Pular para o conteúdo

Relembrar é Viver: Banda Forró Superid, made in Ubajara

* Matéria do Jornal Folha Ubajarense, Edição n. 4 Set/2005.

Qual é a fórmula do sucesso ? Se juntássemos talento, determinação e trabalho, chegaríamos a uma equação aproximada dessa fórmula ?

A Banda de Forró Superid, formada por musicistas de Ubajara, é um grupo que conquistou o público porque juntou os três ingredientes citados acima e uma pitada de “algo mais”.

História da banda de Forró Superid

Tudo começou em 1992 com o sonho de cinco adolescentes: Júnior Vasconcelos (percussão) , Marcelo Silva (violão), Márcio Silva (teclado), Rodrigo Aguiar (bateria) e Leandro Mesquita (vocal).

Envolvidos pelos mesmos ideais e influenciados pelo som pop rock de bandas como Legião Urbana, os amigos resolveram se dedicar profissionalmente à música.

Os primeiros ensaios do grupo – que foi batizado inicialmente de “Banda Opção”- aconteciam na casa do baterista, Rodrigo Aguiar. As dificuldades enfrentadas foram muitas, principalmente na aquisição de equipamentos musicais.

“Tudo começou como uma brincadeira, aprendemos a tocar os instrumentos sozinhos. O Marcelo era o mais habilidoso do grupo e nos ensinava a tocar violão”, afirmou Júnior, ex-percussionista e atual empresário da banda.

Forró Superid faz primeiro show na Praça do Relógio

Banda Forró Superid Ubajara Ceará história integrantes

Percebendo a necessidade de dar um nome de maior destaque para a banda, em uma das reuniões do grupo, Márcio Silva, tecladista conhecido entre eles como “Popó”, sugeriu a ideia do nome SUPERID.

Isso porque ele leu algumas teorias de Freud em que o autor trata de ego, superego e id, sendo ID a orte animal do homem, o princípio do prazer. O nome, então, foi acrescido do prefixo SUPER, sugerindo um “super princípio do prazer”.

O primeiro convite surgiu e foi em 1992 que o grupo fez sua estreia na Praça do Relógio, ao som de Legião Urbana, com a música: “Ainda é cedo”.

Em 1994 aconteceram várias mudanças como a chegada do vocalista Moacir Pantera substituindo Leandro Ribeiro e a transferência do tecladista Márcio Silva para a mesa do controle de som.

Os convites foram aumentando e os meninos naturalmente se aperfeiçoando, chegando à fase de mais maturidade da banda, com o contrato para tocar em uma festa na União Operária de Ubajara, no dia 16 de Agosto de 1995, data que o grupo considera como o primeiro trabalho de nível profissional.

Integrantes da banda Forró Superid

integrantes da formação antiga da banda Forró Superid de Ubajara Ceará

Por ser o forró o ritmo típico do Nordeste, a Banda Superid investiu com afinco nesse estilo, com repertórios de sucesso, contratação de dançarinos e dos vocalistas Cristiane, Leik e Kelly. “Sonho Azul”, “Solidão” e “Melô do Bêbo” são músicas de autoria do grupo, sendo a última a mais pedida.

Em agosto desse ano (2005), a banda completou 10 anos de atividades e hoje tem a admiração de muitos fãs espalhados pelo Nordeste e três comunidades no Orkut.

O “algo mais”, citado no início dessa reportagem, é o diferencial que a Banda Superid tem de fazer de uma simples festa, um verdadeiro show.

A custa de muito trabalho, esses jovens conseguiram renovar todo o equipamento musical, adquiriram novos efeitos de iluminação, três telões que fazem o efeito visual com diversas imagens no palco e um ônibus que foi totalmente personalizado ao estilo da banda, além do caminhão que transporta tudo.

O primeiro DVD foi gravado em Teresina recentemente e tem previsão para ser lançado no início de outubro nas lojas da cidade. O próximo projeto da Banda Superid é gravar o 3º CD com o produtor Dorgival Dantas, provavelmente no início do ano.

E quanto ao bom e velho rock and roll ? Não foi abandonado. A Banda Superid sempre inova os shows tocando um rock… em ritmo de forró!!!

Ouça Forró Superid no Youtube:


Aproveite para ler também:


Por Monique Gomes

Empreendedora digital, copywriter,
analista de SEO on-page, gestora de tráfego.