Pular para o conteúdo

Academia de Letras se reúne com escritores ubajarenses

Cidade conhecida como point de escritores ubajarenses desde a década de 20, Ubajara, no Ceará, manteve sua própria história hibernando por um tempo, como um urso que espera o tempo ruim passar.

O fim do Jornal Folha Ubajarense, a paralisação do teleférico que durou uma eternidade e, em seguida, o início da pandemia que afligiu o mundo foram fatos que contribuíram para a sensação de apagão cultural.

Entretanto, a Academia Ubajarense de Letras recém-formada quer trazer luz a esse cenário.

Continue a leitura para saber mais.

Academia de Letras interage com escritores ubajarenses

imagem com encontro virtual de escritores ubajarenses

Membros da Academia Ubajarense de Letras se reuniram no Hotel Fazenda Engenho Velho (Ubajara-CE), no dia 12 de março de 2023, para tratar de pautas importantes acerca dos trâmites finais da documentação que oficializa a entidade como Pessoa Jurídica.

Francisco Jácome, presidente, e Ronildo Nascimento, secretário, abriram o evento com poemas de Raimundo Jácome de Melo e Oscar Magalhães, respectivamente.

Os escritores Clara Leda Ferreira, Walter Parente e Melissa Vasconcelos, além do jornalista Barros Alves e o convidado Eli Miranda, participaram da reunião no modo remoto.

Para isso, o grupo improvisou uma TV tela plana na varanda do hotel para que a assembleia presente pudesse acompanhar o recurso audiovisual com a qualidade que um encontro dessa natureza requer.

“Conheço a dificuldade que vocês têm com tecnologia e, por isso, estou muito feliz e ao mesmo tempo orgulhosa da ideia do encontro virtual ter partido de vocês, colegas da Academia”, disse Monique Gomes, vice-presidente.

Muitos nomes importantes da literatura cearense foram lembrados durante a videoconferência, como:

  • Natércia Campos;
  • Moreira Campos;
  • Francisca Clotilde;
  • Henriqueta Galeno;
  • Antônio Sales;
  • Barbosa de Freitas;
  • Neide Freire;
  • Rocha Lima;
  • Oliveira Paiva;
  • Wilson Ibiapina;
  • Oscar Magalhães;
  • Raimundo Magalhães Júnior e outros.

Escritores ubajarenses e suas obras

Serra Grande Menina é o título do primeiro livro publicado por Clara Leda. Ela é autora de mais de sete livros de literatura infantil e ocupa a cadeira nº 31 na Academia de Letras dos Municípios Cearenses (ALMECE).

Walter Parente, assim como Leda, também é ubajarense radicado em Fortaleza-CE. Ele revelou que começou a escrever despretensiosamente, na fila de espera dos aeroportos.

Assim, entre um vôo e outro, nasceu o romance Galos Insones, que é ambientado no sertão cearense. O livro está disponível na Amazon em versão digital (gratuito para assinantes do Kindle Umlimited).

Flores Mortas do Sertão, da Melissa Vasconcelos, “abraça todos os áridos e promissores chãos de um país marcado pela diversidade de configurações”, nas palavras de Dani Russo.

Amilton Costa, autor de: De Boca Aberta, 20 Dias, Infinitos Fins e Beijos, Bicicletas e Óvnis, foi um dos convidados que não conseguiu participar da videoconferência.

Posse da Academia Ubajarense de Letras

A cerimônia de posse dos imortais da Academia Ubajarense de Letras está prevista para o dia 15 de Junho de 2023, durante o Encontro de Migrantes e Refugiados do Estado do Ceará que acontece no campus Ubajara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Ubajara terá um Museu?

Todos nós já visitamos um museu, seja durante uma excursão escolar ou com a família nas férias.

Quando alguém faz esse passeio, sai com uma vida inteira de memórias, conhecimentos e uma melhor compreensão das pessoas que abriram o caminho para a vida como a conhecemos hoje.

O visitante não fica apenas maravilhado com as belas exibições e artefatos que observa. É possível que um aluno se sinta inspirado para se tornar um cientista, um líder, um músico ou um escritor, por exemplo.

Segundo o servidor público Leandro Mesquita, a viabilidade de um Museu em Ubajara estava sob sua responsabilidade, mas o professor foi chamado para ocupar vaga na Secretaria de Educação.

O secretário de Turismo/Cultura Glauber Lira disse ao BlogDaMnq que o funcionário ainda não foi substituído e que, em breve, vai se reunir pessoalmente com o prefeito para resolver como o projeto será continuado.

Eli Miranda, proprietário de várias edições do jornal Gazeta da Serra e do tabloide do jornalista Dário Macedo, informou que emprestou o material para a Prefeitura e, em breve, pretende doar o acervo para a Academia — a diretoria tem planos de organizar uma revista digital.

Museu JK Sítio Suminário

museu jk
Imagem do TripAdvisor

Embora Ubajara não tenha um Museu com identidade própria, moradores e turistas de toda região podem aproveitar o passeio no Museu JK (foto), que tem artefatos antigos colecionados com muito amor e cuidado pelo casal Jorge e Kátia. Está localizado na Rua Jose Furtado Mendonca, Sítio Suminário, em Ubajara, Ce.

Atenção, Ubajarenses!

Quer convidar alguém ou sugerir um nome para a Academia Ubajarense de Letras? Deixe um comentário!

Sabemos o quanto é difícil viver da escrita no Brasil: vamos juntar todos os escritores ubajarenses.

Aproveite para ler também: Tianguá recebe o III Encontro de Mulheres que Empreendem na Ibiapaba

Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.