Bem-me-quer, malmequer: o papel do hífen na nova regra ortográfica
Por que será que bem-me-quer tem hífen, mas malmequer não?
Desde 2013 o uso das novas regras ortográficas é obrigatório. Calma. Não é o fim do mundo como a civilização Maia previu.
Entretanto, essa mudança marca o apocalipse oficial da ortografia que conhecemos desde o tempo em que nos reconhecemos como gente.
As regras de acentuação não são difíceis de memorizar. Basta um pouco de tempo pra gente se acostumar com ideia, feiura, joia, enjoo, etc.
O não uso do trema é a regra mais fácil, claro, é só abolir. Mas o uso do hífen, esse é cruel. Cruel porque são muitas as exceções que fogem da regra.
Enfim… continue a leitura para descobrir as mudanças no hífen.
Bem-me-quer x Malmequer

Conheça os motivos pelos quais uma palavra tem hífen e a outra, não.
Bem-me-quer
“Bem-me-quer” é escrito com hífens porque é uma frase que significa “quer-me bem“. Vamos dividir para entender melhor:
- Bem: indica algo bom.
- me: significa “a mim”.
- quer: significa desejar ou querer.
Quando juntamos essas palavras com hífens, temos a ideia de que alguém ou algo nos quer bem, nos deseja coisas boas.
Malmequer
“Malmequer” é uma palavra só e não tem hífens. É o nome de uma flor. O nome da flor vem de “mal me quer”, que é o contrário de “bem-me-quer”.
- Mal: indica algo ruim ou negativo.
- mequer: é uma junção rápida de “me quer”, sem separar com hífens.
Então, “malmequer” é uma palavra única que usamos para falar sobre essa flor que, na brincadeira, significa que algo não é bom para nós.
Por que a diferença?
Bem-me-quer é uma frase: Cada palavra tem um significado e, ao juntá-las, usamos hífens para manter o sentido de cada uma.
Malmequer é uma palavra só: O nome da flor foi juntado para formar uma palavra única, sem precisar de hífens.
Isso ajuda a manter a linguagem clara e fácil de entender, mostrando que uma é uma frase com palavras que se relacionam entre si e a outra é um nome específico para algo.
Conheça outras regras do hífen
As regras do hífen são complexas, mas é fácil memorizar.
Prefixos terminados em vogal + palavras começadas por R ou S
antessala, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirrival, autorregulamentação, autossugestão, contrassenso, contrarregra, contrassenha, extrarregimento, infrassom, ultrassonografia, semirreal, suprarrenal.
Prefixo + palavras com a mesma vogal
anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus.
Prefixo + palavras com vogal diferente
autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, coautor, contraexemplo, contraindicação, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semiárido, semiautomático.
A regra não se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por h: anti-herói, anti-higiênico, extra-humano, semi-herbáceo.
Gostou de saber a diferença dos hífens em bem-me-quer e malmequer? Aproveite para ler também: 115 anos sem Machado de Assis: relembre os clássicos
Por Monique Gomes
Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.
- Vinagre de Maçã: Por que Belle mentiu?Vinagre de Maçã (2025, Netflix) é uma série repleta mentiras absurdas e uma protagonista que tira qualquer um do sério. Criada por Samantha Strauss, a história mostra a vida de Belle Gibson (Kaitlyn Dever), uma australiana que conquistou fama e confiança com um aplicativo de receitas saudáveis, “The Whole Pantry”. Seria maravilhoso compartilhar uma jornada
- Babygirl: Por que Romy bebe o leite?Babygirl (2024), da A24, é um filme escrito, dirigido e produzido por Halina Reijn. É inspirado pela narrativa provocativa dos thrillers eróticos dos anos 1980 e 1990 e explora temas de poder, desejo e tabus sociais dentro de um ambiente corporativo. O roteiro foi influenciado por histórias reais e o interesse nos relacionamentos das mulheres com
- Um Pequeno Favor: Emily não morreu?Se você é fã de mistérios, reviravoltas e personagens complexos, Um Pequeno Favor (2018, Netflix) é o filme perfeito. Dirigido por Paul Feig e estrelado por Anna Kendrick e Blake Lively, o longa mistura suspense e comédia com revelações surpreendentes. >>> O que você vai ler aqui: Um Pequeno Favor Final ExplicadoPor que Emily forjou
4 comments