Pular para o conteúdo

Academia de Letras se reúne com escritores ubajarenses

Cidade conhecida como point de escritores ubajarenses desde a década de 20, Ubajara, no Ceará, manteve sua própria história hibernando por um tempo, como um urso que espera o tempo ruim passar.

O fim do Jornal Folha Ubajarense, a paralisação do teleférico que durou uma eternidade e, em seguida, o início da pandemia que afligiu o mundo foram fatos que contribuíram para a sensação de apagão cultural.

Entretanto, a Academia Ubajarense de Letras recém-formada quer trazer luz a esse cenário.

Continue a leitura para saber mais.

Acadêmicos interagem com escritores ubajarenses

imagem com encontro virtual de escritores ubajarenses

Membros da Academia Ubajarense de Letras se reuniram no Hotel Fazenda Engenho Velho (Ubajara-CE), no dia 12 de março de 2023, para tratar de pautas importantes acerca dos trâmites finais da documentação que oficializa a entidade como Pessoa Jurídica.

Francisco Jácome, presidente, e Ronildo Nascimento, secretário, abriram o evento com poemas de Raimundo Jácome de Melo e Oscar Magalhães, respectivamente.

Os escritores Clara Leda Ferreira, Walter Parente e Melissa Vasconcelos, além do jornalista Barros Alves e o convidado Eli Miranda, participaram da reunião no modo remoto.

Para isso, o grupo improvisou uma TV tela plana na varanda do hotel para que a assembleia presente pudesse acompanhar o recurso audiovisual com a qualidade que um encontro dessa natureza requer.

“Conheço a dificuldade que vocês têm com tecnologia e, por isso, estou muito feliz e ao mesmo tempo orgulhosa da ideia do encontro virtual ter partido de vocês, colegas da Academia”, disse Monique Gomes, vice-presidente.

Muitos nomes importantes da literatura cearense foram lembrados durante a videoconferência, como:

  • Natércia Campos;
  • Moreira Campos;
  • Francisca Clotilde;
  • Henriqueta Galeno;
  • Antônio Sales;
  • Barbosa de Freitas;
  • Neide Freire;
  • Rocha Lima;
  • Oliveira Paiva;
  • Wilson Ibiapina;
  • Oscar Magalhães;
  • Raimundo Magalhães Júnior e outros.

Escritores ubajarenses e suas obras

Serra Grande Menina é o título do primeiro livro publicado por Clara Leda. Ela é autora de mais de sete livros de literatura infantil e ocupa a cadeira nº 31 na Academia de Letras dos Municípios Cearenses (ALMECE).

Walter Parente, assim como Leda, também é ubajarense radicado em Fortaleza-CE. Ele revelou que começou a escrever despretensiosamente, na fila de espera dos aeroportos.

Assim, entre um vôo e outro, nasceu o romance Galos Insones, que é ambientado no sertão cearense. O livro está disponível na Amazon em versão digital (gratuito para assinantes do Kindle Umlimited).

Flores Mortas do Sertão, da Melissa Vasconcelos, “abraça todos os áridos e promissores chãos de um país marcado pela diversidade de configurações”, nas palavras de Dani Russo.

Amilton Costa, autor de: De Boca Aberta, 20 Dias, Infinitos Fins e Beijos, Bicicletas e Óvnis, foi um dos convidados que não conseguiu participar da videoconferência.

Posse da Academia Ubajarense de Letras

A cerimônia de posse dos imortais da Academia Ubajarense de Letras está prevista para o dia 15 de Junho de 2023, durante o Encontro de Migrantes e Refugiados do Estado do Ceará que acontece no campus Ubajara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Ubajara terá um Museu?

Todos nós já visitamos um museu, seja durante uma excursão escolar ou com a família nas férias.

Quando alguém faz esse passeio, sai com uma vida inteira de memórias, conhecimentos e uma melhor compreensão das pessoas que abriram o caminho para a vida como a conhecemos hoje.

O visitante não fica apenas maravilhado com as belas exibições e artefatos que observa. É possível que um aluno se sinta inspirado para se tornar um cientista, um líder, um músico ou um escritor, por exemplo.

Segundo o servidor público Leandro Mesquita, a viabilidade de um Museu em Ubajara estava sob sua responsabilidade, mas o professor foi chamado para ocupar vaga na Secretaria de Educação.

O secretário de Turismo/Cultura Glauber Lira disse ao BlogDaMnq que o funcionário ainda não foi substituído e que, em breve, vai se reunir pessoalmente com o prefeito para resolver como o projeto será continuado.

Eli Miranda, proprietário de várias edições do jornal Gazeta da Serra e do tabloide do jornalista Dário Macedo, informou que emprestou o material para a Prefeitura e, em breve, pretende doar o acervo para a Academia — a diretoria tem planos de organizar uma revista digital.

Museu JK Sítio Suminário

museu jk
Imagem do TripAdvisor

Embora Ubajara não tenha um Museu com identidade própria, moradores e turistas de toda região podem aproveitar o passeio no Museu JK (foto), que tem artefatos antigos colecionados com muito amor e cuidado pelo casal Jorge e Kátia. Está localizado na Rua Jose Furtado Mendonca, Sítio Suminário, em Ubajara, Ce.

Atenção, Ubajarenses!

Quer convidar alguém ou sugerir um nome para a Academia Ubajarense de Letras? Deixe um comentário!

Sabemos o quanto é difícil viver da escrita no Brasil: vamos juntar todos os escritores ubajarenses.


Por Monique Gomes

Jornalista, copywriter, cinéfila e livre de glúten.