais nutrientes em sua dieta ou aplicá-los na pele. Tudo ajuda a fechar feridas abertas.

É que a vitamina incentiva o colágeno a curar qualquer tipo de lesão. Inclusive, um teste que incluiu 80 pessoas constatou a eficácia do benefício após 6 meses de aplicação.

Veja também:

Como usar Serum de Vitamina C?

Como usar Serum de Vitamina C?

Um tópico altamente debatido quando se trata de vitamina C é a melhor hora do dia para aplicação.

Enquanto alguns argumentam que a manhã é bom para proteger a pele, outros são a favor da noite, quando a vitamina está mais esgotada.

Se você for aplicar pela manhã, reforce o uso do protetor solar em seguida. É preciso algumas semanas de uso contínuo para ver os benefícios da vitamina C na pele.

No entanto, é totalmente seguro usar todos os dias por longos períodos. Ela também pode ser usado com segurança com outros agentes antienvelhecimento tópicos comuns, como ácido retinoico, antioxidantes e ácido glicólico.

Procure produtos com concentração de vitamina C entre 10% e 20%. Menores do que isso podem não trazer os benefícios prometidos, e maiores irritam a pele.

Mantenha a embalagem longe da luz e do ar, pois ambos prejudicam os ingredientes. Escolha um produto com recipiente de cor escura para protegê-lo.

Feche bem a tampa e guarde-a em um lugar fresco, escuro e seco.

Siga as instruções na embalagem do produto, pois, às vezes, elas variam de uma marca para outra.

Se você achar que sua pele é sensível à aplicação diária, comece com uma concentração baixa algumas vezes por semana ou dia sim, dia não, e aumente o uso conforme tolerado.

Melhores produtos no mercado

Vitamina C da Bisyou

A Vitamina C da Bisyou entra no topo da lista porque combina uma concentração de 20% de vitamina C pura com Retinol e Vitamina E. Os resultados são uma pele firme, clareamento das manchas de sol, redução de acne, combate ao envelhecimento e muito mais.

Vitamina C da Adcos

A Adcos recomenda aplicar de 3 a 4 gotas do Serum pela manhã e/ou à noite sobre a pele limpa e seca antes do hidratante ou protetor solar. A pele fica com aspecto jovem, com tom uniforme e luminoso. 

Serum Vitamina C + Lajeune

O Serum de Vitamina C da Adcos contém 95% de ingredientes naturais, a fórmula não tem parabenos, álcool, silicone ou corante. A marca recomenda colocar entre 5 a 10 gotas na palma da mão e, em seguida, aplicar no rosto e pescoço.

KIT Facial 1 Sérum Vitamina C

O kit facial vem com o poderoso ácido hialurônico da mesma marca. Ingredientes: Aqua, Ureia, Hydroxyethylcellulose, hydroxyethyl Urea, Propylene Glycol, Ascorbyl Palmitate, Phloretin, Resveratrol, Rosa Canina Fruit Oil, Ferlic Acid, Sodium Hyaluronate, Tocopheryl Acetate, Sorbitan Oleate, Sodium Gluconate, Polysorbate 80, Sodium Metabisulfite, Dehydroacetic Acid, Benzoic Acid, Benzyl Alcohol, Disodium Edta, Imidazolidinyl Urea, Aloe Barbanensis Leaf, Citrus Sinensis Peel Extract, Pectin.

Vitamina C da Avène

O produto da Avène tem pré-vitamina C 100% estabilizada, ou seja, a vitamina é liberada de forma gradual e contínua. Possui tecnologia Gp4g, um booster de energia para renovação das células.

Serum La Roche Posay

O Salicyli C10 da La Roche Posay é um sérum anti-idade concentrado renovador e corretor de imperfeições da pele, especialmente oleosa. Ele adiciona vitamina C pura com ácido salicílico, que combate a oleosidade. É indicado para reduzir rugas, textura ou tonalidade irregulares e poros dilatados.

Viu como a Vitamina C é essencial para você ter uma pele linda?